10 profissões que não precisam de faculdade para começar após os 50 anos
Uma das coisas que mais tememos é ficar sem um diploma universitário. Afinal, muitas profissões exigem que o candidato tenha concluído o ensino superior
Uma das coisas que mais tememos é ficar sem um diploma universitário. Afinal, muitas profissões exigem que o candidato tenha concluído o ensino superior. Mas o que acontece quando você não consegue fazer uma faculdade? Será que vai ficar sem emprego?
Saiba que existem profissões que não requerem um diploma universitário e ainda oferecem boas oportunidades de trabalho e renda. Muitas vezes o sucesso profissional não está necessariamente ligado a um diploma universitário.
Mas no Brasil, conseguir um emprego após os 50 anos pode ser complicado se você não for capacitado em alguma atividade específica ou ter um curso superior. Neste período da vida, muitas pessoas buscam novas oportunidades profissionais e desejam explorar carreiras que não necessariamente exigem um diploma universitário.
Para você que está querendo recomeçar e prosperar após os 50 anos, selecionamos 10 profissões que não exigem que você tenha feito faculdade.
Auxiliar de Limpeza
O Auxiliar de Limpeza faz a higienização e a conservação de lugares públicos e particulares. Ele varre o chão, lava vidros, remove o lixo, limpa banheiros, salas, quintal e áreas de convivência.
Além disso, esse profissional mantém os móveis e objetos limpos, bem como repõe os materiais de limpeza, e pode realizar atividades de apoio, como servir lanches e cafés.
Cuidador de Animais
Para trabalhar cuidando de pets, você não precisa de diplomas. O mais importante é ter empatia, carinho e zelo para com o animal. No geral, quem desempenha essa função oferece serviços como passeios e alimentação dos bichinhos.
Auxiliar de Produção
O auxiliar de produção é o profissional responsável por realizar tarefas relacionadas ao processo de produção, como inspeção, carregamento e descarregamento de mercadorias, embalagem, separação e montagem de peças.
Operador de Caixa
O operador de caixa tem a função de realizar a abertura e o fechamento do caixa, bem como processar e receber pagamentos, incluindo a emissão de notas fiscais. Além das atividades administrativas, ele desempenha um papel fundamental no atendimento direto ao cliente, sendo o responsável por concluir a compra.
Recepcionista
O recepcionista é a primeira impressão de uma empresa e desempenha um papel crucial na prestação de serviços de apoio e atendimento ao cliente. Ele é o contato principal entre o público e a empresa, transmitindo confiança e credibilidade.
Nesta profissão, geralmente é necessário apenas o ensino médio completo. Basta ter habilidades como comunicação, conhecimento de informática, organização e atitude positiva são fundamentais para desempenhar bem as funções de um recepcionista.
Cuidador de Idosos
Para se tornar um cuidador de idosos, o primeiro passo é se qualificar por meio de cursos que ensinam as maneiras corretas de cuidar de pessoas mais velhas e quais funções devem ser cumpridas. Essa capacitação permite que o profissional cuide de qualquer pessoa idosa, independentemente de sua condição de saúde.
Qualquer pessoa com mais de 50 anos e capacitação pode ser um cuidador de pessoas da terceira idade e não é necessário ter diploma na área da enfermagem para se tornar um profissional.
Assistente Administrativo
Um assistente administrativo desempenha uma função crucial em empresas e organizações, oferecendo suporte e gerenciando tarefas administrativas para facilitar o funcionamento eficiente das operações. Esse profissional atua no recebimento e envio de documentos, elaboração de relatórios, emissão de notas fiscais e atualizações de cadastro.
Auxiliar de Enfermagem
A área de Enfermagem conta com algumas ocupações que não exigem diploma do Ensino Superior. O auxiliar de Enfermagem, por exemplo, desempenha suas funções sob a supervisão de enfermeiros e fornece assistência direta a pacientes em hospitais, clínicas e asilos.
Cozinheiro
A gastronomia não exige um diploma universitário, mas existem diversos cursos especializados em culinária que podem trazer conhecimento prático e técnico valioso para o aprimoramento de quem cozinha.
Nesta profissão, as pessoas precisam ser criativas, ter boa comunicação e organização. Isso ajuda no bom desempenho nessa área.
Leia também | Quais são as profissões que têm direito a insalubridade?
Pintor e eletricista
Embora essas profissões tenham sido tradicionalmente transmitidas de mestres e aprendizes. A pessoa que deseja se profissionalizar nesta função após os 50 anos, pode fazer um curso que ensina técnicas diferentes e padrões de segurança.
Comentários estão fechados.