Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

23 línguas menos faladas do mundo que estão a beira da extinção

Existem algumas línguas que sobrevivem graças a um número extremamente reduzido de pessoas, que estão a beira da extinção

Alguns levantamentos apontam que existem 7.111 línguas vivas em todo o mundo, ou seja, são línguas que ainda são faladas e ensinadas. Contudo, de todo esse montante, atualmente, pouco mais de 3.000 línguas estão severamente ameaçadas de extinção no mundo.

Um estudo da National Geographic, afirma que uma língua desaparece completamente da terra a cada 14 dias, e poucas são as que deixam vestígios reconhecíveis. No caso, as línguas menos faladas do mundo, tendem a ser faladas, única e exclusivamente, por alguns idosos de algumas pequenas comunidades ao redor do mundo.

O que acaba dificultando que algumas línguas possam permanecer vivas mesmo que o último falante acabe falecendo é a escrita. Isso porque, em sua maioria, as línguas ameaçadas de extinção não possuem sistema de escrita, o que acaba tornando ainda mais difícil preservar esses idiomas.

Mas afinal, quais são os idiomas menos falados do mundo? Com base no último levantamento da UNESCO, através do Atlas das Línguas em Perigo do Mundo, existem 1.078 línguas com menos de 1.000 falantes e a seguir, você vai conhecer quais são os idiomas menos falados do mundo atualmente.

Leia também | As 10 línguas mais faladas no mundo em 2024

Línguas menos faladas do mundo

Em diversas partes do mundo, existem línguas que estão à beira da extinção, cada uma com sua história única e um pequeno grupo de falantes dedicados a manter vivas suas tradições. A seguir vamos conhecer a línguas menos faladas do mundo:

1. Khanty (também conhecida como Hanti)

Com menos de 10.000 pessoas falando Khanty na Sibéria Ocidental, esta língua enfrenta sérios riscos de extinção. A região, rica em cultura e tradição, tem visto o número de falantes nativos de Hanti diminuir ao longo dos anos, marcando a urgência de esforços para preservar essa parte do patrimônio cultural da Sibéria.

2. Lemerig

Na ilha de Vanuatu, um lugar incrível, principalmente por sua diversidade linguística, o Lemerig é falado por apenas cerca de 2.000 pessoas. As gerações mais jovens tendem a aprender línguas como Vera’a ou Mwotlap, deixando o Lemerig em uma posição precária e vulnerável a extinção.

3. Ongota

Na Etiópia, numa pequena aldeia, apenas 10 idosos ainda falam Ongota. A comunidade não está transmitindo a língua para as crianças, preferindo ensinar-lhes o tsami. Isso coloca o Ongota em uma trajetória alarmante rumo ao silêncio permanente, à medida que esses últimos falantes envelhecem.

4. Chung (ou Sa’och)

Chung, uma língua falada por somente dez pessoas no Camboja, está em perigo iminente de desaparecer, especialmente devido às políticas repressivas do regime comunista na década de 1970, que proibiram sua prática. Este período sombrio na história do país não apenas sufocou a língua, mas também ameaçou apagar uma cultura inteira.

5. Njerep

Localizada em uma remota aldeia na fronteira entre os Camarões e a Nigéria, a língua Njerep sobrevive na memória de apenas seis pessoas. Essas pessoas lembram-se de fragmentos da língua, como palavras isoladas, frases e canções. Com tão poucos falantes restantes, podemos dizer que o Njerep já está praticamente extinto.

Idiomas conhecidos falados por apenas uma pessoa

Se você ficou triste em saber que existem idiomas com tão poucos falantes, saiba que existem ainda algumas línguas reconhecidas faladas por apenas uma única pessoa no mundo inteiro. A seguir, vamos conhecer quais são as línguas que ainda existem graças a uma única pessoa:

  • Bikya e Bishuo (Camarões)
  • Chaná (Argentina)
  • Dampelas (Indonésia)
  • Kaixana, Diahoi e Apiala (Brasil)
  • Laua, Yarawi & Lae (Papua Nova Guiné)
  • Pemono (Venezuela)
  • Taushiro (Peru)
  • Tinigua (Colômbia)
  • Volow (Vanuatu)
  • Wintu-Nomlaki, Tolowa e Patwin (Estados Unidos)
  • Yahgan (Chile)

Comentários estão fechados.