Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

10 países que censuram a internet e proíbem redes sociais

Embora boa parte da população mundial tenha acesso a internet, alguns países ainda censuram e proíbem o uso de redes sociais

Nos dias de hoje, é praticamente impossível imaginar a vida sem a internet e redes sociais. O que começou com os jovens, hoje se pulverizou em diversas idades, pessoas, desde as crianças até os idosos, utilizam a internet, seja utilizando redes sociais, aplicativos de conversa entre várias outras questões.

Segundo última contagem da União Internacional de Telecomunicações (UIT), dois terços da população mundial utiliza a internet. Já no Brasil, conforme dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), a internet está presente em 9,15% dos domicílios brasileiros.

Apesar de ser um número cada vez maior de pessoas que utilizam a internet e as redes sociais tanto no Brasil quanto ao redor do mundo, existem países que acabaram censurando e proibindo o uso dessas ferramentas tão importantes para a globalização e acesso à informação.

Leia também | 10 países que estão em risco de um desastre climático

Países que censuram e proíbem Internet e Redes Sociais

Atualmente, existem muitos países que acabam censurando a internet e até mesmo proibindo o uso das redes sociais. Para identificar quais são esses países, vamos utilizar os dados da Freedom House, uma organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos que defende a democracia no mundo, e um levantamento da Insider Monkey, para te mostrar agora, quais são esses países.

Bielorrússia

Na Europa, existem alguns poucos casos de países que censuram a internet e proíbem o uso das redes sociais, e a Bielorrússia é um deles. O país exigiu que todos os meios de comunicação social se registrassem junto ao governo, caso contrário seriam bloqueados. Dessa forma, publicações independentes precisam utilizar domínios estrangeiros, para conseguir utilizar a internet escapando do governo bielorrusso.

Egito

Apesar de haver internet no país, a censura no Egito acabou sendo intensificada após o início do regime El-Sisi, que governa o país de forma autoritária, com forças armadas exercendo grande poder dentro do país, tendo ainda eleições não livres ou justas.

Devido à forma autoritária do país e os elevados níveis de vigilância, que são aplicadas em duras sanções penais, a censura da internet no país está cada vez mais elevada.

Cuba

Cuba é um caso um caso complexo, isso porque, embora o próprio governo do país imponha restrições ao uso da internet, outro motivo que acaba levando a censura da internet e o bloqueio das redes sociais, é devido às sanções dos Estados Unidos, que acabam dificultando o acesso a diversas plataformas e sites diferentes.

Bahrein

O Bahrein é um país com uma das maiores taxas de penetração da internet no mundo. Contudo, assim como outros países do Oriente Médio, acaba censurando fortemente o conteúdo do que pode ser acessado, com um monitoramento extremamente rigoroso das redes sociais.

Vietnã

Embora o país tenha melhorado um pouco com relação ao uso de redes sociais, o Vietnã impõe diversas restrições e limitações ao conteúdo da internet. Vale mencionar também que são impostas sentenças bem severas as pessoas que se envolvem em expressões online que não foram previamente aprovadas pelo governo.

Arábia Saudita

Um dos países que mais censuram a internet no mundo é a Arábia Saudita. O governo do país possuí uma censura muito forte com relação à utilização da internet, mantendo-a sob extrema vigilância, com diversos Reportes do programa Sem Fronteiras, afirmando que o governo era “implacável na censura de meios de comunicação sauditas à internet”.

Rússia

As redes sociais são fortemente censuradas pelo governo russo, que inclusive mantém uma lista negra na internet, para aplicar suas políticas de censura. Os movimentos da Rússia para censurar a internet começaram de duas formas: com uma série de e-mails e formulários burocráticos.

Inclusive, desde a invasão da Ucrânia, os russos têm migrado cada vez mais para o uso de redes privadas virtuais (VPNs), e aplicativos de mensagens criptografadas, para conseguirem ter acesso a informações e até mesmo acessar sites bloqueados como o próprio Facebook.

Mianmar

Mianmar era um país que costumava censurar o uso da internet, contudo, após um golpe liderado por militares do país em 2021, a censura a internet acabou se intensificando, ao ponto que em 2022, as Nações Unidas condenaram a “ditadura digital” imposta pela junta, o que acabou levando a diversos apagões contínuos da internet, assim como o bloqueio das redes sociais.

Irã

Um dos países com a maior censura de internet no mundo é o Irã. O país é conhecido por cortar frequentemente as ligações à internet, isso, sem mencionar o bloqueio total das principais redes sociais.

As graves políticas de censura do país foram submetidas a escrutínio global em 2022, devido aos protestos que afetaram profundamente o país. Já no ano passado, em 2023, o governo dos Estados Unidos aplicou sanções adicionais à empresa iraniana Arvan Cloud, devido ao movimento de censura da empresa em apoio ao governo do Irã.

China

Entre os países que mais censuram a internet, a China com certeza é um deles. No país, basicamente todas os principais aplicativos de redes sociais são proibidos, por exemplo, sites e aplicativos do Google não estão disponíveis por lá.

Contudo, é importante lembrar que cerca de 70% da população chinesa (1,3 bilhão de pessoas) está conectada à internet, porém, em um ambiente complemente diferente do restante do mundo. Isso porque o governo chinês possuí leis rigorosas para assegurar o controle social.

Paralelamente, oferece inúmeros subsídios a empresas locais de tecnologia que desenvolvam ferramentas que atendam as regras do país. Exatamente por isso, o WeChat — rede social chinesa — bateu mais 1 bilhão de contas criadas.

Comentários estão fechados.