11 doenças na coluna que podem dar direito a aposentadoria em 2026
Se a sua doença na coluna está te impedindo de realizar suas atividades laborais é possível solicitar a aposentadoria por invalidez do INSS.
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é que a Pesquisa Nacional da Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, apontou que aproximadamente 27 milhões de adultos no Brasil sofrem com dores na coluna.
Esse número representa cerca de 18% de toda a população adulta no Brasil, sendo assim, milhares de brasileiros estão sofrendo com problemas na coluna e entre os principais está a lombalgia.
As dores na coluna podem prejudicar e muito o dia a dia de uma pessoa das tarefas simples as mais complexas, as dores muitas vezes prejudicam a mobilidade ou o desempenho físico de quem sofre com o problema.
Neste cenário onde a dor se torna impossibilitante entra a aposentadoria por invalidez, destinada aqueles que não conseguem realizar as atividades laborais devido a problemas de saúde. Se você sofre com problema na coluna vamos te explicar sobre as doenças que podem gerar aposentadoria por invalidez e quais são os requisitos.
Problema de coluna pode dar direito a aposentadoria?
Quando um trabalhador se encontra incapaz de realizar as atividades laborais é possível solicitar a aposentadoria por incapacidade permanente, também conhecida como aposentadoria por invalidez.
O benefício pode, sim, ser solicitado quando o trabalhador sofre de problemas na coluna independentemente de qual seja, no entanto, é preciso que a doença o impeça de realizar suas atividades laborais.
No entanto, para ter direito ao benefício será necessário cumprir algumas regras estipuladas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Como manter a qualidade de segurado, ou seja, é preciso estar contribuindo com o INSS ou ainda dentro do período de carência, quando os direitos continuam preservados mesmo sem contribuições recentes.
Também é exigido o cumprimento de uma carência mínima de 12 pagamentos mensais, exceto nos casos de doenças graves, acidentes de qualquer natureza ou enfermidades relacionadas ao trabalho.
Além disso, a concessão do benefício depende da comprovação de incapacidade total e permanente para o exercício de atividades profissionais, condição que deve será confirmada pela perícia médica realizada que é pelo próprio INSS.
Leia +: Aposentadoria por obesidade: Consulte se você tem direito
Doenças na coluna que podem aposentar por invalidez
Quando se fala em doenças na coluna que podem aposentar por invalidez não existe uma lista definida pelo próprio INSS, afinal, o que garante acesso ao benefício é o fato de não conseguir realizar atividades laborais e quem definirá isso será a pericia do INSS.
No entanto, algumas doenças da coluna podem ser incapacitantes o que pode garantir o acesso à aposentadoria por invalidez, confira algumas dessas doenças a seguir:
- Espondiloartrose anquilosante;
- Escoliose;
- Lombalgia;
- Artrose;
- Lordose;
- Osteofitose (bico de papagaio);
- Protusão discal;
- Discopatia degenerativa;
- Mielopatia;
- Cifose grave
- Cervicalgia.
Mesmo que a sua doença não esteja na lista você pode solicitar o benefício se está incapaz de trabalhar, vale mencionar que a ajuda de um advogado previdenciário pode te ajudar bastante na hora de conseguir o benefício.

Comentários estão fechados.