15 palavras da língua portuguesa que ninguém conhece
O que você me diz sobre o domínio da língua portuguesa? Você é uma pessoa de profundo conhecimento sobre sua língua materna, ou é uma pessoa que conhece apenas o básico, não é tão aprofundado nas questões que regem nossa língua?
Independente de você ser um profundo conhecedor da língua portuguesa ou não, a verdade é que conhecer todas as palavras do nosso vocabulário é algo quase que humanamente impossível devido à abundância de palavras presentes na nossa língua.
Segundo a Academia Brasileira de Letras (ABL), o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa tem 370 mil palavras, ou seja, é realmente muito difícil que possamos conhecer todas as palavras existentes no nosso vocabulário.
Essa situação fica ainda mais clara quando descobrimos a quantidade de palavras utilizadas pelos falantes nativos de um idioma. Isso porque, estima-se que o brasileiro médio saiba entre mil e 2 mil palavras, e uma pessoa particularmente culta conheça 5 mil. Algo completamente distante das 370 mil palavras do nosso vocabulário.
Leia também | Conheça os idiomas que podem te ajudar no mercado de trabalho
Palavras que você nunca escutou antes
Para te mostrar como o nosso vocabulário é verdadeiramente amplo, vamos te contar algumas das palavras que muito provavelmente você nunca escutou antes na sua vida, mas que fazem parte da sua língua materna. Confira!
Palavras — significado
- Supedâneo — pequeno banco, como apoio de pés, escabelo.
- Acendrar — Tomar semelhante à cinza, reduzir a pó.
- Obnubilar — Cobrir com nuvens, escurecer.
- Fátuo — Que é presunçoso ou vaidoso, arrogante.
- Tergiversar — Sinônimo de evitar, contornar, hesitar.
- Bufarinha — Sinônimo de cacareco, bugiganga.
- Beneplácito — Aprovação.
- Ofresia — Facilidade para sentir cheiros.
- Iscnofonia — Fraqueza da voz.
- Aravia — Linguagem incompreensível, que não se entende.
- Sable — Designação da cor preta em brasões.
- Zafimeiro — pessoa astuta.
- Empedernido — que não se deixa persuadir, inflexível.
- Inextricável — que não pode dissociar, indestrinçável.
- Anancástico — usada para referir a algo compulsivo, que não pode ser evitado
Idiomas com mais palavras
Conforme mencionado anteriormente, o vocabulário ortográfico da Língua Portuguesa tem mais de 370 mil palavras. As informações foram apresentadas pela Academia Brasileira de Letras (ABL).
Contudo, apesar da vasta quantidade de palavras da língua portuguesa, ela está longe de ser a língua com mais palavras do mundo. Pesquisadores apontam que a língua inglesa seja a língua com mais palavras, tendo um total estimado entre 500 mil e 1,2 milhão.
Contudo, não é possível ter certeza que o inglês seja a língua com mais palavras do mundo, pois as estatísticas costumam considerar apenas uma minoria de língua. Além disso, a contagem do léxico é extremamente difícil de ser feita.
Um exemplo disso é o alemão, uma língua rica em palavras compostas que costumam ser contadas como um único termo. Todavia, uma explicação para o inglês ser o campeão está no número de países que falam a língua, ou seja, 45 países, somando 322 milhões de habitantes, na imensa profusão de dialetos.
Comentários estão fechados.