Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

10 países que podem desaparecer do mapa até 2050

Alguns países estão seriamente ameaçados de desaparecer completamente do mapa até 2050 devido a alterações climáticas

Ao longo dos últimos anos, cada vez mais debates sobre as alterações climáticas são realizados, tornando-se um verdadeiro desafio global para nossa era. Embora o clima na Terra tenha sofrido grandes mudanças ao longo de milhares de anos, a tendência atual de aquecimento ocorre em um ritmo nunca antes visto nos últimos 10 mil anos.

Como consequência, essas alterações climáticas poderão afetar o Produto Interno Bruto (PIB) mundial em 18% até 2050, afetando diversos setores econômicos, estruturais e sociais, podendo levar até mesmo a devastação de algumas nações.

Para se ter dimensão do fato, estudos como o World Atlas Climate Central, Business Insider e Insider Monkey, indicam que até mesmo alguns países podem desaparecer no futuro, devido a alterações no nível do mar, a localização geográfica, infraestrutura e suscetibilidade a fenômenos meteorológicos extremos.

A partir dos dados de estudos como mencionados acima, a seguir, vamos te contar quais são os 10 países que podem desaparecer em um futuro não tão distante, devido as alterações climáticas que tem aumentado anualmente o nível do mar, colocando em risco essas nações até 2050.

1. Maldivas

Elevação anual do nível do mar: 1,6 mm

As Maldivas, um arquipélago formado por 25 atóis de coral e 1.190 pequenas ilhas espalhadas pelo Oceano Índico, estão numa luta constante contra a natureza. A peculiaridade geográfica dessas ilhas, com mais de 80% de seu território menos de 1 metro acima do nível do mar, coloca-as em uma situação delicada.

As principais atividades econômicas, como turismo e pesca, bem como cerca de metade dos assentamentos humanos, estão perigosamente próximas ao mar, a menos de 100 metros da orla. Diante do avanço das águas, o país vem buscando alternativas, como a construção de ilhas artificiais e a realocação de parte de sua população para áreas mais altas, numa tentativa de garantir seu futuro.

2. Seychelles

Elevação anual do nível do mar: 2,3 mm

As Seychelles, um pequeno arquipélago de 115 ilhas no Oceano Índico, enfrentaram uma grave ameaça em maio de 2007, quando marés altas invadiram áreas até então seguras, alcançando até 50 metros terra adentro.

Este arquipélago, conhecido por suas praias e recifes de coral, tem sua capital, Victoria, na ilha principal de Mahé, sendo um destino de turismo cobiçado. Cerca de 80% de suas atividades econômicas são desenvolvidas em zonas suscetíveis a inundações costeiras, um risco que o episódio de 2007 mostrou para o mundo, ameaçando diretamente o sustento econômico destas áreas vulneráveis.

3. Vietnã

Elevação anual do nível do mar: 3,6 mm

O Vietnã está sob uma ameaça continua devido à rápida elevação do nível do mar, que além de inundar regiões fluviais, tem aumentado a salinidade de campos de arroz fundamentais para a alimentação do país. Este fenômeno está ameaçando sua agricultura, que é fundamental para a economia vietnamita, colocando em risco a segurança alimentar da nação. O Banco Mundial alertou ainda para o risco de um aumento das temperaturas em mais de 3 graus Celsius, deixando claro os desafios ambientais enfrentados pelo país.

4. Kiribati

Elevação anual do nível do mar: 1-4 mm

O Kiribati é uma república remota e de baixa altitude. O país enfrenta riscos iminentes decorrentes das mudanças climáticas. Com toda sua população e infraestrutura crítica localizadas na costa, o país sofre com inundações frequentes, que não só danificam o habitat terrestre como também afetam negativamente a vida marinha. A necessidade de medidas eficientes contra a elevação do nível do mar é urgente para garantir a sobrevivência de Kiribati.

5. Samoa

Elevação anual do nível do mar: 4 mm

Samoa, é um país composto por sete ilhas principais e diversos recifes de coral, possui uma rica história marcada pela colonização europeia a partir do século XVIII. Atualmente, enfrenta severos impactos do aquecimento global, incluindo o branqueamento de corais, um fenômeno extremamente preocupante para os recifes que serve de barreira natural contra a elevação do mar.

A destruição dessas barreiras naturais coloca em risco a terra e a economia de Samoa, afetando diretamente setores como o turismo e a agricultura e levantando questionamentos sobre a viabilidade a longo prazo do país.

Leia também | 10 países que serão as maiores economias do mundo até 2040

6. Tuvalu

Elevação anual do nível do mar: 5 mm

Localizado no Oceano Pacífico, Tuvalu é um pequeno país que enfrenta desafios extremamente preocupantes devido às mudanças climáticas. Com o seu ponto mais elevado a meros 4,6 metros acima do nível do mar, o país é extremamente vulnerável à elevação das águas. Erosão costeira e tempestades frequentes são apenas alguns dos problemas adicionais. Tuvalu é um participante ativo em iniciativas globais para combater as mudanças climáticas, mas a sua sobrevivência no futuro é incerta.

7. Ilhas Fiji

Elevação anual do nível do mar: 6 mm

As ilhas Fiji, estão numa corrida contra o tempo devido à sua baixa elevação e aos impactos devastadores das mudanças climáticas. A realidade desses impactos já forçou a relocação de comunidades inteiras, como a aldeia de Vunidogoloa, devido à subida do nível do mar. Com manguezais desaparecendo rapidamente, estes ecossistemas necessários para a proteção costeira estão em queda livre, ameaçando a existência futura do país. Projeções apontam para um aumento de até 43 centímetros no nível do mar até 2050, colocará em sério risco a existência de comunidades costeiras de Fiji.

8. Vanuatu

Elevação anual do nível do mar: 6 mm

Vanuatu é um país composto por 82 ilhas vulcânicas sendo este um dos países mais ameaçados do mundo por alterações climáticas. Projeções alarmantes sugerem um aumento de 1 grau na temperatura e uma significativa elevação do nível do mar até 2030, aumentando e muito os riscos de ciclones mais intensos e oceanos mais ácidos. A capacidade do país de sustentar sua população e manter sua biodiversidade está seriamente ameaçada, evidenciada pela destruição causada pelo ciclone Pam em 2015, que devastou grande parte da infraestrutura do país.

9. Ilhas Marshall

Elevação anual do nível do mar: 7 mm

As Ilhas Marshall enfrentam uma crise existencial, com cinco ilhas e 29 atóis espalhados pelo Pacífico. A ameaça de ser submerso pelo mar é realmente grande, como mostra um estudo de 2021, que previu a inundação permanente de 40% dos edifícios na capital, Majuro, com um aumento de 1 metro no nível do mar. A possibilidade de ilhas inteiras desaparecerem põe em risco o modo de vida e a cultura do povo Marshallese.

10. Ilhas Salomão

Elevação anual do nível do mar: 8 mm

As Ilhas Salomão, um arquipélago de beleza natural com 990 ilhas, enfrentam o avanço implacável do mar. Nos últimos anos foi possível observar o desaparecimento de cinco ilhas, com outras seis em risco de serem completamente submersas pelo mar. A mudança forçada de comunidades para terras mais altas deixa claro o impacto dramático das mudanças climáticas sobre o ecossistema e a população local, destacando uma crise ambiental que ameaça apagar a biodiversidade e a herança cultural das Ilhas Salomão.

Comentários estão fechados.