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13 doenças que mais afetam os atendentes de telemarketing

Veja quais são as doenças que mais afetam os operadores de telemarketing

O Call Center, também conhecido como Central de Atendimento, é uma área dentro de uma empresa, voltada exclusivamente para realização de atendimento telefônico aos clientes, sendo que quem atua nessa área é conhecido como atendente de telemarketing.

Contudo, os Call Centers são conhecidos por serem ambientes extremamente tóxicos, devido à rotina desgastante e as cobranças excessivas para bater metas. Como consequência, existem várias doenças diretamente ligadas aos Call Centers e aos operadores de telemarketing.

Todavia, devido à grande falta de informação que temos em nosso país, muitas pessoas acabam adoecendo vítimas de todo o estresse e rotina do trabalho, e não procuram seus direitos por simplesmente não saberem quais são eles.

Pensando nessa falta de informação, e na quantidade de pessoas que não buscam os seus direitos, hoje nós apresentaremos as principais doenças causadas em quem trabalha nas centrais de atendimento, além de mostrar quais são os seus direitos, acompanhe!

Doenças que afetam os atendentes de telemarketing

Vamos conhecer as doenças que mais afetam os operadores de telemarketing, que passam o dia sob estresse, tanto por parte dos clientes quanto pelas cobranças dos supervisores, confira!

1 – Transtornos mentais

Os transtornos mentais são os principais problemas que os Call Centers causam aos trabalhadores. Seja o desenvolvimento de ansiedade, depressão, burnout, o fato é que esses trabalhadores são expostos a riscos psicossociais que podem levar a diversos transtornos.

Dentre os motivos que mais levam os operadores de telemarketing a desenvolverem transtornos mentais temos:

  • Cobrança de metas quase inalcançáveis;
  • Controle abusivo do trabalho;
  • Restrições quanto a utilização do banheiro;
  • Exposição pública dos resultados individuais;
  • Assédio moral;
  • Ambiente com competições abusivas.

Sim! Tudo isso e muito mais acaba acontecendo em quase todos os Call Centers.

Como consequência, as doenças mais desenvolvidos por quem trabalha nessa área são:

  1. Alcoolismo crônico relacionado ao trabalho;
  2. Demência;
  3. Episódios depressivos;
  4. Estresse pós-traumático;
  5. Síndrome de burnout;
  6. Transtorno cognitivo leve.

Leia também | 6 principais doenças causadas pelo excesso de estresse

2 – Doenças vocais e auditivas

Operadores de telemarketing utilizam muito sua voz e audição como ferramenta de trabalho. Entretanto, o uso excessivo desses fatores podem colocar em risco a saúde dos trabalhadores devido ao intenso ruído, condições acústicas do ambiente, entonação da voz e ritmo intenso de trabalho.

Como consequência, esses profissionais podem sofrer com:

  1. Disfonia;
  2. Perda auditiva ocupacional.

3 – Doenças osteomusculares

Devido aos movimentos repetitivos, tempo de recuperação insuficiente, condições de ergonomia irregulares e até mesmo a falta de mobília e equipamentos adequados, podem levar os operadores a sofrerem com doenças osteomusculares.

As doenças osteomusculares são problemas que atingem diretamente os ossos e músculos. Como consequência, esses profissionais podem sofrer com as seguintes doenças:

  1. Bursite (mão e ombro são os mais comuns);
  2. Síndrome do manguito rotador;
  3. Dedo em gatilho;
  4. Tendinite;
  5. Dorsalgia.

Direitos de quem sofre com doenças ligadas ao trabalho

Os operadores de telemarketing que adoecem em decorrência do trabalho, possuem diversos direitos que precisam ser conhecidos. Entre eles temos:

  • Direito a indenização;
  • Estabilidade do emprego por 12 meses;
  • Reembolso de todas as despesas médicas;
  • Afastamento pelo INSS;
  • Direito à pensão caso não possa mais trabalhar na respectiva função.

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