20 países com a maior concentração de idosos do mundo
Alguns países possuem uma concentração de idosos muito maior que outros, dentre os motivos está a maior expectativa de vida e a alimentação
A expectativa de vida globalmente é de 71 anos para mulheres e 69 anos para os homens, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Um fato muito importante sobre a expectativa de vida é que ela aumentou em cerca de cinco anos nos últimos 15 anos. Sendo o avanço mais rápido desde a década de 60.
Apesar de termos uma idade média global, a diferença muda drasticamente dependendo do contexto de cada continente e país. Por exemplo, o relatório da ONU afirma que recém-nascidos em países mais desenvolvidos têm uma estimativa de vida de 80 anos ou mais.
Da mesma forma, recém nascidos que nasceram em países menos desenvolvidos, especialmente na África subsariana, têm uma expectativa de vida de menos de 60 anos. Deixando claro que uma disparidade de qualidade de vida entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
Segundo um estudo das Nações Unidas, prevê-se que o número de pessoas com 65 anos ou mais, duplique nos próximos trinta anos, considerando este fenômeno, um marco histórico de sucesso na longevidade. Muito embora ainda existem diversos desafios para as populações mais vulneráveis do mundo.
Leia também | 9 países que estão sofrendo com a escassez de trabalhadores
Países com a população mais velha do mundo
Diante de um fenômeno que nos revela que a expectativa de vida no mundo tem aumentado nos últimos anos. Você já se perguntou quais são os países com a população mais velha do mundo?
Para identificar quais são os países com mais pessoas idosas do mundo. Vamos utilizar os dados World Population Prospects (Perspectivas da População Mundial) da Divisão de População da ONU, para te apresentar a seguir, quais são os países cuja população atual é considerada a mais velha do mundo. Veja:
Países por porcentagem da população com mais de 65 anos:
- Japão: 28,2%
- Itália: 22,8%
- Finlândia: 21,9%
- Grécia: 21,8%
- Portugal: 21,8%
- Alemanha: 21,4%
- Bulgária: 21,3%
- Croácia: 20,4%
- França: 20,3%
- Letônia: 20,3%
- Sérvia: 20,2%
- Suécia: 19,9%
- Lituânia: 19,8%
- Estônia: 19,8%
- República Tcheca: 19,6%
- Dinamarca: 19,6%
- Eslovênia: 19,6%
- Hungria: 19,3%
- Malta: 19,2%
- Espanha: 19,1%
Porque alguns países tem mais idosos?
Naturalmente, os países que possuem mais idosos, são aqueles que possuem uma maior expectativa de vida, a regra neste caso é simples, quanto maior a expectativa de vida em um país, maior tende a ser a concentração de idosos.
Mas além da expectativa de vida, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), também conseguiu identificar alguns fatores que se acredita serem fundamentais para garantir uma maior longevidade de sua população.
A OCDE analisou principalmente o Japão, que é o país com uma das maiores expectativas de vida do mundo, com uma média geral de 85 anos, assim como sendo o país com a maior concentração de idosos do mundo, e justificou que os principais fatores são:
- A baixa prevalência de obesidade, que é de cerca de 4,5%
- Baixa ingestão de carne vermelha e ácidos graxos saturados
- Alto consumo de peixes, especialmente ácidos graxos poliinsaturados n-3 (ômega-3)
- Alta ingestão de vegetais
- Alta ingestão de bebidas benéficas para a saúde e sem açúcar, como o chá verde
- Altos níveis de atividade física entre os idosos
Comentários estão fechados.