Sabe aquele frio na barriga de pensar em perder o emprego? Muita gente sente isso, ainda mais quando o assunto é tentar achar outro depois. Quando a gente consegue um trabalho, não é só o salário que importa, mas também os sonhos que queremos realizar com ele. Mas, olha só, às vezes a gente consegue perceber que as coisas no trabalho não estão indo muito bem.
São sinais pequenos, mas que mostram que talvez o emprego esteja em risco. E a dica é: tem que ficar esperto! Assim, dá para tentar mudar a situação ou, pelo menos, se preparar para o que pode vir pela frente.
Lynn Taylor, consultora e autora do livro “Tame Your Terrible Office Tyrant: How to Manage Childish Boss Behavior and Thrive in Your Job” (Domestique seu tirano local de trabalho: como gerenciar o comportamento do chefe infantil e prosperar em seu trabalho, que entende bem do assunto, fala que os que têm mais experiência já sabem reconhecer esses sinais. E quando os veem, tentam mudar o jogo antes que seja tarde. Vamos entender melhor sobre isso?
Leia também | 8 dicas que realmente funcionam para pedir um aumento de salário
A autora Lynn Taylor, exemplificou em uma entrevista ao portal americano Business Insider, alguns sinais que podem indicar que o seu emprego está em risco. Reconhecer estes sinais é um passo fundamental para tentar mudar a direção de uma possível demissão, ou ainda se preparar para o que está por vir.
Vamos conferir a seguir, todos os sinais mais comuns que podem esclarecer que sim, infelizmente “o seu está na reta”, e você precisa fazer alguma coisa para mudar isso. Vejamos:
Se você se identificou com alguns desses pontos, o mais importante é não entrar em desespero, temos algumas dicas para te ajudar nessa situação. Confira:
Autocuidado e Resiliência: A vida traz desafios para nos impulsionar. Priorize sua saúde mental e física. Uma boa alimentação, sono regulado e autocuidado prepararão você para superar obstáculos. Além disso, documente suas realizações e mostre-se ativo e engajado na empresa, buscando sempre os melhores resultados.
Diálogo e Transparência: Ao sentir insegurança, evite se basear em boatos. Opte por uma conversa direta com seu superior, questionando e propondo soluções, demonstrando proatividade.
Dedicação e Crescimento: Não deixe o desânimo vencer. Seja proativo, ofereça ajuda em diferentes setores e atualize-se por meio de cursos. Feedbacks construtivos são essenciais para o reconhecimento de seu trabalho.
Avaliação e Reflexão: Antes de tomar decisões rápidas, reavalie sua posição. Talvez, a solução seja mais simples do que parece. No entanto, se o trabalho atual não lhe traz felicidade, considere se é o momento de buscar novos horizontes alinhados aos seus desejos profissionais.
Preparação e Discrição: Mesmo seguindo todas as orientações, tenha em mente que nenhuma posição é garantida. Mantenha seu currículo atualizado e esteja atento ao mercado. Caso procure por referências, opte por colegas próximos, evitando expor suas intenções diretamente a superiores.
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…