Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

10 países que terão a maior queda populacional nos próximos 30 anos

Diversos países ao redor do mundo enfrentaram um declínio populacional, mas estes serão os países que terão as maiores quedas

A queda populacional é um cenário visto em diversos países do mundo, que tende a se agravar ainda mais nas próximas décadas. A questão é que a queda populacional é vista com grande preocupação para as economias mundiais.

Principalmente porque o declínio populacional está diretamente ligado a diminuição da força de trabalho, onde, com essa diminuição, a capacidade da economia de alocar pessoas em alguns setores pode ser profundamente afetadas.

Naturalmente, acabarão faltando pessoas jovens para algumas áreas, agravando o risco econômico e de desenvolvimento de diferentes setores não só no Brasil, como no mundo todo.

Claro que, nem sempre o declínio populacional é visto como algo negativo, haja visto que em algumas situações, essa queda pode significar mais recursos que podem ser alocados à população, e a riqueza per capita pode aumentar.

Além disso, uma população em queda alivia problemas associados à superpopulação, em áreas diretamente afetadas por ela, como o aumento da poluição, tráfego, preço dos imóveis e aluguéis e a degradação ambiental.

Países que terão a maior queda populacional

Independente de qual seja o impacto, é um fato que muitos países passarão por profundas quedas populacionais nas próximas décadas, e a seguir, vamos trazer os dados do World Population Review, que nos mostra quais serão os países com a maior queda populacional do mundo até 2050.

10º Albânia

Estima-se que a população albanesa diminua cerca de 15,8% até 2050, caindo de 2,9 milhões de pessoas para 2,4 milhões. Além disso, estima-se que 38% de toda a população albanesa viva no exterior.

9º Japão

Entre 2020 e 2050, a população do Japão deve perder impressionantes 20,7 milhões de pessoas. Dessa maneira, a população com atuais 126,5 milhões de pessoas deve encolher para 105,8 milhões em 2050, uma queda de 16,3%. No Japão a população vem caindo desde 2011, devido às taxas de fertilidade muito baixas e o envelhecimento populacional.

8º Moldávia

A Moldávia experimentará uma redução de 16,5% de pessoas até 2050. Com isso, o país com cerca de 4 milhões de pessoas deve passar para 3,4 milhões. No país, a pobreza e a corrupção afastaram os jovens qualificados do país, com isso, a população está envelhecendo, além de ser atormentada por baixos padrões de vida.

7º Croácia

A população da Croácia pode encolher 18% até 2050. Assim, a população poderá cair de 4,1 milhões para 3,4 milhões nos próximos 30 anos. Na Croácia, o pico populacional aconteceu em 1991, quando o país chegou a 4,78 milhões de pessoas, mas de lá pra cá baixas taxas de natalidade estão reduzindo a população do país.

6º Bósnia e Herzegovina

Conforme estimado, a população da Bósnia e Herzegovina deve passar de 3,3 milhões para 2,7 milhões em 2050, ou seja, uma queda de 18,2%. No país, as taxas de fertilidade estão bem abaixo da taxa de reposição populacional.

Leia também | Os 6 países com os maiores salários mínimos do mundo

5º Sérvia

A Sérvia deve experimentar uma queda de 1,6 milhão de pessoas até 2050, com isso a população de 8,7 milhões para 7,1 milhões, um declínio de 18,9%. Na Sérvia, as altas taxas de migração, acopladas a baixa taxa de fertilidade, tem reduzido drasticamente a população do país.

4º Ucrânia

A Ucrânia deve cair de 43,7 milhões de pessoas medidos em 2020, para 35,2 milhões nos próximos 30 anos, ou seja, uma perda de 19,5%. A guerra, vinculada as altas taxas de migração, junto com altas taxas de mortalidade e baixas taxas de natalidade, vão reduzir severamente a população do país.

3º Letônia

A Letônia poderá perder impressionantes 21,6% de toda sua população até 2050. Lembrando que o país perdeu 1/5 de toda sua população desde que aderiu à União Europeia em 2004. Assim, levando a grande perda populacional do país é a migração, economia e baixas taxas de natalidade.

2º Lituânia

O segundo país que experimentará a maior taxa de redução populacional é a Lituânia, que deve ver uma queda de 22,1% nos próximos 30 anos, encolhendo o país de 2,7 milhões para 2,1 milhões de pessoas. A maior perda populacional da Lituânia ocorre devido à migração em massa.

1º Bulgária

O país que sofrerá a maior queda população nos próximos 30 anos é a Bulgária, que deverá ter uma redução de 22,5%, ou seja, passando de 6,9 milhões de pessoas medido em 2020, para 5,4 milhões em 2050. O grande causador da redução populacional do país é a migração em massa para o exterior.

Comentários estão fechados.