Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

25 palavras que falávamos até pouco tempo atrás e foram esquecidas

Algumas palavras muito populares por nós, nossos pais e avós acabaram sendo esquecidas com o passar dos anos

Assim como tudo nessa vida, as palavras acabam passando por inúmeras mudanças conforme o tempo vai passando. A exemplo clássico temos o finado “vossemecê” que ao longo do tempo foi mudado para “você” e muitas pessoas já reduziram até mesmo o “você” para “cê”. No entanto, essa é uma palavra que passou por mudanças, mas existem outras que simplesmente foram esquecidas.

Talvez você esteja se perguntando, por que algumas palavras passam por transformações enquanto outras são simplesmente esquecidas? O motivo pelo qual algumas palavras simplesmente deixam de ser faladas, ocorre pelo simples fato da adaptação da língua perante as necessidades atuais da sociedade, ou seja, a língua é viva e será continuamente transformada ao longo de nossa existência.

Muitas expressões da sociedade pararam no tempo, como consequência, já não são mais ditas, portanto, nossos hábitos e costumes atuais transformam a maneira como nos comunicamos. Pensando nisso, vamos trazer algumas palavras que até pouco tempo atrás eram super comuns, mas que atualmente são palavras esquecidas, das quais a sociedade não mais utiliza para comunicação.

Leia também | 10 palavras que todo mundo escreve com J mas o certo é com G

Palavras que foram esquecidas

Vamos conhecer algumas das palavras que eram super utilizadas até pouco tempo atrás, e hoje estão caindo ou já caíram completamente no esquecimento. Assim como, o que significa cada uma delas. Confira:

1. Bisbilhotice: Ato de bisbilhotar, ou seja, intromissão curiosa na vida alheia, espionagem.

2. Carraspana: Termo utilizado para descrever uma bebedeira, quando alguém sai para beber durante a noite e só retorna de manhã.

3. Ceroula: Refere-se a cuecas compridas que iam até abaixo dos joelhos, usadas por homens para evitar que o tecido das calças subisse.

4. Chapoletada: Expressão que costumava ser usada em frases como “vou lhe dar uma chapoletada”, significando que alguém iria bater em outra pessoa.

5. Chumbrega: Expressão usada para descrever algo considerado feio, cafona ou estranho. Pode ser equivalente ao termo “brega” nos dias atuais.

6. Coqueluche: Originalmente, uma doença infecciosa caracterizada por tosse violenta e prolongada. No contexto atual, pode ser usada de forma metafórica para se referir a algo muito popular ou em alta.

7. Esganiçado: Algo ou alguém com voz aguda e estridente.

8. Fricote: Preocupação excessiva com detalhes sem importância, capricho, exigência minuciosa.

9. Fuzarca: Termo utilizado para descrever bagunça ou tumulto. Por exemplo, “As crianças fizeram uma fuzarca na sala!”.

10. Galhofa: Brincadeira, zombaria, gracejo, diversão descontraída.

11. Lamúria: Lamentação constante, queixa prolongada, murmúrio de descontentamento.

12. Macambúzio: Pessoa triste, melancólica, que expressa um estado de espírito sombrio.

13. Marmota: Antigamente, era usada para indicar desconfiança em relação a algo, como em “tem marmota aí”, significando que algo estava estranho ou suspeito.

14. Niqueleira: Bolsa pequena para carregar moedas ou objetos de pouco valor.

15. Pipi: Forma infantil ou informal de se referir à urina.

16. Púcaro: Recipiente pequeno, geralmente utilizado para beber líquidos.

17. Quiprocó: Termo utilizado para se referir a uma confusão, tumulto ou desordem. Por exemplo, “Hoje eu vi um quiprocó no mercado”.

19. Remoque: Crítica irônica, zombaria, deboche.

20. Safanão: Ato de puxar o braço de alguém para dar uma bronca, como muitas mães fazem. Pode ser um gesto brusco de correção ou advertência.

21. Sirigaita: Termo utilizado para se referir a uma mulher mal-educada, com atitudes constrangedoras. Pode ser equiparado ao termo “piriguete” nos dias atuais.

22. Supimpa: Significa algo que está excelente, ótimo ou muito bom. Por exemplo, “Essa comida está supimpa”.

23. Surrupiar: Roubar, furtar, pegar algo de maneira sorrateira.

24. Topada: Ação de bater o pé em algum objeto ou tropeçar, causando desconforto ou dor momentânea.

25. Xereta: Pessoa intrometida, curiosa, que se mete nos assuntos alheios.

Comentários estão fechados.