Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

10 países mais poderosos que governarão o mundo em 2050

Em 2050, alguns países, como o próprio Brasil, serão os países mais poderosos do mundo, tanto em PIB, quanto em tecnologia e defesa

Você já parou para pensar o que o futuro nos reserva? Quais países serão os mais poderosos governando o mundo em 2050? Existem muitas expectativas de como nós estaremos, de como as economias estarão e, quais serão os países mais importantes para a economia mundial.

São muitas variáveis ao longo do caminho que podem impactar nossas vidas no futuro, contudo, existem muitas estimativas que apontam o que deve acontecer até lá. Por exemplo, segundo a PricewaterhouseCoopers, só o PIB da China em 2050, deve ser equivalente a 20% da economia mundial.

Existe ainda, a expectativa de que em 2035, a China passe os Estados Unidos como a maior economia do mundo, e que, até 2050, a Índia também consiga ultrapassar os Estados Unidos, se tornando a segunda maior economia do mundo. Possibilidades essas que, até poucos anos atrás, pareciam impossíveis.

A verdade é que, não só as economias dos países tem crescido, como diversas multinacionais, já começaram a transferir suas operações para esses países, para se beneficiarem de mão-de-obra barata e qualificada, assim como, para explorarem todo o potencial economia oferecido por estes países.

Quer uma prova disso? Saiba que 95% de todos os iPhones, MacBooks e iPads da Apple são hoje fabricados na China, com o país em 2022, contribuindo com aproximadamente um quinto da receita total da empresa.

Outras grandes empresas globais, como a Microsoft e Alphabet (holding que possui diretamente várias empresas como o próprio Google), também estão buscando expandir suas operações na Ásia, com amplos investimentos, a fim de se beneficiarem das mesmas questões das quais a Apple já vem beneficiando.

Leia também | Conheça os 9 países do mundo que possuem armas nucleares

Países mais poderosos do mundo em 2050

Para determinar quais devem ser os países mais poderosos em 2050, consideraremos um estudo da Insider Monkey que utilizou três métricas ponderadas como, o tamanho previsto da economia (40%), o nível atual de avanço em tecnologia (30%) e os gastos estimados em defesa (30%).

No caso, o tamanho previsto da economia, foi extraído de um relatório da PwC, intitulado como The World in 2050 (O mundo em 2050) que envolveu projeções econômicas e tendências para as próximas décadas.

Para o nível de tecnologia, o Índice de Inovação Global da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, e os gastos estimados em defesa, através do relatório do Instituto Internacional de Investigação para a Paz de Estocolmo.

10. Coreia do Sul

A Coreia do Sul é um dos países mais poderosos da Ásia, e até 2050, deve figurar com um dos 10 países mais poderosos do mundo. Com um PIB projetado para 3,54 trilhões de dólares em 2050, além de ter uma das economias mais fortes do mundo, a Coria do Sul também terá elevada classificação em capacidades tecnológicas, bem como em influência cultural, consolidando o país como uma potência mundial.

9. Brasil

Apesar dos muitos problemas enfrentados pelo Brasil, independente de lado político, existe uma expectativa que o país se consolide como um dos países mais poderosos do mundo em 2050. Conforme relatório da PwC, o PIB brasileiro deve chegar aos 7,54 trilhões de dólares em 2050, onde, além de ter um PIB poderoso, continuará sendo um dos países mais importantes do mundo para a produção de alimentos e inovação de tecnologias no setor.

8. França

Assim como ocorre nos últimos anos, existe uma expectativa de que a França se mantenha estável até 2050, com um crescimento estável, mas em ritmo menor do que de alguns outros mercados emergentes. Apesar das projeções que colocam o país fora das dez maiores economias do mundo, com um PIB de 4,7 trilhões de dólares, ainda será um dos países mais poderosos do mundo.

Isso porque, além do PIB, o país acabou tento altos índices em questões relacionadas ao desenvolvimento de novas tecnologias, assim como os gastos em defesa, que deve superar os 75 bilhões de dólares até 2050.

7. Rússia

Em questão de poder, a Rússia continuará sendo um dos países mais poderosos do mundo, haja visto seu PIB esperado para 7,13 trilhões de dólares em 2050, assim como sua capacidade tecnológica que deve se desenvolver muito nos próximos anos, fora os gastos previstos com defesa, que chegaram próximo dos 200 bilhões de dólares.

6. Japão

Um país que nos anos 80 foi cotado para ser a maioria economia do mundo, em 2050, espera ser o sexto país mais poderoso do mundo. O Japão continua sendo um país extremamente importante para a economia mundial, assim como possuí muita força militar, política e cultural.

Apesar de ter um PIB projetado para 6,78 trilhões de dólares em 2050, continuará sendo um dos países mais avançados em questões tecnológicas, o que manterá o país dentre os mais poderosos mundialmente.

5. Alemanha

A Alemanha figurará como o quinto país mais poderoso do mundo em 2050. Em 2050 o país deve ser a nona maior economia do mundo, com PIB previsto para 6,14 trilhões de dólares. Contudo, o país gastou 55 bilhões de dólares somente em defesa no ano de 2022, e é bem provável que o número registre um aumento constante nas próximas décadas, apoiada por uma economia forte.

Mas, além de uma economia forte, e grande investimento em defesa, a Alemanha também será um dos países com mais tecnologia do mundo, figurando em oitavo lugar como país mais tecnológico, com mais investimentos em tecnologia no mundo em 2050.

4. Reino Unido

O Reino Unido, assim como acontece hoje, continuará sendo uma grande potência global em 2050. O país possuí uma economia extremamente forte e robusta, se tornando também um dos principais polos tecnológicos do mundo. Além disso, o Reino Unido possuí um exército muito bem preparado, caças avançados e armas nucleares.

3. Índia

Até 2050 a Índia conseguirá passar os Estados Unidos, tendo um PIB projetado para 44,13 trilhões de dólares. Contudo não será suficiente para desbancar os EUA em questão de poder, haja visto os profundos investimentos do governo norte-americano em tecnologia e defesa, dos quais a Índia ainda não estará nem próxima disso.

Mas, uma coisa é certa, as próximas décadas da Índia serão de grande prosperidade, se tornando a segunda maior economia do mundo, e com os seus significativos avanços em defesa e expansão de sua influência no continente asiático.

2. China

Em 2050, o PIB da China já será maior que o dos Estados Unidos, chegando a incríveis 58,5 trilhões de dólares. Contudo, ainda não será suficiente para destronar os Estados Unidos como o país mais poderoso do mundo, haja visto os gastos do país norte-americano em defesa, que é disparado o maior do mundo. Já em questões tecnológicas a China figurará entre os países mais avançados do mundo.

1. Estados Unidos

Em 2050, apesar de ter um PIB menor que o da China, projetado para ser de 34,1 trilhões de dólares, o governo americano investiu cerca de 1,35 trilhão de dólares em defesa somente em 2022, e o gasto anual médio com defesa súpera os um trilhão de dólares por ano nos últimos 10 anos, o que torna extremamente difícil para outro país alcançar os EUA.

Além disso, os Estados Unidos é também um dos países mais avançados no mundo em tecnologia, garantindo que, mesmo sem ser a maior economia do mundo, ainda, sim, figure como o país mais poderoso e influente do mundo.

Comentários estão fechados.