12 cursos técnicos com maior empregabilidade do Brasil
Para quem está em busca de ter uma profissão sucedida e de rápida inserção no mercado de trabalho, os cursos técnicos são excelente opções
O número de pessoas que fazem cursos técnicos no Brasil tem crescido significativamente nos últimos anos, e embora hajam mais pessoas se formando em cursos técnicos, isso não quer dizer que haverá mais concorrência, afinal de contas, da mesma forma que está crescendo o número de formados, o Brasil ainda demanda de muito mais profissionais preparados.
Dados do Censo Escolar 2023, apontam que houve um aumento de 12,1% entre 2022 e 2023 no número de pessoas se matriculando em cursos de nível técnico. O principal diferencial dessa modalidade é de proporcionar mais chances de pessoas se inserirem no mercado de trabalho em um menor tempo, garantindo assim não só um emprego, mas uma profissão.
Segundo uma pesquisa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em média, 84,4% dos formados em cursos técnicos estão empregados em até um ano após a conclusão do seu curso. Detalhe que, em algumas áreas, esse índice supera os 90%.
Falando um pouco mais sobre dados para quem quer se convencer de que um curso técnico é uma boa opção para ter uma ascensão na carreira profissional é que, segundo o Censo Escolar que mencionamos anteriormente, praticamente todas as modalidades do ensino técnico cresceram, afinal de contas, o mercado está demandando cada vez mais desses profissionais.
Leia também | 15 cursos técnicos recomendados para quem passou dos 40 anos
Cursos técnicos que mais empregam no Brasil
Os cursos que apresentaremos a seguir, são aqueles que possuem elevada empregabilidade, são setores que estão crescendo e consequentemente aumentando o número de contratações, mas também por capacitarem os profissionais com habilidades que podem ser aplicadas em diversos setores, não necessariamente sendo restritas a uma única indústria ou área profissional.
Confira a seguir os cursos técnicos que mais empregam no Brasil, e a taxa exata de profissionais empregados após conclusão dos cursos, conforme dados apresentados pelo SENAI:
1º – Mecânica 96,5%
2º – Alimentos 95,2%
3º – Mecânica de Manutenção 94,7%
4º – Refrigeração e Climatização 94,5%
5º – Eletromecânica 94,4%
6º – Automação Industrial 93,2%
7º – Fabricação Mecânica 93%
8º – Eletrotécnica 92,7%
9º – Soldagem 91,3%
10º – Manutenção de Máquinas Industriais 90,6%
Aumento na taxa de ocupação
Para comprovar como os cursos técnicos empregam no Brasil, vamos conferir os dados do SENAI que falam justamente sobre a taxa geração de ocupação de pessoas que são formadas em cursos técnicos nos últimos anos:
- Entre 2017 a 2019: 72% de ocupações
- Entre 2018 e 2020: 73,8% de ocupações
- Entre 2019 e 2021: 73,5% de ocupações (pequena redução devido ao período de lockdown na pandemia)
- Entre 2021 e 2023: 84,4% de ocupações
Esse indicador deixa claro a ascensão dos cursos técnicos no nosso país, número esse que inclusive está projetado para continuar a aumentar nos próximos anos, devido à demanda do mercado para esses profissionais.
Aproveitando a apanhado de dados que apresentamos anteriormente, outra questão que chama muito a atenção, é que os profissionais formados em cursos técnicos possuem um incremento de pelo menos 25% na rende após a conclusão do curso. Onde a média salarial dos profissionais que acabam de ingressar no mercado após formação é de 2,3 salários mínimos, algo em torno de R$ 3.177 por mês.
Comentários estão fechados.