Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

12 tipos de negócio para tocar somente aos finais de semana

Quer tocar um negócio no final de semana, mas não sabe o que abrir? Calma que nós vamos te contar algumas das melhores opções

Você está buscando ideias para lucrar nos finais de semana? Gostaria que fosse um negócio seu, sem que fosse necessário trabalhar para os outros? Pois bem, saiba que existem muitas ideias de negócio que você pode tocar somente aos finais de semana.

Sabemos que a realidade dos brasileiros é de muito trabalho nos dias de semana, sendo extremamente difícil ter a possibilidade de tocar um negócio próprio nesses dias, mas, se você tem a vontade e disposição para tocar negócios de final de semana, nós temos muitas sugestões e dicas para te passar.

A seguir vamos te apresentar 12 ideias diferentes que você poderá tocar somente aos finais de semana e que, caso deem certo, você poderá ampliar para se tornar o seu negócio principal. Chega de perder tempo e vamos conferir agora as melhores opções de negócio para você!

Ideias de negócio para tocar no final de semana

Existem muitas ideias diferentes nos mais diversos segmentos para se abrir somente aos finais de semana, e agora você vai conhecer 12 ótimas ideias:

1. Venda de bolos e doces

Essa atividade envolve a produção e venda de bolos, doces e outras guloseimas. É ideal para finais de semana, quando as pessoas costumam realizar encontros familiares, festas ou procuram por algo diferente para comer. A demanda por produtos caseiros está super em alta, e hoje em dia como as redes sociais e o iFood, a possibilidade de crescer aumentou bastante.

2. Barraca de comida ou foodtruck

Outra ideia muito legal é oferecer refeições rápidas e práticas em locais de grande circulação de pessoas, como eventos, parques ou áreas de lazer. Nos finais de semana, há um aumento significativo do público em busca de opções diferenciadas e conveniência, tornando essa uma oportunidade ideal de negócio para tocar aos finais de semana.

3. Serviços de beleza a domicílio

Se você tem experiência na área da beleza, poderá oferecer serviços a domicílio como corte de cabelo, manicure, maquiagem, entre outros, realizados na casa do cliente ou até mesmo na sua. Contudo, com a correria do dia a dia, muitos clientes preferem a comodidade de receber esses serviços em casa, principalmente nos finais de semana, quando têm mais tempo disponível.

4. Serviços de jardinagem

Esses serviços envolvem a manutenção de jardins, paisagismo e cuidados específicos com plantas. Nos finais de semana, as pessoas estão mais propensas a se dedicar à casa e ao jardim, gerando demanda por esses serviços, seja para manutenção regular ou projetos específicos.

5. Dar aulas de reforço

Oferecer aulas de reforço ou ensino de habilidades específicas (idiomas, música, programação, etc.). Nos finais de semana, estudantes e profissionais buscam aprimorar conhecimentos ou hobbies, sendo um período propício para aulas intensivas ou regulares.

6. Dropshipping

Um modelo de negócio que você pode tocar é o dropshipping, nele você deve vender produtos pela internet sem manter estoque, repassando os pedidos diretamente ao fornecedor. Pode ser particularmente adequado para finais de semana, quando as pessoas têm mais tempo para fazer compras online, explorando nichos de mercado ou promoções especiais.

7. Restauração de móveis

Muitas pessoas buscam o serviço de restauração de móveis para personalizar suas casas ou conservar peças de valor sentimental, especialmente nos finais de semana, quando têm tempo para organizar a casa e decidir sobre projetos de decoração.

8. Salgados por encomenda

Que tal fazer salgados por encomenda? A produção de salgados pode ser feita sob demanda para festas, eventos ou consumo familiar. Os finais de semana concentram a maioria dos eventos sociais, aumentando a procura por fornecedores que ofereçam produtos frescos e de qualidade.

9. Trabalhos como freelancer

Uma excelente alternativa para quem procura uma ocupação para o final de semana é o freelancer. Esse processo envolve a realização de projetos independentes ou temporários em diversas áreas, como design, programação, escrita, entre outros. O trabalho freelancer permite flexibilidade de horários, sendo os finais de semana momentos oportunos para avançar em projetos ou aceitar novos trabalhos.

10. Animação de festas infantis

A animação de festas infantis são serviços de entretenimento em festas e eventos infantis, incluindo recreação, shows de mágica, personagens temáticos, etc. Os finais de semana são os períodos mais comuns para a realização desses eventos, garantindo demanda constante por esses serviços.

11. Cuidar de animais de estimação

Oferecer hospedagem, passeios ou cuidados com pets enquanto os donos estão viajando ou ocupados pode ser uma boa para você. Muitas pessoas viajam ou aproveitam os finais de semana para passeios longos, necessitando de serviços confiáveis para cuidar de seus animais e uma oportunidade para você lucrar.

12. Venda de assados (frango assado/costela)

Uma ideia que costuma dar muito certo quando bem feito é a venda de assados. Essa é uma opção prática e apreciada para almoços em família. Nos finais de semana, a procura por esses tipos de alimentos prontos para consumo aumenta muito, fazendo dessa uma excelente oportunidade para oferecer refeições de qualidade e garantir um bom lucro.

Leia também | As 10 atividades mais abertas como MEI no Brasil

Como começar um negócio de fim de semana?

Iniciar um negócio de fim de semana requer planejamento e preparação, mas pode ser uma maneira excelente de explorar sua veia empreendedora e complementar sua renda. Pensando nisso, vamos te dar algumas dicas do que você precisa considerar para abrir um novo negócio:

Escolha a ideia certa

Escolha uma atividade que não apenas tenha demanda em sua área, mas que também esteja alinhada com o que você sabe fazer além de que esteja de acordo com os seus recursos disponíveis. Considere o que você gosta de fazer, o que sabe fazer bem e o que as pessoas estariam dispostas a pagar.

Faça uma pesquisa de mercado

Procura investigar o mercado local para entender a demanda pelo serviço ou produto que você deseja oferecer. Identifique seus potenciais clientes, concorrentes e preços praticados no mercado. Isso ajudará a ajustar sua oferta e estratégia de marketing.

Elabore um plano de negócios simplificado

Mesmo que seja um empreendimento de pequena escala, um plano de negócios pode ajudar a estruturar suas ideias, definir objetivos e mapear a estratégia para alcançá-los. Inclua aspectos como estrutura operacional, estratégias de marketing, fontes de matéria-prima, custos e previsão de receitas.

Regulamentação e legalização

Verifique quais são as exigências legais e regulatórias para o seu tipo de negócio. Isso pode incluir licenças, registros, seguros entre outros, o bom é que hoje em dia você pode abrir um MEI que é bem barato e estará regular com mais facilidade. Manter seu negócio em conformidade evita problemas futuros.

Defina sua identidade de marca

Crie uma identidade visual e uma proposta de valor que se destaquem. Isso inclui nome, logo e, se aplicável, um slogan que transmita a essência do seu negócio. Uma identidade de marca forte ajuda a atrair e reter clientes.

Marketing e divulgação

Utilize as redes sociais, criação de conteúdo, marketing boca a boca e parcerias locais para divulgar seu negócio. As ferramentas digitais são essenciais para alcançar um público maior com um investimento relativamente baixo.

Feedback e adaptação

Após o lançamento, é super importante que você colete a opinião dos clientes para entender o que está funcionando e o que pode melhorar. Esteja aberto a fazer ajustes na sua oferta, preço ou estratégia de marketing conforme necessário.

Comentários estão fechados.