Chamadas

10 raças de gatos mais procuradas no Brasil

Além dos cachorros, os gatos são os bichos de estimação mais queridos pelos brasileiros. Existem várias raças de gatos, que não são fáceis de serem reconhecidas pelas pessoas. Existem diversas variações genéticas que se traduzem em diferenças em sua aparência, formando as raças dos gatos.

Para quem quer ter um felino em casa, selecionamos uma lista com as raças mais procuradas pelos brasileiros.

Persa

Persa / Imagem Freepik

O gato Persa é conhecido por sua pelagem longa e porte majestoso. Ele é considerado o “rei das exposições” devido à sua aparência elegante e focinho plano. Além disso, tem um temperamento tranquilo e é ótimo para famílias com outros pets ou crianças. 

Lembrando que seus pelos devem ser  escovados frequentemente para não terem nós.

Brazilian shorthair

Brazilian shorthair / Imagem Getty Images

Brazilian shorthair foi a primeira raça de gato brasileira a ser reconhecida internacionalmente. Surgiu através do cruzamentos entre raças de gato europeias.

Eles possuem pelo curto e sedoso, grande diversidade de padrões de cores de pelo e olhos. São resistentes a doenças e são brincalhões, dóceis e até um pouco carentes.

Burmês

Burmês / Imagem petlove

O gato Burmês ou Burmese, é de porte médio, com pelos na cor marrom escura e olhos amarelados. São conhecidos por manterem o comportamento típico de filhote por toda a vida adulta.

Ragdoll

Ragdoll / Imagem petlove

Ragdoll, comumente chamados Filhos de Josephine ou Filhos da Ann, é uma raça de gato desenvolvida nos Estados Unidos, mas especificamente no estado da Califórnia, durante a década de 1960.

Podem pesar mais de 9 kg quando adulto. Eles são gatos bastante dóceis e cheios de energia e se dão muito bem com crianças e outros animais – inclusive cachorros.

Possuem pelo semi-longo, olhos azuis e também podem ter manchas mais escuras em suas extremidades. 

Sphinx

Sphinx / Imagem Freepik

Sphynx, também conhecido como gato pelado canadense, é uma raça de gatos originária do Canadá, e que é conhecida por não ter pelos. Inclusivamente foi esta raça que inspirou o personagem Beerus do animangá “Dragon Ball”.

Se desequilibram fácil e têm dificuldade em subir em grandes alturas. São carinhosos e podem ser muito apegados aos seus donos.

Angorá

Angorá / Imagem Shutterstock

O gato angorá é uma raça de gato doméstico. É uma das raças mais antigas e naturais, tendo surgido na região de Ancara, na Turquia. É muito inteligente e conquista seu tutor com muita doçura e tranquilidade.

Eles têm muita energia e disposição para brincar, por isso adoram crianças. São extremamente adaptáveis ao ambiente em que estão inseridos.

O felino tem personalidade forte, e, geralmente, escolherá a pessoa que será seu tutor em seu lar.

Siamês

Siamês / Imagem Freepik

Gato siamês é uma raça de gato oriental, caracterizada por um corpo elegante e esguio e uma cabeça marcadamente triangular. São considerados gatos muito sociáveis e leais. Siameses adoram adultos, crianças – e conseguem acompanhar bem o ritmo delas, principalmente quando filhotes. Também se dão bem com outros animais. 

Himalaio

Himalaio / Imagem Wikipedia

Himalaio é uma raça de gatos desenvolvida nos EUA e Reino Unido, e, relacionada ao gato persa e ao gato siamês.

Os himalaios possuem pelos longos como os persas, olhos claros e manchas mais escuras em suas extremidades, como os siameses. É extremamente carinhoso e dócil, sendo perfeito para famílias com crianças e outros pets. 

Maine coon

Maine coon / Imagem patasdacasa

Conhecido como o “gigante gentil”, o Maine Coon é uma das maiores raças de gatos. São dóceis, sociáveis e se dão bem com crianças e outros animais. Também são muito inteligentes e independentes.

 Sua origem é desconhecida, mas a suspeita é que ele seja um cruzamento de gatos europeus de pelo longo com gatos americanos de pelo curto.

Leia também | As 23 palavras mais antigas do mundo, que existem a 15 mil anos

Gatos sem raça

gatos sem raça / Imagem Freepik

O gato vira-lata, também conhecido como SRD (Sem Raça Definida), não possui pedigree, ou seja, não tem um certificado atestando sua linhagem pura. Geralmente são encontrados nas ruas ou em abrigos de adoção e não possuem características físicas específicas.

Podem ser fruto de misturas de diversas raças, portanto apresentam algumas semelhanças com alguns tipos de bichanos como o Siamês ou o Persa.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

7 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

8 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

11 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

11 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

11 horas atrás

Bill Gates bate o martelo e revela carreiras protegidas da IA

Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…

11 horas atrás