10 marcas dos anos 80 e 90 que fazem sucesso até hoje
Os anos 90 foram uma época que deixou saudade em muita gente. Foi um tempo e grandes acontecimentos. Muitas transformações aconteceram
Os anos 90 foram uma época que deixou saudade em muita gente. Foi um tempo e grandes acontecimentos. Muitas transformações aconteceram. O ano é muito lembrado no setor da moda, filmes e grandes marcas. O tempo passou e muitas dessas marcas deixaram de existir por vários motivos. Eram marcas icônicas que deixaram muita saudade na memória coletiva.
Você já parou para pensar que a fábrica de brinquedos, bancos, emissora de TV e companhia aérea daquele ano encerraram suas atividades causando um choque em quem pensava que elas fossem durar para sempre?
Vamos entrar no túnel do tempo e relembrar essas marcas que causaram uma pontinha de tristeza na gente quando deixaram de existir.
1. Brinquedos Glasslite
Glasslite: A Glasslite marcou a infância de muitas crianças nos anos 80 e 90 com brinquedos como Pega Peixe, Papão, caixa registradora Supermercado, maquininha de escrever, sorveteria do barulho e a linha Magic Duende.
A empresa passou por momentos complicados, enfrentando várias crises financeiras. Sem ter como continuar, a Glasslite encerrou suas atividades em 2005.
2. Company
Para quem foi adolescente na década de 90 e era fã da MTV, deve lembrar de uma das marcas famosas da época, a mochila da Company. A peça era muito cobiçada pela turminha jovem dos anos 90.
Embora fizesse sucesso no mercado, seus herdeiros começaram uma batalha judicial, após a morte do patriarca. Infelizmente, isso acabou fechando a empresa.
3. Banco Nacional
O Banco Nacional tornou-se muito conhecido no Brasil graças ao boné que Ayrton Senna usava. Outro detalhe que marcou a instituição financeira foi o fato de ser o primeiro patrocinador do Jornal Nacional da TV Globo.
Porém, o banco não resistiu a uma crise financeira, o que levou a quebrar em 1994. Com isso, seus ativos foram transferidos para o Unibanco.
4. Kolynos
A Kolynos é uma marca que está na memória de muitos brasileiros. Foi uma das pastas de dente mais famosas do Brasil até ser comprada pela Colgate-Palmolive em 1997. No entanto, a marca deixou de existir no Brasil devido uma exigência do Cade (Conselho de Administração de Defesa Econômica).
Para substituir a Kolynos, a empresa criou o creme dental Sorriso, e mesmo depois que a limitação imposta pelo governo acabou, a Kolynos não voltou mais ao mercado.
5. CICA
Sabe aquelas empresas que você não sabe porque mantém um carinho? Era assim a relação dos brasileiros com a Companhia Industrial de Conservas Alimentícias (CICA) que ficou famosa pelo extrato de tomate com a estampa do elefante Jotalhão.
A CICA durante anos liderou o mercado de molhos de tomate. Mas isso acabaria em 1993, quando a Unilever comprou a empresa e começou a retirar gradualmente a marca CICA do mercado.
6. Rede Manchete
Quem viu a Rede Manchete ser inaugurada em junho de 1986 acreditou que a emissora tinha chegado para ficar. A TV tinha um programa de qualidade que fazia frente a Globo. O grande sucesso da Manchete foi a novela de Benedito Ruy Barbosa, “Pantanal”, que conseguiu tirar o primeiro lugar da Globo na audiência.
Outro sucesso da emissora eram os famosos animes como Cavaleiros do Zodíaco, Sailor Moon, e as séries Jiraya e Jaspion. Porém, a TV Manchete passou a viver uma crise financeira que levou a sua falência em 1999. No lugar da Manchete entrou no ar a Rede TV!
7. Varig
A Varig (Viação Aérea Riograndense) já foi considerada uma das melhores companhias aéreas do mundo, entre as décadas de 60 e 80. Operava rotas internacionais e era conhecida pelo excelente serviço de bordo.
A empresa tinha um mascote que fazia sucesso com a criançada, o Variguinho, era amado. O personagem estava estampado em revistinhas e adesivos. Mas para a tristeza de muita gente, no ano de 2000 a companhia decretou falência e foi cedida para a Gol Linhas Aéreas Inteligentes.
Mappin
As lojas Mappin chegaram no Brasil em 1913. Era uma das lojas mais amadas pelos paulistas. No entanto, as lojas não resistiram aos problemas administrativos e tiveram que fechar suas portas em 1999. O que criou uma tristeza entre os clientes que amavam a rede de lojas.
Inaugurada em novembro de 1913 na cidade de São Paulo, a tradicional loja de departamentos Mappin foi trazida para o Brasil pelos irmãos Walter John Mappin e Herbert Joseph Mappin.
Com sede inaugural na Rua Quinze de Novembro, o Mappin atendia a alta sociedade paulistana, mostrando vitrines de cristal na fachada, louças, porcelanas e objetos sofisticados para uma seleta clientela.
Conga
Nos anos 80, um calçado fez muito sucesso entre os brasileiros. Estamos falando da famosa marca Conga. O tênis virou uma febre nos anos 80 e 90. Seus concorrentes diretos eram o Converse All Star e outro clássico da época, o Bamba.
Com um design simples, o modelo básico e original tem uma sola de borracha com cores diferentes ao restante do “corpo” do calçado e suas primeiras edições eram de baixo custo, sendo adotado por escolas públicas como parte componente do uniforme.
O calçado era fabricado pela empresa Alpargatas. A marca permaneceu entre as mais vendidas durante os anos de 1980, porém, no início dos anos de 1990 a Alpargatas descontinuou este modelo.
Leia também | 7 direitos trabalhistas de um estagiário
Lojas Arapuã
Lojas Arapuã foi uma rede de lojas de varejo fundada em Lins, interior de São Paulo, pelo descendente de libaneses Jorge Wilson Simeira Jacob. A rede comercializa essencialmente eletroeletrônicos e chegou a ter 265 pontos de venda pelo Brasil.
A empresa ficou conhecida no país pelo seu famoso slogan “Arapuã, ligadona em você”. Concorria diretamente com as Casas Bahia e o Ponto Frio. É lembrada até pelas suas propagandas criativas e memoráveis, por conta do jingle.
Infelizmente, a trajetória das Lojas Arapuã teve um desfecho triste, com o encerramento em julho de 2002. Mesmo assim, sua história de superação e inovação permanece como parte do legado do varejo brasileiro.
Comentários estão fechados.