10 dicas para economizar mesmo ganhando pouco
Conheça algumas dicas que vão te ajudar a economizar e fazer seu dinheiro render todo mês, mesmo ganhando pouco.
O final do mês pode ser cruel para a maioria das pessoas, porém, existem maneiras de economizar mesmo ganhando pouco, com isso seu dinheiro renderá mais e você não sofrerá tanto.
Muitas pessoas acabam não sabendo como gerenciar o próprio orçamento, a falta educação financeira e a renda baixa, podem causar um desastre todos os meses, fazendo o dinheiro acabar antes do próximo pagamento.
Portanto, é hora de começar a economizar para que, mesmo ganhando pouco, o seu dinheiro possa render, evitando que você e sua família passem por dificuldades.
1 – Organize seus gastos
Anote tudo que você gasta por mês com alimentação e com contas e faça um controle, desta maneira você saberá exatamente onde exagerou em um mês e poderá não repetir o mesmo erro nos meses posteriores.
Leia também | Conta de Luz está mais cara! Saiba como economizar energia
2 – Não vá ao mercado com fome
Se você for ao mercado com fome, as chances de você realizar compras por impulsividade aumentam muito, opte por fazer a sua lista de compras e estar bem alimentado, assim, você pode até cometer alguns erros, mas com certeza se vão menores.
3 – Pesquise preços
Pode parecer entediante pesquisar preços sempre que for comprar alguma coisa, mas é fundamental se você quer economizar, portanto, utilize aplicativos dos mercados e das lojas que você for comprar qualquer coisa para comparar os preços. A internet facilitou muito a vida de quem procura preços melhores.
4 – Defina um limite para o uso do cartão de crédito
Os cartões de crédito podem ter juros absurdos, que se disfarçam se transformando em dezenas de parcelas, que lentamente destroem seu orçamento familiar. Portanto, opte por definir um limite mensal para o uso do cartão de crédito, desta maneira você não estourar seu orçamento e não precisa ter que pagar juros.
5 – Analise o que você está comprando
Atualmente o mundo está literalmente na palma das nossas mãos, pessoas podem realizar a compra de qualquer produto com apenas um toque. Portanto, às vezes é preciso parar um pouco e avaliar se o que você está comprando está no seu orçamento e se realmente é um gasto que pode ser feito naquele momento.
6 – Aprenda a dizer não
É comum aparecerem convites para ir em algum lugar quando se está sem dinheiro, até mesmo empréstimos aparecem com seus amigos querendo a sua presença. Entretanto, em algumas dessas situações você precisa dizer não, para evitar que seu orçamento seja prejudicado. Filtre as situações e evite momentos de lazer que podem te prejudicar posteriormente.
7 – Controle os pedidos de delivery
Todo mundo gosta de um lanche às vezes, mas pedir delivery com muita frequência pode acabar destruindo o seu orçamento, fazendo você gastar mais do que o necessário. Opte por fazer comida em casa com mais frequência e diminua os pedidos de lanche.
8 – Tente separar um pouco de dinheiro para montar a sua reserva de emergência
Uma reserva de emergência vai te ajudar em momentos de crise financeira, tente separar entre 10 e 20% do seu orçamento todo mês. A reserva será fundamental algum dia, pouco a pouco ela crescerá e estará sempre pronta quando você precisar, impedindo que você pegue empréstimos com juros abusivos.
9 – Utilize descontos
Pesquise bem, atualmente mercados, aplicativos de delivery e até mesmo lojas digitais oferecem descontos que podem te ajudar a economizar muito, sempre pesquise antes de comprar alguma coisa.
Leia também | Quanto tempo um brasileiro pobre leva para ficar rico no Brasil?
10 – Aproveite o dia das promoções
Acompanhe notícias sobre promoções, alguns dias da semana determinados produtos estão mais baratos, tenha paciência e só compre eles no dia da promoção, assim seu dinheiro renderá mais.
Comentários estão fechados.