20 profissões que podem sumir no Brasil por conta da tecnologia
Implementação de novas tecnologias como IA e automação, representarão novas oportunidades e muitas perdas para o mercado de trabalho
Recentemente, um estudo elaborado pela Universidade de Princeton em Nova Jersey (Estados Unidos), identificou algumas das profissões que estão mais expostas a novas tecnologias como a Inteligência Artificial e a automação, profissões essas que ou serão completamente extintas, ou modificadas em um futuro próximo.
Quando utilizado o termo ‘exporto’, para os pesquisadores, a resposta é simples: ou serão atividades que vão incluir ferramentas como a Inteligência Artificial no seu trabalho, ou então, serão profissões que perderão seus empregos para essa nova tecnologia.
Mas, será que o seu emprego estará em risco nos próximos anos? Segundo um estudo intitulado como “Automation and job loss: the Brazilian case”, 58,1% dos empregos no Brasil podem desaparecer completamente nos próximos 10 a 20 anos.
Mas calma, apesar de ser algo preocupante e que rende muita reflexão, a verdade é que esse processo será gradual, e muito provavelmente as pessoas estarão se adaptando e remodelando às novas tendências do mercado. Não será algo que chegará de uma vez e simplesmente tomará lugar das pessoas.
Leia também | 9 profissões de meio período que ganham bem
Profissões que podem acabar
Com base nos estudos da Universidade de Princeton, as profissões que estão sujeitas a sofrer os maiores impactos com a tecnologia no primeiro momento, correndo risco de mudarem, ou de desaparecerem completamente, são:
- Árbitros, mediadores e conciliadores
- Cientistas políticos
- Juízes e magistrados
- Operadores de telemarketing
- Professores de Biblioteconomia
- Professores de Ciências Políticas
- Professores de Comunicação
- Professores de Direito
- Professores de Estudos Culturais
- Professores de Filosofia e Religião
- Professores de Geografia
- Professores de História
- Professores de inglês e literatura inglesa
- Professores de Justiça Criminal e Aplicação da Lei
- Professores de língua e literatura estrangeira
- Professores de Psicologia
- Professores de Serviço Social
- Professores de Sociologia
- Psicólogos clínicos, escolares e de aconselhamentos
- Sociólogos.
Mercado extinto ou impulsionado?
Um relatório muito interessante do Fórum Econômico Mundial, chamado Futuro dos Empregos 2023, indica que ao menos 23% dos empregos devem mudar completamente em 2027, ou seja, daqui a pouco menos de 3 anos, com 69 milhões de novos postos de trabalho criados e 83 milhões completamente eliminados.
Em outras palavras, podemos enxergar que haverá muitas novas oportunidades com a implementação das novas tecnologias, que impulsionaram novas tendências de mercado, da mesma forma que, essas mesmas tecnologias terão um profundo impacto no nosso mercado tradicional, podendo levar a inúmeras demissões.
Um fato curioso foi uma pesquisa de opinião executiva do Fórum Econômico Mundial com um total de 803 empresas de diferentes setores, onde, todas elas estão planejando investir em novas tecnologias de automação nos próximos cinco anos. Dessa forma, é realmente muito provável que para os próximos anos o mercado crie e elimine diferentes oportunidades de trabalho.
Comentários estão fechados.