Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

10 profissões que desapareceram nos últimos 20 anos

Nos últimos 20 anos o mundo mudou muito e, consequentemente muitas profissões deixaram de existir diante dos nossos olhos

Para quem está antenado sobre as carreiras, tendências e projeções futuras sobre o mercado de trabalho, frequentemente se depara com listas de profissões que devem acabar nos próximos anos.

Alguns dos principais motivos que levam a essas listas são a automação e a inteligência artificial, que colocaram em cheque inúmeras atividades consideradas repetitivas e que não dependem da subjetividade humana.

Mas, muitas pessoas acabam sendo bem céticas com esse tipo de informação, porque simplesmente não se lembram de atividades que simplesmente acabaram nos últimos anos. Mas, olha… foram muitas as profissões que acabaram nos últimos 20 anos.

Acontece que as mudanças acabam acontecendo gradualmente, e conforme vivenciamos tais mudanças, a maioria delas acaba acontecendo sem que nem ao menos percebemos. Contudo, se olharmos para trás, veremos muitas profissões que desapareceram completamente.

Profissões que acabaram nos últimos 20 anos

Nos últimos anos, os avanços de tecnologia, digitalização de processos assim como a mudança de hábitos e consumo transformaram e muito o mercado de trabalho, levando inclusive ao desaparecimento de várias profissões.

Muitas ocupações que um dia foram essenciais, com o tempo, se tornaram obsoletas devido à automação, assim como pelo surgimento de ferramentas modernas ou mesmo pela substituição de métodos tradicionais por soluções mais modernas e eficientes.

Esse é um fenômeno que vivemos a todo momento, mas muitas pessoas não perceberam que inúmeras profissões ficaram pelo caminho. E a seguir, vamos descobrir algumas dessas profissões.

1. Vendedor de enciclopédia
2. Ator de rádio
3. Atendente de videolocadora
4. Tipógrafo
5. Operador de mimeógrafo
6. Operador de telex
7. Técnico de revelação de filmes fotográficos
8. Operador de máquinas de fax
9. Conferente de bilhetes em ônibus ou trens
10. Funcionário de banco para compensação de cheques manualmente

Você sabia?

  • De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, quase 60% das profissões que existem hoje no Brasil devem desaparecer nas próximas nos próximos 20 anos devido a avanços tecnológicos.
  • Conforme o Fórum Econômico Mundial, com apoio da Fundação Dom Cabral, ao todo, 23% das ocupações existentes devem ser modificadas até 2027, impulsionadas especialmente por fatores políticos, ambientais, sociais e econômicos.
  • Segundo testes com inteligências artificiais, como o ChatGPT, onde especialistas questionaram a essas tecnologias se algumas carreiras podem desaparecer. As IAs apontaram que até 80 profissões podem desaparecer até 2030 graças a essa nova tecnologia de inteligência simulada.
  • Dados do relatório “O Futuro do Trabalho de 2023” que analisou o período entre 2023 e tendências até 2027, profissões como caixas de banco, cobradores, caixas de supermercado, funcionários dos correios e mais 23 profissões estarão em risco no Brasil nos próximos anos graças a automação e inteligência artificial.

Comentários estão fechados.