Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

10 desenhos que fizeram sucesso nos anos 70/80 

Quem era criança nos anos 1970/1980 com certeza vai lembrar desses desenhos animados que alegraram a criançada naquela época

Quem era criança nos anos 1970/1980 com certeza vai lembrar desses desenhos animados que alegraram a criançada naquela época. Eles eram exibidos na TV aberta em programas infantis. A garotada sentava no sofá para assistir os divertidos episódios da “Família Buscapé”, para desvendar os mistérios da “Caverna do Dragão” e vibrar com as aventuras do “Cavalo de Fogo”.

Muitos desses desenhos não passam mais na TV. Alguns podem ser encontrados em serviços de streaming ou no YouTube. Confira a lista dos desenhos animados que fizeram sucesso nos anos 80.

1 – A Família Buscapé 

A Familia Buscapé / Imagem: reprodução

“A Família Buscapé” é um desenho animado produzido pela Hanna-Barbera em 1965. A série conta a história de uma família de ursos caipiras muito engraçada com quatro membros: o pai Zé Buscapé, a mãe Bié Buscapé e os filhos Florzinha e Chapéuzinho.

Em seus primeiros episódios, o personagem principal Zé Buscapé falava de um jeito em que ninguém entendia entretanto, esse formato foi corrigido pouco depois fazendo com que Zé melhorasse um pouco em seus diálogos.

O desenho mostrava uma família de ursos hillbilly que moravam no campo, gostavam de paz e sossego e estavam sempre defendendo suas terras de possíveis invasores, atirando com suas espingardas em qualquer coisa que se movesse.

No Brasil os dubladores do desenho foram:

Zé Buscapé: Pietro Mário

Bié Buscapé: Glória Landany

Chapéuzinho: Carmen Sheila

Florzinha: Miriam Thereza

Você pode ter acesso aos episódios por meio do YouTube.

2 – A Formiga e o Tamanduá 

A Formiga e o Tamanduá / Imagem de Divulgação

“A Formiga e o Tamanduá”  foi criado pelos estúdios DePatie-Freleng Enterprises e lançado pela United Artists. É a história de um aardvark azul sempre perseguindo uma formiga vermelha, mas nunca conseguindo ter sucesso. 

Embora o protagonista do desenho seja um porco-da-terra (ou Aardvark), na versão brasileira do desenho ele aparece como um tamanduá, talvez pelo fato deste mamífero ser mais conhecido no país. O aardvark é um mamífero africano cuja alimentação é basicamente composta por cupins e formigas.

O tamanduá azul vive sua incansável perseguição a uma formiga vermelha, sem nunca conseguir ter sucesso. O tema é o mesmo já explorado em tantas outras animações clássicas, envolvendo a eterna luta entre predador e caça, repleta de muito bom humor e irreverência. 

Dublagem Original (Brasil):

Formiga: Orlando Prado

Tamanduá: Ionei Silva

Disponível no YouTube

3 – A Princesa e o Cavaleiro 

A Princesa e o Cavaleiro / Imagem Acervo/Divulgação

“A Princesa e o Cavaleiro” é baseado em um mangá de Osamu Tezuka, que narra as aventuras e desventuras da princesa Safiri, que tem de fingir que é homem, para herdar o trono da Terra de Prata. Essa animação é a avó dos animes. O mangá foi publicado em três versões de 1954 a 1966 e o anime exibido em 1967 no Japão. 

A história se passa no Reino da Terra de Prata, onde as leis determinam que os governantes sejam homens. Por isso, quando nasce a princesa Safiri, ela é anunciada por engano como um menino ao invés de uma menina e seus pais são obrigados a manter a farsa, já que na linha de sucessão existem o malvado Duque Duralumínio e seu filho, o príncipe Plástico. Com a ajuda de Náilon, o duque tenta descobrir a verdade sobre Safiri desde o nascimento dela para poder retirá-la do trono e colocar o seu próprio filho nele. 

