Por mais que tenhamos o máximo cuidado na hora de escrever ou até mesmo de falar, principalmente no trabalho ou durante o estudo, existem algumas palavras da língua portuguesa que costumam causar muita confusão entre as pessoas e que, consequentemente, levam a erros que poderiam ter sido evitados.
Um fato curioso é que existem diversas palavras da língua portuguesa que, por diversos motivos diferentes, acabam sendo pronunciadas errado, e isso é tão amplamente falado errado que as pessoas acabam se confundindo e achando que estão as falando e escrevendo de maneira correta.
Se você é uma pessoa que está focada em desenvolver suas habilidades com a língua portuguesa e quer adquirir o conhecimento necessário da norma culta da nossa língua, vamos te apresentar 12 palavras que muito provavelmente você fala ou já falou, ou até mesmo escreveu errado em algum momento.
A seguir, vamos conferir algumas das palavras aos quais, muito provavelmente você já falou ou escreveu errado, e caso ainda faça isso, parará a partir de agora!
Exemplos:
Exemplos:
Exemplos:
Exemplos:
Exemplos:
Leia também | 11 palavras sem acento que todo mundo erra e escreve com
Exemplos:
Exemplos:
Exemplos:
Exemplos:
Exemplos:
Exemplos:
Exemplos:
É super importante ter habilidades de comunicação em qualquer fase da sua vida, principalmente para sua carreira, independentemente se é voltada para as áreas de humanas ou exatas. Afinal, de que adianta dominar a Fórmula de Bhaskara se não conseguir expressar seus conhecimentos corretamente ou escrever de maneira precisa?
Contudo, após terminar a escola, muitos de nós não precisam mais escrever uma redação por semana durante as aulas de português. Isso pode acabar enferrujando nossas habilidades no idioma, certo? Para evitar esse problema, vamos te apresentar algumas dicas para você praticar e aprimorar sua escrita diariamente, mesmo sem necessariamente escrever com frequência:
Leia bastante: Desde os textos do rótulo do xampu durante o banho até o horóscopo no metrô. Além de expandir seu vocabulário, a leitura ajuda a memorizar exemplos de escrita eficaz, o que, por sua vez, ajuda a desenvolver suas próprias habilidades de escrita.
Leia em voz alta o que você escreveu: Seja um e-mail, um texto complexo ou um simples bilhete. Ler em voz alta permite que você entenda como o destinatário irá interpretar sua mensagem e identifique onde é necessário ajustar o texto para melhorar o fluxo da leitura, o que pode influenciar na compreensão do leitor.
Peça para outra pessoa ler o que você escreveu: Especialmente se o texto for importante. Lembre-se de que você conhece o conteúdo, mas o leitor não. Se a mensagem não ficar clara para ele, é um sinal de que você precisa revisar o texto.
Identifique seus erros mais comuns: Se você escreve regularmente, procure identificar os erros mais recorrentes ou as áreas em que você tem mais dificuldade. Por exemplo, se você sempre confunde “viagem” com “viajem”, uma técnica útil é conjugar os dois verbos: eu viajo, você viaja; eu viajo, ele viaja. E quando estiver em dúvida, consulte um dicionário para verificar a ortografia correta ou encontrar sinônimos.
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…