3 estados dos EUA onde o português é a língua mais falada
Existem alguns estados americanos que se concentram o maior número de pessoas falantes da língua portuguesa
Quando falamos dos Estados Unidos e as línguas mais faladas por lá, o que vem na sua mente? Com certeza, em primeiro lugar vem o inglês, certo? Mas e em segundo lugar? Devido à fronteira com o México e a migração de pessoas de países latinos para o país norte-americano, em segundo lugar fica o espanhol.
Contudo, você já se perguntou como fica a língua portuguesa na terra do tio San? Um fato muito curioso, existem alguns estados dos Estados Unidos, onde o português acaba sendo um dos idiomas predominantes e mais falados.
Segundo levantamento do Instituto de Políticas Migratórias e com base em dados do censo americano, foi possível identificar a influência da língua portuguesa no país norte-americano, inclusive descobrir quais são os estados que possuem mais falantes de nossa língua.
Leia também | Estados Unidos está contratando brasileiros: veja a lista de profissões
Idiomas mais falados nos Estados Unidos
De acordo com uma análise realizada pelo Instituto de Políticas Migratórias, utilizando dados do censo dos Estados Unidos, aproximadamente 70 milhões de indivíduos, representando 22% da população, reportaram o uso de um idioma diferente do inglês em seus lares.
Dentro dessa diversidade linguística, o espanhol se destaca, sendo a língua de escolha para seis em cada dez desses falantes. Seguem-se outras línguas significativas, como o chinês (incluindo variações como mandarim e cantonês) com 5%, o Tagalog com quase 3%, e um grupo que inclui o vietnamita, árabe, francês (juntamente com o Cajun) e coreano, cada um representando aproximadamente 2% dos falantes.
Embora não figure entre as línguas mais prevalentes, o português é falado por cerca de 846 mil pessoas, ou 1,2% da população, marcando sua presença no vasto mundo linguístico dos Estados Unidos.
Estados onde o português é mais falado
Nos Estados de Massachusetts, Connecticut e Rhode Island, localizados na região nordeste dos Estados Unidos, o português ocupa a posição de terceira língua mais falada, logo após o inglês e o espanhol. Esses estados são notáveis por serem o lar de uma comunidade diversificada, incluindo um número significativo de brasileiros, portugueses e angolanos.
Contrariamente ao que muitos podem pensar, o inglês, apesar de ser o idioma predominante, não é oficialmente a língua oficial dos Estados Unidos. O país não possui uma língua oficial designada, refletindo seu caráter multilíngue desde sua fundação.
Interessantemente, em 1780, uma proposta feita pelo congressista John Adams para tornar o inglês a língua oficial foi rejeitada, considerada uma medida “antidemocrática e uma ameaça à liberdade individual”. Apesar dessa visão em nível federal, vários estados americanos optaram por adotar o inglês como sua língua oficial.
Comentários estão fechados.