10 países que mais fazem plástica do mundo, e o Brasil é um deles
Dentre os países que mais fazem cirurgias plásticas, o Brasil é um dos líderes absolutos no número de procedimentos realizados
Uma das indústrias que mais cresce no Brasil é a de cirurgia plástica. De acordo com os últimos dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), estima-se que foram realizadas cerca de 1,5 milhão de cirurgias no país no último ano, um número que tende a aumentar exponencialmente.
Nos últimos anos, o Brasil se tornou um dos destinos mais procurados por pessoas em busca de procedimentos estéticos e reconstrutivos, impulsionando cada vez mais essa indústria em nosso país.
Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, 86,5% de todos os procedimentos estéticos realizados no mundo foram feitos em mulheres, ressaltando a significativa presença feminina nessa indústria.
Além disso, a indústria das cirurgias plásticas tem gerado um novo fenômeno em ascensão mundialmente, conhecido como “turismo médico”. Nesse cenário, as pessoas buscam procedimentos mais acessíveis em outros países, sendo esse um dos motivos para o significativo crescimento desse mercado no Brasil.
Leia também | Os 10 países com a maior expectativa de vida do mundo
Países que mais fazem cirurgia plástica no mundo
Para identificar quais são os países que mais fazem cirurgia plástica no mundo, nos aprofundamos nos últimos dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (International Society Of Aesthetic Plastic Surgery), para criar esse ranking de países, lembrando que nosso ranking é baseado em números per capita e não números absolutos, confira:
10. Itália
Na Itália, a busca pela estética através de cirurgias plásticas é tem aumentado cada vez mais, com uma média de 4,79 procedimentos para cada mil habitantes. Os italianos tem realizado em média cerca de 283.668 cirurgias estéticas por ano, sendo o implante mamário o mais popular.
9. México
O México é um país reconhecido mundialmente pela qualidade nos serviços de cirurgias plásticas, tendo um índice de 5,31 procedimentos por mil habitantes. Atingindo um recorde de mais de 1,2 milhões de cirurgias em 2021, o país tem visto um boom nesta indústria, atraindo americanos com preços até 80% menores que nos Estados Unidos.
8. Turquia
A Turquia é outro país muito forte nesse mercado, com uma média de 5,40 cirurgias para cada mil pessoas, realizando em média 950 mil procedimentos por anos. O país é um destino popular para uma ampla gama de cirurgias, desde abdominoplastias a rinoplastias.
7. Alemanha
A Alemanha também é um dos países com um dos maiores mercados de cirurgias plásticas, tendo uma média de 5,72 plásticas para cada mil habitantes. A Alemanha é um líder em cirurgias plásticas, particularmente nas áreas facial e mamária.
6. Estados Unidos
Os Estados Unidos fica em sexto lugar no que diz respeito a esse mercado. Apesar de ser uma boa posição, só não está mais a frente no ranking devido a vizinhança com o México, onde boa parte dos americanos, optam em fazer seus procedimentos por lá devido ao preço mais em conta.
Contudo, ainda sim, ocorre uma média de 5,91 procedimentos para cada mil pessoas, representando 18,9% das cirurgias estéticas mundiais. Com uma variedade de cirurgias populares, estados como Flórida, Califórnia e Nova York são os mais procurados. A maioria dos pacientes são mulheres, na faixa dos 40 aos 54 anos, buscando melhorias estéticas.
5. Grécia
A Grécia marca sua posição como um dos principais destinos para cirurgia plástica do mundo, com 6,33 procedimentos para cada mil habitantes. Apesar do aumento dos custos no país, a demanda por procedimentos estéticos continua a crescer, com os cirurgiões plásticos realizando cada vez mais intervenções.
4. Colômbia
O quarto lugar vai para a Colômbia, com 7,26 cirurgias para cada mil pessoas, somando uma média 555.000 procedimentos realizados por ano. O país é conhecido mundialmente por oferecer esse tipo de serviço com valores mais acessíveis, atraindo pacientes de todos os países em busca de qualidade a preços mais em conta. A lipoaspiração lidera as preferências de intervenções no país, contudo, o país enfrenta desafios relacionados à regulamentação e à informação ao paciente.
3. Brasil
Em terceiro lugar temos o Brasil, que tem uma média incrível de 7,62 cirurgias plásticas para cada mil pessoas. Para se ter ideia de como esse mercado tem crescido anualmente, em 2019 foram feitas 1,1 milhão de cirurgias, já em 2022, esse número subiu para 1,5 milhão, sendo o líder da América Latina em procedimentos estéticos na contagem geral e o segundo do mundo. Só um detalhe para adicionar, o Brasil é hoje o país com maior número de cirurgiões plásticos per capita do mundo.
2. Argentina
Ainda que sejamos lideres da América Latina em números totais, a Argentina passa a frente com relação ao número de procedimentos per capita, tendo uma média de 8,81 procedimentos para cada mil habitantes. Os últimos dados (de 2020), apontam que foram feitas cerca de 284.320 procedimentos em 2020, número que deve ter aumentado consideravelmente de lá para cá.
1. Coreia do Sul
Sim! o líder mundial em cirurgias plásticas é a Coreia do Sul, com incríveis 8,90 procedimentos estéticos para cada mil pessoas. Neste país existe um fato um tanto quanto curioso que é a quantidade de procedimentos estéticos realizados em pessoas jovens, motivados pela cultura atual do país.
Porque esse mercado tem crescido tanto?
O mercado de cirurgia plástica vem crescendo cada vez mais devido a uma combinação de fatores, principalmente a crescente valorização de padrões estéticos idealizados, muito influenciados pela onipresença das redes sociais. As plataformas digitais de compartilhamento de imagens e vídeos têm motivado um número cada vez maior de pessoas que buscam uma perfeição estética, elevando a demanda por intervenções cirúrgicas que prometem alcançar tais ideais.
Além disso, a facilidade de acesso a informações sobre esses procedimentos e uma mudança na percepção pública, que vem se tornando mais aberta e menos crítica à cirurgia plástica, também têm impulsionado significativamente esse setor.
Ainda que o setor esteja em franca ascensão, devido a inovação e pelo aumento da procura, é muito importante que as pessoas tenham muito cuidado com os procedimentos. Saiba que todo procedimento estético carrega seus riscos e deve ser confiado apenas a profissionais qualificados. A escolha de um cirurgião plástico certificado e reconhecido, que esteja registrado em órgãos competentes, é indispensável para assegurar não apenas a segurança do paciente, mas também a qualidade e a satisfação com os resultados obtidos.
Comentários estão fechados.