Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

10 técnicas de memorização para estudar e fazer provas

Se você precisa estudar para fazer algum concurso ou prova, algumas técnicas de memorização poderão ajudá-lo nesta etapa

Muitas vezes as pessoas possuem dificuldades de memorização, seja para estudar, fazer provas, realizar concursos, entre outras possibilidades. Às vezes acaba surgindo até mesmo aquele sentimento de frustração, por não conseguir memorizar nada e na hora de fazer uma prova se sair mal.

A boa notícia é que existem diversas técnicas de memorização que você pode utilizar para potencializar os seus estudos e torná-los mais produtos. No entanto, precisamos esclarecer uma confusão causada por muitas pessoas quando falamos de técnicas de memorização e o estudo.

O fato que precisamos esclarecer é que a memorização por si só não vai te trazer o resultado almejado, para garantir um desempenho prolongado nos estudos é importante ter uma compreensão significativa das matérias.

Contudo, para que isso possa acontecer, é necessário usar a memória para lembrar de ideias, conceitos e materiais para a prova, dessa forma as técnicas de memorização te ajudarão neste caminho, mas não é o único caminho a se seguir, ou seja, é preciso utilizar as técnicas mas também é preciso compreensão do conteúdo estudado.

10 técnicas de memorização para estudar e fazer provas

Tente utilizar algumas destas técnicas que poderão ajudá-lo a exercitar sua mente e consequentemente melhorar sua recordação.

1. Caminhe antes de um exame

Essa talvez seja uma das técnicas de memorização mais surpreendentes. Está provado que o exercício pode aumentar a memória e o poder do cérebro.

Uma pesquisa conduzida pelo Dr. Chuck Hillman, da Universidade de Illinois, fornece evidências de que cerca de 20 minutos de exercício antes de um exame podem melhorar o desempenho.

2. Fale alto em vez de simplesmente ler

Embora isso possa fazer você parecer um pouco louco, dê uma chance! Você ficará surpreso com o quanto mais vai se lembrar quando começar a estudar em voz alta. Aviso: não faça isso em uma biblioteca lotada!

3. Recompense-se com um pequeno prêmio

O método de recompensas é muito utilizado como uma das técnicas de memorização e produtividade. Há muitas maneiras de integrar um sistema de recompensas aos seus hábitos, e, assim, aprender como memorizar o estudo para concurso com mais eficiência.

Uma maneira simples de se motivar a estudar é estipular uma recompensa após ler o conteúdo do dia, como fazer uma pausa para um lanche ou a cada sessão de leitura você ganha uma das suas balas preferidas.

Leia também | Conheça a técnica de estudo FEYNMAN que te fará aprender qualquer assunto

4. Ensine o que você aprendeu

A melhor maneira de testar se você realmente entendeu alguma coisa é tentar ensiná-la a outra pessoa.

Tem algum amigo que vai prestar o mesmo concurso? Combinem um dia para estudar matérias que ambos sabem bem e podem ensinar um ao outro.

Não conseguiu ninguém para te ouvir? Faça sozinho mesmo em seu quarto, para praticar e verbalizar o que você sabe.

5. Crie associações mentais

A capacidade de fazer conexões não é apenas uma maneira mais fácil de memorizar o estudo para concurso, mas é o combustível da criatividade e da inteligência.

Steve Jobs sabiamente disse: “A criatividade é apenas conectar as coisas. Quando você pergunta a pessoas criativas como elas fizeram algo, elas se sentem um pouco culpadas porque elas realmente não fizeram isso, simplesmente viram algo”.

Os mapas mentais são uma maneira fácil de conectar ideias, criando uma visão geral de diferentes conexões. Essa conexão é uma das técnicas de memorização capazes de armazenar a informação por muito mais tempo.

6. Desenhe diagramas

Utilizar mais de um sentido durante o estudo é uma das melhores técnicas de memorização. Desenhar diagramas, por exemplo, ajudará você a visualizar informações que seriam difíceis de descrever. Isso cria uma memória visual em sua mente, que pode ser lembrada durante um exame.

7. Times New Roman é a fonte mais rápida para ler

Simplificando — há uma razão pela qual o Times New Roman é a fonte padrão na maioria dos aplicativos! Ela é fácil de ler e você vai memorizar o estudo para concurso muito melhor se seus resumos forem feitos com ela.

8. Faça pausas regulares nos estudos

Quando seu cérebro está ativo, você precisa fazer pausas regulares no estudo para ajudá-lo a absorver mais informações. E também para mantê-lo motivado e focado enquanto estiver trabalhando.

Faça uma pequena pausa após 45 a 50 minutos de estudo, pois seu foco e concentração ficarão prejudicados após esse período. Qualquer coisa nova após 1 hora e 30 minutos não será tão bem assimilada.

9. Estude em um grupo

Estudar em grupo pode ajudar você a memorizar o estudo para concurso e a coletar novos insights para aprimorar sua experiência de aprendizado.

Encontrar pessoas que têm o mesmo objetivo ajuda a compartilhar recursos, discutir ideias e aumentar seu poder de interação. Além de sair um pouco do seu habitat diário de estudo.

10. Visualize a informação

O método de Loci também está entre as melhores técnicas de estudo e memorização. A ideia é que você visualize uma casa, associando os cômodos com informações.

Novas informações entram em uma nova sala. Abra uma gaveta para encontrar uma fórmula matemática. Abra um armário para encontrar os nomes de leis tributárias.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.