12 palavras da língua portuguesa que paramos de falar
A língua portuguesa é viva e está se modificando a todo momento, inclusive com palavras que vão deixando de ser utilizadas
A comunicação, as palavras e nossa língua está em constante evolução. Para alguns teóricos, a língua tem vida própria, porque é um diálogo contínuo entre sujeitos sociais, ou seja, ela é tão viva quanto eu e você, e está sujeita aos processos normais pelos quais os humanos passam.
Alguns dos processos que tornam a língua tão semelhante a nós está ligada aos processos semelhantes que compartilhamos, ou seja, há palavras que nascem, palavras que se modificam — tanto no que querem dizer bem como na forma da escrita — e palavras morrem.
Se pensarmos com calma, a nossa comunicação atual é bem diferente da comunicação de algumas décadas atrás. Hoje utilizamos palavras que não faziam parte de um contexto antigo, bem como, deixamos de usar algumas palavras que parece não se encaixarem mais na nossa comunicação atual.
Palavras que deixaram de ser usadas
Em poucas décadas, palavras que um dia foram completamente comuns, simplesmente foram esquecidas, quase que “abolidas” da nossa comunicação atual. Vejamos abaixo 30 dessas palavras que, embora existam, deixamos de falar.
1. Lodaçal
Um local degradante.
2. Monturo
Sinônimo de lixo.
3. Deveras
Utilizada para realçar o teor daquilo que se fala “a apresentação foi deveras impressionante”.
4. Birosca
Comércio pequeno, de instalações modestas. Atualmente chamamos este local de “mercadinho”.
5. Acartado
Pessoa que possuí um diploma. Esse rapaz fez faculdade ele é acartado.
6. Cafundó
Um lugar afastado, remoto ou mesmo de difícil acesso. Essa cidade fica no cafundó.
7. Chinfrim
Item de pouco valor, ou sem importância. A festa prometia muito, mas acabou sendo um chinfrim.
8. Ululante
Algo muito claro.
9. Sirigaita
Mulher namoradeira, assanhada, fogosa.
10. Supimpa
Algo de muito bom, diferenciado, de alto nível e qualidade.
11. Murundu
Um acervo de coisas, ou algo em muita quantidade.
12. Estribado
Uma coisa muito legal, muito boa.
Leia também | 6 idiomas que são mais falados no Brasil além do português
A língua é viva
A nossa língua está o tempo todo evoluindo, contudo, acabamos não percebendo, afinal de contas isso ocorre de maneira completamente natural, conforme nosso cotidiano, contextos sociais, cultas entre outras questões.
Existem muitos motivos que podem levar nossa língua a mudar, fazendo com que novas palavras possam surgir, outras palavras possam desaparecer. Entre todos os motivos, alguns são a mudança cultural e tecnológica, mudanças de hábitos e comportamento, simplificação e economia de esforço, adoção de palavras estrangeiras, etc.
A nossa língua é viva porque está sendo utilizada sempre, em vários contextos, situações, o que faz com que ela tenha novos usos e novas possibilidades a todo momento, onde isso acontece tanto no espaço quanto no tempo.
Comentários estão fechados.