Existem algumas palavras da língua portuguesa que causam muitas dúvidas na hora de escrever, até mesmo para os falantes nativos. Isso porque, existem algumas letras nas palavras que possuem sons similares na hora de se falar e que, por conta disso, acaba causando muitas dúvidas nas pessoas, a exemplo de palavras que possuem X e CH.
Muito provavelmente, você já se perguntou se tal palavra “escreve com x ou ch”, e isso é perfeitamente normal. Não só você, mas uma grande parcela dos brasileiros se confundem na hora de escrever algumas palavras com essas letras.
Além da complexidade da língua portuguesa que possuí diversas letras para se formar os mesmos fonemas, nossa língua apresenta ainda as palavras homófonas, que são os termos que possuem a mesma pronúncia, mas que tem como diferencial a grafia, que é diferente uma da outra.
Pensando em te ajudar, hoje nós vamos apresentar as palavras que as pessoas mais confundem na hora de escrever com X e CH, e vamos apresentar algumas regrinhas que você pode utilizar para acabar de vez com essa dúvida.
Leia também | 80 palavras em inglês que falamos todos os dias e nem percebemos
Palavras com X que escrevemos com CH
Vamos conhecer agora quais são as palavras que geralmente optamos por escrever com CH, mas que na verdade, são escritas com X.
1. Mecher: o certo é mexer.
Exemplo em uma frase: não é permitido mexer nos objetos pessoais.
2. Puchar: o certo é puxar.
Exemplo em uma frase: poderia puxar a porta por favor?
3. Enchergar: o certo é enxergar.
Exemplo em uma frase: não consigo enxergar nada sem óculos.
4. Chingar: o certo é xingar.
Exemplo em uma frase: você deveria parar de xingar tanto.
5. Enchugar: o certo é enxugar.
Exemplo em uma frase: precisa enxugar o chão se não alguém pode escorregar.
6. Deichar: o certo é deixar.
Exemplo em uma frase: é melhor deixar isso de lado.
7. Baicho: o certo é baixo.
Exemplo em uma frase: o teto ficou meio baixo.
8. Chícara: o certo é xícara.
Exemplo em uma frase: aceita uma xícara de café?
9. Queicho: o certo é queixo.
Exemplo em uma frase: ela tem um furinho no queixo.
10. Tacha: o certo é taxa.
Exemplo em uma frase: a taxa de juros é muito alta.
Aqui no Tacha vai um fato interessante, a palavra realmente existe no dicionário, mas não significa taxa do tipo (tributo, imposto, ou tarifa do qual normalmente escrevemos), mas sim, seu significado vem de mácula, desonra, tachar a pessoa de alguma coisa ou ainda é conhecido como percevejo (tachinhas).
Quando escrever com X ou CH?
Para desvendar o mistério de quando utilizar o X ou o CH, vamos explorar quatro regras básicas que esclarecem essa dúvida comum:
1. Após um ditongo, que é a junção de duas vogais em uma única sílaba, o correto é optar pelo X. Exemplos clássicos incluem palavras como “faixa”, “baixo”, “deixa”, “peixe”, “trouxa” e “frouxo”.
2. Quando uma palavra começa com a sílaba “me”, segue-se a regra de utilizar o X imediatamente após. Isso se aplica a palavras como “México”, “mexerica”, “mexilhão” e “mexer”. Contudo, não podemos de falar sobre uma única exceção: a palavra “mecha”, que deriva do imperativo “mexa” do verbo mexer, indicando algo como um segmento ou porção, por exemplo, “uma mecha de cabelo”, mantém sua correção e significado específico.
3. O uso do X é também padrão quando o termo inicia com “en”: palavras como “enxada”, “enxaqueca”, “enxergar”, “enxugar” e “enxoval” ilustram essa regra. Contudo, há exceções para palavras que derivam de outras com CH, como “encher” que vem de “cheio”, resultando em que “preencher”, “enchente”, entre outras, preservem o CH.
4. Palavras de origem indígena, africana ou aquelas adaptadas do inglês frequentemente adotam o X em sua grafia. Confira alguns exemplos: “orixá”, “abacaxi”, “capixaba”, “xingar”, “xerife” e “xampu”.
Comentários estão fechados.