Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

15 profissões que abrem as portas para conseguir emprego na Suíça

A Suíça enfrenta escassez de mão de obra qualificada em diferentes áreas, o que significa muitas oportunidades para brasileiros capacitados

A Suíça é um país verdadeiramente prospero, com uma economia extremamente estável, uma moeda robusta e um mercado de trabalho com muitas oportunidades. Entretanto, assim como outros países europeus, a Suíça também sofre com a escassez de mão de obra em diversas áreas.

Com uma taxa de desemprego entre as mais baixas do mundo, abaixo dos 3%, simplesmente não há trabalhadores locais qualificados o suficiente para preencher as vagas abertas no país em setores extremamente importantes.

Logo, o país acaba necessitando de mão de obra estrangeira, o que incluí os brasileiros, para conseguirem preencher todas as oportunidades do país, bem como contribuir para o contínuo desenvolvimento econômico da Suíça.

Com base no relatório EURES da Autoridade Europeia de Trabalho, a Suíça está sendo impactada pela falta de mão de obra qualificada em 41 ocupações diferentes em diversos setores, desde engenharia, saúde, construa, hospitalidade, tecnologia da informação, entre outros.

Profissões para abrir portas na Suíça

Para lidar com uma escassez de mão de obra sistêmica, o governo suíço publica anualmente uma lista de ocupações com escassez de trabalhadores estrangeiros qualificados. A lista é compilada com base em critérios como baixas taxas de desemprego em ocupações, bem como o aumento de vagas de emprego e dificuldades de preencher essas vagas.

A tão aguardada lista de escassez de trabalhadores na Suíça já foi lançada e o Meu Valor Digital compilou as principais atividades, que tendem a ter mais oportunidades para os brasileiros. Confira:

  1. Enfermeiros
  2. Médicos generalistas e especialistas
  3. Dentistas
  4. Fisioterapeutas
  5. Outros profissionais de saúde
  6. Programadores
  7. Desenvolvedores de software
  8. Analistas de sistemas
  9. Engenheiros ambientais
  10. Engenheiros civis
  11. Outros engenheiros
  12. Advogados
  13. Professores de necessidades especiais
  14. Professores de idiomas
  15. Contadores

Para se ter uma dimensão sobre as oportunidades de emprego, somente no primeiro trimestre de 2024, a Suíça contou com quase 6.400 vagas de emprego para profissionais de enfermagem, sendo a profissão mais procurada no país.

Suíça terá 400 mil vagas de emprego

Um recente estudo publicado pela Universidade de St. Gallen identificou uma profunda escassez de habilidades na Suíça, o que deve piorar à medida que a geração dos conhecidos Baby Boomers se aposentam.

Cálculos do Instituto Gottlieb Duttwieler (GDI), mesmo com um fluxo moderado de 50 mil profissionais qualificados por ano, a Suíça deve ter um total de 400 mil cargos completamente vagos até 2030.

A escassez de mão de obra qualificada, acaba se traduzindo em oportunidades de emprego para os profissionais brasileiros que estão pensando em migrar para um país de alto nível, com excelentes oportunidades.

Lembrando que, para encontrar boas oportunidades, é fundamental se inclinar para as atividades em que faltam trabalhadores, pois ali estarão as melhores oportunidades de emprego para estrangeiros.

Sites para procurar um trabalho na Suíça

Se a Suíça parece uma opção interessante para você, então uma excelente maneira de buscar por novas oportunidades de emprego no país, é entrando em sites de empregos de lá.

Justamente por isso, vamos te indicar algumas das melhores páginas de emprego da Suíça:

Além dos sites que citamos, existem excelentes agências de emprego que ajudam estrangeiros a conquistarem uma oportunidade de emprego. Algumas das agências mais conhecidas são a Adecco.ch e a Manpower.ch.

Comentários estão fechados.