Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

10 malefícios do consumo de açúcar em excesso

Conheça 10 malefícios de consumo de açúcar em excesso. Algo que pode parecer inofensivo pode ser o grande vilão da sua saúde.

Milhões de pessoas no mundo todo ingerem açúcar sem nenhum controle, pensando que isso não é nada relevante, mas o consumo de açúcar em excesso pode estar acabando com a sua saúde.

Não é no seu peso que o consumo desregrado de doces pode te prejudicar, as pessoas que exageram no açúcar todos os dias estão se matando lentamente, sem perceber. É preciso entender os males da má alimentação.

Confira como o açúcar pode afetar negativamente a sua vida.

O vilão doce

Primeiramente, é preciso entender que, alguns alimentos como sorvetes, biscoitos e refrigerantes, possuem grandes níveis de açúcar. Portanto, o abuso de doces não acontece somente quando você adoça um café ou um suco, por exemplo.

Em um estudo publicado em 2014 na JAMA Internal Medicine , o Dr. Frank B. Hu e outros médicos encontraram uma ligação entre uma dieta rica em açúcar e um maior risco de morrer de doenças cardíacas. 

Leia+: Conheça algumas bebidas naturais que podem diminuir o açúcar no sangue

Ao longo da pesquisa de 15 anos, as pessoas que consumiram 17% a 21% das suas calorias a partir de açúcar adicionado tiveram um risco 38% maior de morrer de doenças cardíacas comparadas com aquelas que consumiram 8% das suas calorias como açúcar adicionado.

“Basicamente, quanto maior a ingestão de açúcar adicionado, maior o risco de doenças cardíacas”, diz o Dr. Hu.

Segundo o Especialista em qualidade de vida, Márcio Atalla, Açúcar adicionado é: “O açúcar adicionado é geralmente uma mistura de açúcares simples, como glicose, frutose ou sacarose que é acrescentado aos alimentos na hora do preparo para melhorar o sabor”.

Malefícios do consumo de açúcar em excesso

Confira abaixo 10 malefícios do consumo de açúcar em excesso, segundo o Portal Terra:

  1. Doenças metabólicas:

“Obesidade e diabetes são dois dos problemas metabólicos que surgem por consequência de uma alimentação rica em açúcar, principalmente de doces”.

  1. Câncer:

“O carboidrato em excesso também pode favorecer o surgimento de câncer”. 

  1. Doenças renais

“Os problemas metabólicos podem favorecer uma cascata de danos, segundo a médica nefrologista Caroline Reigada”.

  1. Envelhecimento da pele e do cabelo:

“O açúcar é considerado atualmente como uma das maiores drogas que consumimos, devido ao potencial vício que promove, segundo a dermatologista Cintia Guedes”.

  1. Celulite:

“Muita gente ainda associa problemas como a celulite e gordura localizada ao sobrepeso, mas isso tem mais relação com o padrão alimentar”.

  1. Fadiga e exaustão: 

“O excesso de açúcar na dieta faz as mitocôndrias, organelas centrais da célula responsáveis pela produção de energia, perderem eficiência e reduzindo a produção de energia, segundo Marcella Garcez”.

  1. Prejuízos indiretos às articulações:

“O açúcar não é responsável direto por danos articulares, mas indiretamente eles podem acontecer, segundo Marcos Cortelazo, ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)”.

  1. Problemas circulatórios:

“O açúcar em excesso pode ser amargo para o coração. Além de estar relacionado com a obesidade e com a diabetes mellitus, ele também é um grande vilão para o aumento de colesterol”.

  1. Prejudica a saúde oral:

“O açúcar é um dos grandes vilões da saúde oral. “Um dos principais problemas nesse sentido é a formação de cáries, que ocorre quando as bactérias da boca metabolizam o açúcar que consumimos, tornando o pH da boca ácido e, consequentemente, provocando a desmineralização do esmalte dos dentes e o aparecimento das cáries”.

  1. Problemas de fertilidade e da saúde gestacional: 

“Além de favorecer a obesidade, o que prejudica a qualidade e a quantidade dos espermas e o processo de ovulação, a ingestão excessiva de açúcar, por si só, já reduz as chances de um casal engravidar”.

Comentários estão fechados.