Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

10 inventores brasileiros mais importantes da história

Muitos inventores brasileiros foram extremamente importantes por desenvolver tecnologias que mudaram o mundo

Infelizmente, o Brasil é um país que vive com aquela infame “síndrome de vira-latas” e, por conta disso, acreditamos que o Brasil nem os brasileiros foram importantes para a história do mundo. Contudo, o cenário é realmente o contrário, e muitos brasileiros foram necessários a construção do mundo moderno ao qual vivemos.

Ao longo de várias gerações, muitos brasileiros tem sido importantes, desenvolvendo soluções extremamente importantes para nossa vida. A exemplo disso temos Santos Dumont, pai da aviação, e responsável por facilitar a vida das pessoas de todas as pessoas no mundo que hoje podem pegar um avião para se deslocar de um lugar para o outro.

Contudo, não temos apenas Santos Dumont como um dos maiores e mais importantes inventores do Brasil. Para que cada vez mais pessoas saibam como existem e existiram brasileiros importantes para a história do mundo, a seguir, vamos te apresentar 10 dos maiores inventores que temos orgulho em dizer que são frutos do Brasil.

Leia também | 8 pessoas importantes da história que viveram na mesma época e você não sabia

Santos Dumont

Invenção: O avião

Alberto Santos Dumont nasceu em Minas Gerais e desde cedo mostrou interesse por mecânica e aviação. Em Paris, ele projetou e voou em vários dirigíveis, conquistando fama mundial. Em 1906, o 14-Bis, sua criação mais famosa, realizou o primeiro voo de um avião a motor mais pesado que o ar, que foi presenciado por uma multidão e oficialmente registrado.

Padre Roberto Landell de Moura

Invenção: Tecnologia de rádio e telecomunicações

Cerca de 14 anos antes do italiano Guglielmo Marconi, o padre Robeto Landell de Moura foi capaz de transmitir a voz humana por oito quilômetros através de ondas de rádio. Isso aconteceu no dia 3 de junho do ano de 1900 e, São Paulo.

Não somente pela patente brasileiro da sua invenção, no ano de 1904 o padre Roberto Landell de Moura foi reconhecido pelo Escritório de Patentes dos Estados Unidos por três invenções importantes, sendo elas:

  • Um telefone sem fio;
  • Um telégrafo sem fio;
  • Um transmissor de ondas.

Carlos Chagas

Descobriu: A doença de chagas

Carlos Chagas foi um médico, bacteriologista e cientista. Em 1909, ele descobriu a doença de Chagas, uma infecção transmitida pelo inseto barbeiro. Chagas foi o único pesquisador a descrever completamente uma nova doença infecciosa: seu patógeno, vetor, hospedeiro, patologia e epidemiologia.

José Braz Araripe e Fernando Lehly Lemoss

Invenção: Câmbio automático

Muitos brasileiros não sabem mas, o câmbio automático é uma invenção de dois brasileiros. Apesar da tecnologia ter sido esboçada pela primeira vez em 1902 pelos irmãos Sturtevant, de Boston, nos EUA, a invenção deles era mecânica e funcionava apenas em altas rotações.

Já no ano de 1932, José Braz Araripe e Fernando Lehly Lemos conseguiram desenvolver uma sistema único de troca de marchas automáticas por fluido hidráulico, protótipo que foi vendido para a General Motors que no ano de 1940 lançou o primeiro veículo com a pioneira transmissão Hydra-Matic precursora do câmbio automático dos dias de hoje.

Nélio José Nicolai

Invenção: Identificador de chamadas

No ano de 1977, um funcionário da Telebrasilia, criou o identificador de chamadas, a famosa Bina. O seu criador foi Nélio José Nicolai, que foi capaz de desenvolver uma tecnologia capaz de identificar o número de telefone nas ligações. O objetivo inicial de Nélio era reduzir o número de trotes e golpes.

Vital Brazil

Descobriu: A especificidade do antiveneno

Médico e cientista, Vital Brazil dedicou sua vida ao estudo de soros e vacinas. Ele foi o responsável por descobrir a especificidade do antiveneno, mostrando que cada soro antiofídico deve ser específico para o veneno de uma determinada espécie de cobra. Esse trabalho salvou inúmeras vidas e colocou o Brasil como um dos principais países do mundo quanto a pesquisa em toxicologia.

Andreas Pavel

Invenção: Reprodutor de áudio portátil

Antes da existência daqueles antigos aparelhos de MP3, ou mais antigos ainda Discman, ou Walkman, um alemão naturalizado brasileiro chamado Andreas Pavel, foi responsável por desenvolver um dispositivo em 1972 conhecido como Stereobelt, que foi capaz de reproduzir músicas através de fones de ouvido.

Apesar de sua invenção ter sido criada em 1972, somente no ano de 1977 ele a patenteou na Itália, e posteriormente, nos Estados Unidos, Alemanha e Japão. Pavel passou muitos anos brigando para conseguir receber royalties por sua criação, haja visto que ele quem apresentou a tecnologia de reprodução de músicas remotas por fones para grandes indústrias como a Sony, logo após sua apresentação haviam lançado o Walkman.

César Lattes

Descobriu: Méson Pi

O físico brasileiro César Lattes, foi o co-fundador do méson pi. Sua descoberta foi fundamental no desenvolvimento da física de partículas. Sua pesquisa no início dos anos 1950 contribuiu para o avanço do entendimento sobre as forças nucleares e a estrutura da matéria.

Padre Bartolomeu de Gusmão

Invenção: Balão

O Padre Bartolomeu de Gusmão apresentou no ano de 1709 cinco experimentos envolvendo balões de variados tamanhos para a Corte do Rei Dom João V de Portugal. Os balões eram levantados para o ar devido ao calor de chamas que ficavam logo abaixo deles.

Esses experimentos, apresentados por Bartolomeu de Gusmão, foram testemunhado por figuras extremamente importantes da história daquele período, como o próprio Rei Dom João V e até mesmo ao futuro Papa Inocêncio XIII.

O padre é conhecido pela invenção da “Passarola”, um dispositivo de voo mais pesado que o ar, dando origem ao que conhecemos hoje como balões.

Nise da Silveira

Invenção: Terapia ocupacional em psiquiatria

Psiquiatra renomada, Nise da Silveira foi uma pioneira no uso da arte como forma de terapia para pacientes psiquiátricos, contrariando as práticas de seu tempo, que hoje poderiam ser classificadas como torturantes, como o eletrochoque. Além de impactar em novas terapias para o cuidado de pacientes psiquiátricos, Nise fundou o Museu de Imagens do Inconsciente no Rio de Janeiro, um espaço dedicado à exposição de obras de arte produzidas por seus pacientes.

Comentários estão fechados.