Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

10 profissões incríveis que não existem, mas serão criadas até 2030

Algumas profissões que atualmente não existem, estão cotadas para serem as próximas a serem criadas até pelo menos 2030

O futuro do mercado de trabalho é incerto, segundo dados do Relatório sobre o Futuro dos Empregos, a automação e Inteligência Artificial, vão pouco a pouco substituir milhares de empregos ao redor do mundo. Contudo, o mesmo relatório também aponta que milhares de novos empregos serão criados nos próximos anos.

O advento de novas tecnologias, impacta e impactará profundamente e irreversivelmente as indústrias, especialmente quando temos empregos que demandam poucas qualificações, todavia, ao mesmo tempo, criam-se empregos que necessitam de competências diversas.

Podemos dizer que, nos próximos anos, serão extremamente impactados pela tecnologia, os empregos cujos profissionais não possuem competências específicas, já os profissionais que buscarem se atualizar conseguirão garantir seu lugar ao sol.

Como resultado, as novas tecnologias serão responsáveis por fazer com que o mercado de trabalho necessite de novos conhecimentos, o que criará milhares de oportunidades de emprego mais produtivos. Pensando nisso, nós decidimos trazer os 10 próximos empregos que estarão cotados para serem criados nos próximos anos, mais especificamente até 2030.

1. Facilitador de eficiência organizacional

Potencializar a eficiência torna-se essencial em todos os níveis – individual, departamental e organizacional. Raj Narayanaswamy, cofundador e co-CEO da Replicon, pioneira em soluções de gestão de força de trabalho baseadas no conhecimento global, enaltece a importância dos cargos executivos em empresas de variados portes. Segundo ele, os diretores devem sentir-se à vontade trabalhando com dados e fornecendo orientações para aprimorar a produtividade.

2. Corretor de oportunidades subutilizadas

Diante do impulso à produtividade, organizações podem explorar maneiras de rentabilizar ativos ociosos, como aluguel de espaços ou máquinas próprias. Um corretor de excesso de capacidade pode analisar a estrutura da organização, identificar ativos utilizáveis e conectar-se com organizações dispostas a investir neles.

3. Operadores remotos de drones

Imaginem enviar pacotes enquanto você está no escritório. A ascensão de caminhões autônomos e drones de entrega sugere que esse é o futuro. Isso implica que a demanda por motoristas de caminhão provavelmente diminuirá no setor de transporte, enquanto a busca por pilotos e operadores remotos de drones aumentará.

Zach Howard, gerente de desenvolvimento de negócios da Nonstop Brokerage Inc., prevê que os drones de entrega em breve se tornarão uma tecnologia convencional. Além disso, as empresas de entrega precisarão contratar e manter uma frota considerável de drones, com pilotos treinados capazes de navegar nos ambientes de entrega de última geração.

4. Gestor de tráfego aéreo na Indústria privada

Com o aumento das frotas de drones, as empresas terão que administrar seus próprios sistemas de controle de tráfego aéreo, muitas vezes cruzando fronteiras interestaduais ou internacionais. Isso implica a necessidade de negociações e cooperação entre essas empresas, governos, municípios e outras partes interessadas relevantes.

Leia também | 15 profissões que podem acabar a qualquer momento de agora em diante

5. Orientador médico

Com a tendência em direção aos cuidados baseados em valor, há uma demanda significativa por assistentes, defensores e orientadores na área da saúde, de acordo com Jim Lebret, Diretor Médico Sênior do Mount Sinai Health System, Nova Iorque, e Diretor de líderes de equipe de código no Hospital Bellevue, na cidade de Nova Iorque.

Ele destaca que, assim como não tínhamos médicos assistentes e enfermeiros há alguns anos, continuam a surgir diversas funções na área da saúde. Um orientador médico é alguém que pode verificar o progresso pós-consulta, garantindo que os pacientes sigam as recomendações dos médicos em relação a exercícios, nutrição ou medicamentos, além de ajudar a superar possíveis obstáculos ao sucesso.

6. Especialista em transporte autônomo

À medida que vislumbramos um futuro com carros autônomos, drones e dispositivos que flutuam no ar, torna-se indispensável contar com a presença humana para supervisionar esse novo fluxo de tráfego. Será necessário integrar esses veículos autônomos aos sistemas existentes e, em seguida, monitorar de perto os resultados para garantir uma convivência eficaz.

7. Especialista em resposta a ameaças cibernéticas

O cenário de ataques que ocorrem na internet está em constante aumentando. Para desenvolver estratégias defensivas contra esses ataques, as empresas terão que investigar as Táticas, Técnicas e Procedimentos (TTP) de cada um, conforme destaca Kayne McGladrey, Diretora de Segurança e Tecnologia da Informação da Thing Development. A responsabilidade do especialista em resposta a ameaças será identificar padrões comuns entre diversas ameaças digitais.

8. Especialista em integração humano-tecnológica

Pessoas capacitadas nesta função serão mentores, orientando outros sobre como aproveitar e incorporar a ampla gama de tecnologias para aprimorar a qualidade de vida. Um especialista em integração humano-tecnológica examinará de maneira abrangente as diferentes tecnologias relacionadas ao trabalho e ao consumo de uma pessoa, simplificando dispositivos e plataformas para otimizar sua produção.

9. Programador de realidade virtual

A demanda por tecnologia de realidade virtual está crescendo de forma exponencial. Empresas necessitarão de programadores e designers de computador para criar esses novos universos destinados a atividades de realidade virtual e aumentada. A criação da realidade virtual é o primeiro passo, exigindo a formação e a preparação de um número crescente de profissionais com as habilidades necessárias.

10. Treinador de fim de vida

Os baby boomers (pessoa nascida entre 1945 e 1964) estão se aproximando do final de suas vidas nesta década ou na próxima. Portanto, surge uma ênfase maior em o que as pessoas desejam passar seus últimos dias.

Um orientador de vida no fim da jornada pode auxiliar indivíduos e famílias a tomarem decisões mais informadas sobre como aproveitar as últimas semanas e meses de vida. Especialistas observam que atualmente há um excesso de tratamento no final da vida de alguém, prevendo uma mudança significativa nos próximos anos em direção a acrescentar mais vida aos dias, em vez de dias à vida.

Esses orientadores ajudarão as pessoas a explorar seus valores pessoais e opções médicas para criar o tipo de desfecho que desejam.

Comentários estão fechados.