15 cursos técnicos com vagas sobrando por falta de mão de obra
A área técnica está necessitando cada vez mais de novos profissionais, especialmente com mais de 2 milhões de vagas de emprego
Ainda que o desemprego no Brasil esteja em queda, cerca de 70 milhões de pessoas estão sem um emprego de carteira assinada, isso conforme dados do IBGE a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD contínua).
Entretanto, mesmo com milhões de brasileiros em situação de desemprego, existem setores da economia com milhares de vagas sobrando, especialmente na área técnica, onde o Brasil tem uma demanda extremamente alta de profissionais.
Segundo dados da Band, atualmente o Brasil conta com mais de 2 milhões de vagas de emprego abertas na área técnica, contudo, sem profissionais suficientes para atender a alta demanda do mercado.
Setores de maior demanda
Com mais de 2 milhões de vagas abertas, metade delas está no setor de serviços. Já ocupando o segundo lugar, temos a indústria, em terceiro a construção e em quarto lugar a agropecuária.
Apesar desses setores se destacarem pela necessidade de profissionais técnicos, existem outros segmentos em franco crescimento, levando a um aumento significativo nas oportunidades de trabalho.
Um dos segmentos em expansão é o varejista, tendo as farmácias como o meio de negócios que mais emprega no país no momento. A vantagem das farmácias é que oferecem vagas para diferentes idades, especialmente quando o tema é primeiro emprego.
Leia também: 6 cursos técnicos mais bem pagos no Brasil
Cursos técnicos com vagas sobrando
São vários setores e diferentes cursos técnicos sendo procurados no mercado de trabalho, no entanto, alguns deles acabam se destacando pela alta demanda. A seguir, vamos conhecer quais cursos técnicos seguir para cada um dos setores em alta.
Setor de serviços
1. Técnico em farmácia: As farmácias são grandes empregadoras, tendo uma altíssima demanda de profissionais capacitados, contratando pessoas de diferentes idades, até mesmo jovens em busca do primeiro emprego.
2. Técnico em logística: Essa é uma formação fundamental para qualquer empresa que precise organizar estoques, transportar produtos, tal como atender as demandas do varejo no geral.
3. Técnico em administração: Todos os setores necessitam de suporte administrativo para gerir seus negócios, o que inclui o setor varejista.
Indústria
4. Técnico em mecânica: A demanda pela manutenção e operação de máquinas e equipamentos industriais abre muita margem para a contratação de técnicos em mecânica.
5. Técnico em eletrotécnica: Esse profissional é fundamental para as indústrias, especialmente para a instalação e manutenção dos sistemas elétricas.
6. Técnico em soldagem: O profissional técnico em soldagem é altamente procurado pela indústria, especialmente a metalúrgica e de construção.
Construção Civil
7. Técnico em Edificações: Esse profissional é altamente necessário para a construção civil, especialmente para o planejamento e supervisão de obras.
8. Técnico de segurança do trabalho: É extremamente necessário para os mais diferentes setores, especialmente para a construção, garantindo práticas seguras e conformidades com normas regulamentadoras.
9. Técnico em refrigeração e climatização: Esse tipo de profissional é altamente requisitado pela construção civil, especialmente para serviços de instalação e manutenção de sistemas de ar refrigerado.
Agropecuária
10. Técnico em agropecuária: Esse profissional é altamente demandado no mercado, trabalhando diretamente com o manejo de cultivos, gestão de propriedade rural, tal como criação de animais.
11. Técnico em agrimensura: São extremamente procurados para realizarem o mapeamento e planejamento de terrenos.
12. Técnico em zootécnica: São altamente procurados nos setores que trabalham diretamente com produtividade em criação de animais.
Setores emergentes e varejo
13. Técnico em Marketing: Essa profissão é voltada para estratégias de vendas e comunicação no setor varejista, especialmente agora com o marketing digital em alta.
14. Técnico em Informática para Internet: Normalmente, este profissional é requisitado para prestar suporte e desenvolvimento de plataformas digitais no varejo.
15. Técnico em Vendas: As vendas são fundamentais para qualquer negócio, e o técnico em vendas atua diretamente com a preparação do atendimento e gestão de equipes de vendas.
Comentários estão fechados.