Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

15 faculdades que mais valerão a pena se formar entre 2024 a 2031

Existem alguns cursos universitários que estarão em alta nos próximos anos devido as demandas do mercado de trabalho

A escolha do curso de nível superior determinará quais caminhos você trilhará ao longo de toda sua vida profissional. Diversas faculdades permitem uma ampla gama de carreira, enquanto outras, acabam limitando muito suas possibilidades de escolhas.

Se você está em busca de começar um curso de nível superior em 2024, é importante saber disso, afinal, é importante escolher um curso que esteja alinhado com as tendências atuais e do futuro, de modo a estar sempre valorizado no mercado de trabalho e não cair na obsolescência.

Diante desse cenário tão difícil de escolhas, nós decidimos elaborar um guia com alguns dos cursos de nível superior que mais valem fazer de agora em diante, cursos considerados úteis e que devem seguir tendência para os próximos anos, ou seja, com grandes oportunidades para os novos profissionais.

20 faculdades mais úteis para se formar até 2031

Se você pensa em começar uma faculdade nos próximos anos, é importante se atentar as tendências que estarão em alta daqui pra frente. Pensando nisso, vamos trazer os cursos de nível superior que devem ganhar mais destaque no mercado de trabalho conforme o Bureau of Labor Statistics (BLS), apontou em seu estudo.

1. Engenharia biomédica

A graduação em engenharia biomédica capacita profissionais para atuar em diversas áreas, como fabricação, desenvolvimento de dispositivos médicos e pesquisa. O propósito desses engenheiros é criar tecnologias que resolvam questões no campo da medicina. Prevê-se um crescimento de 10% na demanda por engenheiros biomédicos até 2031.

2. Ciência da computação

A ciência da computação e a tecnologia da informação estão se tornando escolhas de carreira cada vez mais populares. O Bureau of Labor Statistics (BLS) estima um crescimento de 21% até 2031, muito acima da média de 5% para todas as ocupações. Os especialistas em ciência da computação aprendem a usar processos computacionais para programar sistemas operacionais, construir sites e realizar tarefas complexas relacionadas à computação.

3. Engenharia naval

Os cursos de engenharia naval preparam os alunos com conhecimentos sobre sistemas operacionais marítimos, incluindo estruturas offshore, barcos e submarinos. Com disciplinas como física, engenharia mecânica e equações diferenciais, os engenheiros navais podem antecipar um crescimento de 4% até 2031.

4. Ciências farmacêuticas

A especialização em ciências farmacêuticas prepara indivíduos para aplicar biologia, química e outras ciências no estudo e desenvolvimento de medicamentos. De acordo com o BLS, os farmacêuticos podem esperar um crescimento de 2% até 2031, um índice mais lento em comparação com a média para profissionais de diagnóstico e tratamento de saúde.

5. Engenharia da computação

Os engenheiros de computação aprendem a avaliar, criar e implementar softwares e hardwares computacionais, utilizando física, matemática e ciência da computação. Os graduados em engenharia da computação podem esperar um crescimento de 5% até 2031.

Leia também | 6 faculdades que podem deixar de existir nos próximos anos

6. Engenharia Elétrica

Os formandos em engenharia elétrica aprendem a avaliar, projetar e desenvolver equipamentos elétricos diversos. Podem atuar em eletrônicos, como computadores, robótica e sistemas de energia, com uma perspectiva de crescimento de 5% até 2031.

7. Finanças

O diploma de bacharel em finanças oferece diversas oportunidades de carreira, incluindo funções como contador, analista financeiro e consultor financeiro. O BLS prevê uma taxa de crescimento significativa de 17% na indústria financeira até 2031.

8. Engenharia de software

Os graduados em engenharia de software geralmente se tornam desenvolvedores de software, uma carreira altamente procurada. Desenvolvedores, analistas de qualidade e testes podem esperar um impressionante crescimento de 25% até 2031.

9. Economia

Os graduados em economia compreendem o funcionamento dos sistemas econômicos e seu impacto na sociedade. Os economistas podem alcançar um salário médio de US$ 105.630 por ano, e a área está prevista para crescer 6% até 2031, segundo o BLS.

10. Genética

A especialização em genética proporciona um profundo entendimento de como a genética afeta a sociedade moderna. A procura por geneticistas e conselheiros genéticos está prevista para aumentar, com uma taxa de crescimento projetada de 18% até 2031.

11. Engenharia mecânica

Os cursos de engenharia mecânica oferecem aos estudantes um entendimento aprofundado sobre a análise e desenvolvimento de diversas máquinas. Disciplinas comuns nessa área incluem dinâmica, princípios de design e química. Prevê-se um modesto crescimento de 2% para essa carreira até 2031.

12. Matemática

Uma graduação em matemática prepara os graduados para diversas carreiras, como professor de matemática, banqueiro de investimento e pesquisador. As profissões exercidas por esses graduados são muito procuradas e geralmente proporcionam um excelente retorno do investimento. Matemáticos e estatísticos podem antecipar uma impressionante taxa de crescimento de 31% até 2031.

13. Física

A especialização em física oferece uma ampla gama de oportunidades de carreira, incluindo engenharia de aplicações, análise de dados e engenharia de projetos. Os formandos em física adquirem conhecimentos em diversas disciplinas científicas e matemáticas, aplicando esses princípios no mundo real. Físicos e astrônomos podem esperar uma taxa de crescimento de 8% até 2031.

14. Enfermagem

Um diploma em enfermagem proporciona a educação e treinamento necessários para seguir carreiras como enfermeiro registrado ou em outras especialidades de enfermagem. Enfermeiros registrados podem antecipar um crescimento de 6% em sua área até 2031.

15. Engenharias no geral

Uma graduação em engenharia prepara indivíduos para carreiras em diversos ramos da engenharia, como engenharia química, de petróleo e informática. Conforme estudo, o BLS projeta uma taxa de crescimento de 4% para todos os engenheiros para os próximos anos.

Comentários estão fechados.