Quando completa quinze anos, em um baile de carnaval, Safiri conhece o príncipe Franz e se apaixona por ele. Daí em diante, muitos obstáculos surgem entre os dois como Satã, Madame Inferno, uma bruxa que deseja o coração de menina para sua filha, a bruxinha Heckett, além de problemas no reino e das tentativas do Duque Duralumínio de provar que Safiri é de fato uma garota. 

Foi um dos primeiros animes shoujo. Exibido no Brasil a partir do início da década de 1970 na Rede Record de São Paulo, e posteriormente na TVS do Rio de Janeiro até os anos 80 com enorme sucesso. Marcou toda uma geração e tornou-se símbolo da animação japonesa para alguns.

4 – A Família Addams 

A Família Addams / Imagem de Divulgação

“A Família Addams” é uma série animada inspirada nos personagens criados pelo cartunista Charles Addams. A primeira temporada estreou em 1973, nos EUA. Foi exibida no Brasil pela Rede Globo e depois em outras emissoras.

A Família Addams é formada por Gomez (pai), Mortícia (mãe), Wandinha (filha) e Feioso (filho). Ainda vive com eles a Vovó Addams, Tio Chico, além do mordomo Tropeço e da Mãozinha, uma mão que anda sozinha e sempre ajuda quando solicitada.

Ainda temos o Primo Coisa, que sempre os visita. Uma montanha de pelos que têm grande influência no governo.

Fizeram uma participação especial na série The New Scooby-Doo Movies e logo depois ganharam uma série própria (a participação deve ter sido a inspiração para a origem da série).

Disponível no YouTube

 5 – Lula Lelé  

Lula Lelé / Imagem de Divulgação

“Lula Lelé” é uma série de desenhos animados criada por Hanna-Barbera. Exibida originalmente em duas temporadas, período de 1965-1966, juntamente com os segmentos da Formiga Atômica e Esquilo sem grilo. No Brasil foi exibida pela Rede Globo durante os anos de 1970.

Lula Lelé vive em um aquário que sempre está tentando escapar para ser um grande compositor de música, mas o dono do aquário e administrador, o Chefe Winchley está sempre vigiando suas fugas.

Vicê pode assistir através do Dailymotion e YouTube.

6 – As Aventuras de Babar 

As Aventuras de Babar / Imagem de Divulgação

“Babar, o Rei dos Elefantes” é um personagem fictício, protagonista do livro infantil francês L’Histoire de Babar, escrito por Jean de Brunhoff. Com o tempo os livros deram origem a uma série de tevê e filmes que fez o personagem ser mais conhecido pelo mundo, além de um maior marketing. Atualmente é co-protagonista da série Babar e as Aventuras de Badou.

Babar (1989-1993) foi exibido pela TV Cultura de São Paulo na década de 90 e atualmente é transmitido na HBO Family.

7 – As aventuras de Gulliver 

As aventuras de Gulliver / Imagem de Divulgação

“As aventuras de Gulliver” é uma série animada produzida pela Hanna-Barbera em 1968. O desenho é baseado no romance As viagens de Gulliver, de Jonathan Swift. Foram 17 episódios no total, fazendo parte do show dos Banana Splits. 

A história começa com Gary Gulliver e seu cão Tagg naufragando em uma ilha. Nesta ilha, existe o reino de Lilliput, onde seus habitantes têm uma altura diminuta, de apenas alguns centímetros. Gulliver e seu cão são aprisionados pelos Liliputianos, logo após o naufrágio, mas logo acabam se tornando ótimos amigos destes. 

Com a ajuda do povo de Lilliput, Gulliver continua sua busca pelo pai e por um tesouro, usando um mapa que seu pai lhe deu. O tesouro também está sendo procurado pelo malvado Capitão Leech, que sempre tenta roubar o mapa de Gulliver. 

O desenho foi exibido no Brasil pela Rede Globo, Band e Record. Atualmente, você pode assistir alguns episódios no YouTube.

