Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

10 profissões que a maioria dos brasileiros atualmente trabalham

No Brasil, existem cerca de 2.000 profissões diferentes, contudo, cerca de 1/3 de toda força de trabalho do país, atua em 10 profissões

O Brasil é um país com milhares de profissões diferentes, segundo dados do Ministério do Trabalho, são cerca de 2.000 profissões diferentes, dos quais os mais de 107,8 milhões de brasileiros que são a força ativa de trabalho no país estão exercendo atualmente.

Dentre esse número médio de 2 mil profissões diferentes, existem aquelas que são mais comuns entre os brasileiros, e aquelas mais desconhecidas, onde, naturalmente, profissões mais comuns acabam tendo um maior número de trabalhadores, principalmente quando comparado as atividades mais desconhecidas.

Um fato interessante, é que dessas 2 mil profissões diferentes, cerca de 1/3 de toda a força de trabalho, ou seja, algo próximo dos 40,8 milhões de vínculos empregatícios, concentram-se em apenas 10 profissões, cuja média de salarial tende a não superar os dois salários mínimos por mês.

Se você está curioso para saber quais são as profissões com a maior força de trabalho no país, a seguir, vamos te contar quais são as 10 profissões que possuem mais trabalhadores na ativa, e descobrir se a sua é uma delas, confira!

Leia também | Quais profissões no Brasil podem ser chamadas de doutor?

Profissões que a maioria dos brasileiros trabalham

Com base nos dados do Ministério do Trabalho, o cargo de assistente administrativo é o emprego mais comum do Brasil, com algo próximo dos 2,1 milhões de empregos registrados. Em seguida, a segunda profissão com mais empregados no Brasil é o auxílio de escritório, com 1,9 milhão de empregos.

Profissões com mais brasileiros trabalhando atualmente:

  1. Assistente Administrativo
  2. Auxiliar de Escritório
  3. Vendedor de Comércio Varejista
  4. Faxineiro
  5. Alimentador de Linha de Produção
  6. Motorista de Caminhão
  7. Operador de Caixa
  8. Técnico de Enfermagem
  9. Professor (Nível Médio) no Ensino Fundamental
  10. Servente de Obras.

Saldo positivo de novos empregos

Segundo dados do Ministério do Trabalho, o Brasil criou 2,2 milhões de novos empregos nos últimos 15 meses. Da força de trabalho brasileira que ultrapassa os 100 milhões de trabalhadores, atualmente 46 milhões deles estão trabalhando em empregos formais.

Somente no mês de março, por exemplo, foram criados 244.315 novos postos de trabalho formal. Contudo, segundo dados do DATA MPE Brasil, a remuneração média por trabalhador brasileiro é de R$ 2.620 por mês, valor abaixo do considerado o ideal para a população brasileira.

Isso porque, segundo pesquisa do Dieese, o salário mínimo ideal para que os brasileiros consigam se sustentar de maneira segura, cobrindo todas as necessidades básicas como, moradia, saúde, educação, lazer, entre outros é de incríveis R$ 6.912, valor que menos de 10% da população brasileira recebe atualmente.

Apesar do salário ser abaixo do esperado, é esperado que novos postos de emprego sejam criados, da mesma forma que haja uma redução gradual no número de desempregados no Brasil, que, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE), é de 8,5 milhões de pessoas.

Comentários estão fechados.