Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

12 sobrenomes comuns no Brasil com direito cidadania portuguesa

O sobrenome pode ser o primeiro passo para que você possa ter direito de conquistar sua cidadania portuguesa

Muitas pessoas estão em busca de obter a cidadania portuguesa, e para ter direito a uma possível dupla cidadania, é extremamente importante conhecer a história do sobrenome da família, afinal, esse pode ser um diferencial para que o pedido possa ser feito.

Segundo a embaixada de Portugal no Brasil, existe um grande número de descendentes de portugueses vivendo em terras brasileiras. Assim, o sobrenome pode ser um fator determinante para garantir uma possível cidadania.

Se você é um dos vários brasileiros que possuem interesse em obter a cidadania portuguesa mas não sabe como, vamos apresentar alguns sobrenomes que podem te dar o direito de solicitar a cidadania portuguesa e explicar melhor como funciona todo esse processo.

Como saber se tenho direito à cidadania pelo sobrenome?

Para entender se você pode ter direito à cidadania portuguesa por descendência, é importante considerar alguns aspectos importantes. A cidadania por descendência em Portugal é uma das poucas que não enfrenta o risco de ser negada, desde que todos os requisitos sejam cumpridos.

Muitos brasileiros desconhecem, mas uma parte significativa da população do Brasil está potencialmente habilitada a solicitar a cidadania portuguesa, necessitando apenas cumprir com os critérios necessários para se tornarem elegíveis ao passaporte europeu.

Importante ressaltar que a legislação portuguesa referente à cidadania sofreu modificações recentes, que facilitaram o processo para descendentes diretos, como netos, e também para os cônjuges de cidadãos portugueses. Essas mudanças podem ampliar o acesso ao direito de cidadania para aqueles que atendem às novas condições estabelecidas.

Quais sobrenomes tem direito à cidadania portuguesa?

Não existe uma lista específica ou oficial que confira automaticamente o direito à cidadania portuguesa com base em sobrenomes. Embora ter um sobrenome de origem portuguesa possa indicar uma conexão familiar com Portugal, isso por si só não garante a elegibilidade para a cidadania.

A possibilidade de solicitar a nacionalidade portuguesa depende de critérios específicos estabelecidos pela lei, que se concentram mais na descendência direta de cidadãos portugueses do que nos sobrenomes.

Para aqueles que buscam a cidadania por descendência, geralmente filhos ou netos de portugueses têm processos mais claros e diretos, uma vez que a legislação limita a transmissão da cidadania a não mais do que duas gerações.

A identificação de sobrenomes portugueses pode ser menos óbvia do que para outras nacionalidades, como a alemã ou a italiana, mas alguns sobrenomes comuns de origem portuguesa encontrados no Brasil incluem:

  1. Santos
  2. Silva,
  3. Costa
  4. Jesus
  5. Oliveira
  6. Pereira
  7. Ferreira
  8. Lopes
  9. Gomes
  10. Silveira
  11. Rodrigues
  12. Gonçalves.

Contudo, ter ou não um desses sobrenomes não é determinante para a obtenção da cidadania portuguesa. Devido a casamentos e nascimentos ao longo das gerações, muitos sobrenomes podem se alterar ou se perder.

Portanto, não é motivo para desânimo se o seu sobrenome não aparecer nesta lista. O mais importante é investigar sua árvore genealógica para identificar uma ligação direta com cidadãos portugueses e consultar a legislação vigente para entender todos os critérios de elegibilidade para a cidadania portuguesa.

Leia também | Como morar em Portugal: vistos e documentação necessária

Critérios para conseguir cidadania portuguesa por descendência

O primeiro passo para verificar se você tem direito à cidadania portuguesa é estabelecer sua descendência direta de um cidadão português, seja como filho, neto, ou bisneto. Esta é a base para determinar sua elegibilidade.

O próximo passo envolve a coleta de documentos relevantes. Se você possui informações detalhadas sobre sua herança familiar portuguesa, é necessário organizar a documentação apropriada, focando principalmente nas certidões que evidenciam sua relação de parentesco.

Caso faltem informações sobre sua linhagem, ainda há esperança. Iniciar uma pesquisa sobre seu sobrenome e construir a árvore genealógica da sua família são formas viáveis de confirmar sua descendência e coletar os documentos necessários.

Para iniciar a pesquisa do sobrenome português, plataformas online como o Family Search podem ser muito úteis para você. Explorar arquivos digitais, como os disponibilizados pelo Museu da Imigração do Estado de São Paulo e pelo Arquivo Público de São Paulo, pode também ser produtivo.

Se o processo parecer complexo, você poderá optar por contratar de uma assessoria especializada em cidadania portuguesa. Esses profissionais não apenas gerenciam o processo, mas também auxiliam na elaboração da árvore genealógica e na busca documental.

Verificar o direito à cidadania portuguesa com base no sobrenome requer atenção ao seu vínculo com o antepassado português. A distância geracional pode impactar suas chances. Porém, se familiares na mesma linha já obtiveram a cidadania, suas chances podem aumentar.

Por exemplo, se sua bisavó era portuguesa, você inicialmente não teria direito direto à cidadania devido à limitação de gerações. No entanto, se sua avó, filha da bisavó, obteve a cidadania, isso abre a possibilidade para você solicitar a cidadania como neto de uma cidadã portuguesa.

Comentários estão fechados.