10 melhores e 10 piores cidades do mundo para se viver em 2023
Estudo que avaliou os mais diversos fatores, sejam eles culturais, sociais, educacionais entre outros, determinou as melhores e piores cidades do mundo para se viver
A Economist Intelligence Unit (EIU), a divisão de pesquisa da renomada revista britânica Economist, apresentou sua mais recente avaliação das melhores cidades para residência. Surpreendentemente, Viena, na Áustria, conquistou a primeira posição pelo segundo ano consecutivo. A revelação desse índice ocorre anualmente, servindo como um farol para aqueles que buscam lugares ideais para viver.
Para dar vida a esse ranking, conhecido como Índice Global de Habitabilidade 2023, a EIU meticulosamente examinou e classificou 173 cidades, levando em consideração mais de 30 fatores que são embasadas nos mais diversos critérios que incluem estabilidade, qualidade dos cuidados de saúde, oferta cultural, sistema educacional e infraestrutura.
As cidades australianas Melbourne e Sydney, que haviam registrado quedas no ranking nos anos anteriores, recuperaram seu prestígio ao ocuparem o terceiro e quarto lugares, respectivamente. Enquanto isso, o Canadá se faz presente com três representantes nas dez primeiras posições: Vancouver (quinto), Calgary (sétimo) e Toronto (nono).
A Suíça, conhecida por sua qualidade de vida excepcional, está presente duas vezes no top 10, com Zurique em sexto lugar e Genebra empatando em sétimo com Calgary. Osaka, no Japão, e Auckland, na Nova Zelândia, completam a lista ao compartilharem o décimo lugar.
10 melhores cidades do mundo para se viver
- Viena, Áustria
- Copenhagen, Dinamarca
- Melbourne, Austrália
- Sydney, Austrália
- Vancouver, Canadá
- Zurique, Suíça
- Calgary, Canadá
- Genebra, Suíça
- Toronto, Canadá
- Osaka, Japão
- Auckland, Nova Zelândia
Embora tenham dominado o topo da lista, as cidades europeias também não escaparam das maiores quedas no ranking deste ano. Londres, a capital da Inglaterra, viu-se despencar 12 posições, ocupando agora o 46º lugar, enquanto Estocolmo, a capital da Suécia, desceu 22 degraus e se encontra em 43º.
A primeira cidade dos Estados Unidos a figurar no ranking é Honolulu, no Havaí, que ocupa a 25ª posição. Enquanto isso, os três municípios brasileiros avaliados – São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus – encontram-se na parte intermediária da tabela, com pontuações acima de 60 pontos.
Leia também | Conheça as cidades brasileiras mais baratas para morar
10 piores cidades do mundo para se viver
O levantamento em questão, também identificou quais são as piores cidades do mundo para se viver em 2023, considerando os mesmos fatores que elegeram as melhores cidades, como: cuidados de saúde, riqueza cultural e qualidade ambiental até educação e infraestrutura.
- Douala, Camarões
- Kiev, Ucrânia
- Harare, Zimbábue
- Daca, Bangladesh
- Port Moresby, Papua-Nova Guiné
- Karachi, Paquistão
- Lagos, Nigéria
- Argel, Argélia
- Tripoli, Líbia
- Damasco, Síria
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.