As redes sociais atualmente fazem parte da vida diária das pessoas, muitas delas não conseguem mais passar um dia sem dar algumas olhadas nas suas principais redes, seja o Facebook, Instagram, TikTok ou WhatsApp para a troca de mensagens com amigos e familiares.
No entanto, um fato muito comum que percebemos com a utilização das redes sociais, é a quantidade de erros cometidos a todo momento quando falamos da língua portuguesa. Não são erros grandes, muitas vezes são pequenos, e para muitos passam até mesmo desapercebido, mesmo que seja de fato um erro na escrita.
O que as pessoas precisam se ligar quanto a escrita é com relação à criação de uma comunicação mais eficiente, isso porque, erros podem tornar as mensagens menos compreensíveis, e até mesmo pode prejudicar no trabalho, tendo em vista que muitos erros de português para o seu chefe ou superior pode ser algo que não pega bem.
Pensando nisso, nós decidimos trazer os 20 erros mais comuns cometidos pelos usuários das redes sociais, de maneira a garantir que você tenha uma comunicação muito mais eficiente, e claro, esteja com o português cada vez mais afiado, afinal de contas, conhecimento é poder.
A locução “a gente” equivale ao pronome pessoal reto “nós,” enquanto “agente” refere-se a alguém que realiza uma ação, como um agente secreto.
Com o pronome pessoal “nós,” o verbo deve ser conjugado na 1.ª pessoa do plural.
“Para eu” deve ser usado quando assume a função de sujeito, seguido de um verbo no infinitivo, enquanto “para mim” é usado como objeto indireto.
A falta de pontuação e acentuação gera ambiguidade, comprometendo a clareza da mensagem.
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Apesar da linguagem mais descontraída nas redes sociais, a concordância confere clareza à mensagem.
Cada forma tem um uso específico relacionado a respostas, razões ou substantivos.
“Há” indica tempo passado, “à” é a contração de “a” com “a” (artigo definido feminino), e “a” pode ser uma preposição ou artigo definido feminino.
“Mal” é o contrário de “bem,” enquanto “mau” é o contrário de “bom.”
“Mais” refere-se a quantidade ou intensidade, enquanto “mas” indica oposição.
Ao utilizar uma linguagem mais informal nas redes sociais, é possível manter a clareza e objetividade na comunicação, mesmo com a flexibilidade gramatical.
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