8 – Capitão Caverna 

Capitão Caverna / Imagem de Divulgação

O desenho animado “Capitão Caverna” gira em torno de Brenda, Kelly e Sabrina, três jovens aventureiras. Em uma de suas missões, elas acabam encontrando o Capitão Caverna congelado. Ao libertá-lo, ele decide se juntar às meninas em uma jornada de aventuras e diversão.

Foi criado por Joe Ruby e Ken Spears, e produzido pela Hanna-Barbera Productions. Foi transmitida originalmente no canal de televisão norte-americano American Broadcasting Company (ABC), de 10 de setembro de 1977 a 21 de junho de 1980.

No Brasil, a dublagem mudou o nome das meninas para Sabrina, Neli e Gilda. O desenho está disponível no YouTube.

9 – Cavalo de Fogo 

Cavalo de Fogo / Imagem Divulgação

“Cavalo de Fogo” é um desenho animado produzido pela Hanna-Barbera em 1986. A série conta a história da princesa Sara e seu Cavalo de Fogo lutando contra Diabolyn para proteger o reino de Dar-Shan. A produção só possui uma temporada de 13 episódios, que no Brasil foi exibida pelo SBT.

Quando era apenas um bebê, a princesa Sara foi salva das garras de uma bruxa maligna, conhecida como Lady Diabolyn, por um místico cavalo falante chamado Cavalo de Fogo, que a conduziu do planeta Dar-Shan para um local seguro, em um rancho em Montana, no oeste norte-americano. Ela é então cuidada por um homem conhecido como John Cavanaugh.

Ao completar 13 anos de idade, Sara percebe que seu medalhão começa a brilhar. Logo, descobre que o amuleto é mágico e capaz de enviar um aviso ao cavalo que a salvou. O Cavalo de Fogo enfim conta à Sara sobre quem ela realmente é: a princesa do reino de Dar-Shan, situada em outra dimensão, filha da Rainha Sarana e do Príncipe Kevin. 

Sara descobre também que Diabolyn é meia-irmã de sua mãe, sobre a qual Diabolyn lançou um feitiço para abdicar do trono.

Disponível no YouTube e Dailymotion.

Leia também | Samurai de Olhos Azuis: esse anime tem uma história que vai te conquistar

10 – Caverna do Dragão 

Caverna do Dragão / Imagem: Reprodução

“Caverna do Dragão”é uma série de animação baseada no jogo de RPG homônimo da TSR, coproduzida pela Marvel Productions, TSR e Toei Animation. A série possui 27 episódios divididos em três temporadas, transmitidas originalmente entre os anos de 1983 e 1985 pela rede de televisão estadunidense CBS. A animação da série ficou a cargo da empresa japonesa Toei Animation. Estreou no Brasil em 1985, no programa “Balão Mágico” da Rede Globo.

A abertura do primeiro ano da série mostra um grupo de seis jovens em um parque de diversões embarcando em uma montanha russa chamada Dungeons & Dragons. Contudo, durante o passeio, um portal se abre e transporta as crianças para outro mundo, chamado simplesmente de “Reino”, no qual o grupo já aparece trajando outras roupas e recebendo logo em seguida armas mágicas — as armas do poder — de alguém que se apresenta como o Mestre dos Magos (Dungeon Master, no original, termo também presente nos jogos de role-playing game que deram origem à série).

Os jovens passam por diversas aventuras buscando voltar para casa, durante as quais o Vingador, um mago maléfico, tenta a todo custo tomar as armas do poder dos jovens com a intenção de derrotar tanto o Mestre dos Magos quanto Tiamat, uma deusa-dragoa de cinco cabeças, para assim dominar o Reino. Ao longo do seriado, revela-se que o Vingador é, na realidade, filho do Mestre dos Magos.

“Requiem” é o episódio final da série animada “Caverna do Dragão” e foi escrito pelo roteirista Michael Reaves. De todos os vinte e oito episódios, este foi o único a não ser produzido, embora o roteiro oficial tenha sido criado. O episódio relata os acontecimentos finais da jornada dos seis garotos.

Comentários estão fechados.