Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

2º lote do IR: veja se você vai receber nesta sexta

De acordo com a Receita, o valor total das restituições do segundo lote é de R$ 7,5 bilhões. O contribuinte que receber neste mês terá o valor da restituição acrescido de juros, com base na Selic

Chegou o dia!! Nesta sexta-feira (30) a Receita Federal vai pagar os valores referentes ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Serão contemplados um total de 5,1 milhões de pessoas. Sendo que 3,4 milhões são contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix.

De acordo com a Receita, o valor total das restituições do segundo lote é de R$ 7,5 bilhões. O contribuinte que receber neste mês terá o valor da restituição acrescido de juros, com base na Selic. A correção será de 1%.

Como consultar?

O contribuinte contemplado poderá consultar o site da Receita Federal. Será possível saber se a restituição está disponível acessando o site www.gov.br/receitafederal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

O lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores:

  • 130.088 idosos acima de 80 anos;
  • 978.397 idosos entre 60 e 79 anos;
  • 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave;
  • 468.889 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Embora não estejam na lista de prioridade, as pessoas que optaram pela declaração pré-preenchida ou por receber via PIX também vão receber primeiro.

Pagamento da Restituição

O valor da restituição será depositado na conta bancária informada no momento da declaração. Se o dinheiro da restituição não cair na conta que você informou na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil (BB). 

Neste caso será possível fazer um reagendamento para o crédito dos valores: basta acessar o endereço: https://www.bb.com.br/irpf. Também é possível ligar para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

O contribuinte que desejar poderá fazer uma consulta completa da situação da declaração, e verificar se há alguma pendência. Conferindo o extrato de processamento, acessando o portal e-CAC. O site também informa qual é a pendência encontrada e informações que porventura estejam equivocadas. 

  • Acesse o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual)
  • Faça o login
  • Selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”
  • Na aba “processamento” ou “Serviços do IRPF”, escolha o item “pendências de malha”. Nessa página, será possível verificar se a declaração está retida na malha fina e o motivo da retenção. 

Caso a pendência esteja relacionada apenas a erros de preenchimento ou falta de informações, é necessário enviar uma declaração retificadora. 

Leia um guia sobre como corrigir a declaração anual para mais informações.

Calendário de restituição do Imposto de Renda

1º lote: 31 de maio

2º lote: 30 de junho

3º lote: 31 de julho

4º lote: 31 de agosto

5º lote: 29 de setembro

Vão ter prioridade na fila de restituições:

  • idosos acima de 80 anos 
  • idosos com idade igual ou superior a 60 anos 
  • contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave 
  • contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério 
  • quem utilizou a declaração pré-preenchida e/ou optou por receber a restituição por Pix
  • demais contribuintes.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.