30 palavras em português que tem duas formas diferentes de escrever
Para que haja a manutenção da possibilidade de escrita relacionada às raízes linguísticas, existem palavras com duas grafias diferentes
Aqui está um tema comum que muita gente não conhece: existem algumas palavras na língua portuguesa que possuem duas formas diferentes de escrita (dupla grafia), e o motivo para isso é simples, porque são palavras que possuem raízes linguísticas distintas.
Como já mencionamos em outros artigos, a língua portuguesa frequentemente muda com o tempo, seja devido a mudanças de acordos ortográficos ou por questões contextuais, onde algumas palavras acabam entrando em desuso e outras são mais utilizadas, ou até mesmo palavras que mudaram de sentido.
Em relação ao acordo ortográfico, a ideia é uniformizar a escrita das palavras em nossa língua. Contudo, existe um fenômeno um tanto quanto inusitado, que muitos de nós, falantes da língua portuguesa, acabamos desconhecendo, como o fenômeno da dupla grafia.
A seguir, vamos apresentar algumas palavras que realmente podem ser escritas de duas formas diferentes, baseando-nos em suas raízes linguísticas, onde essas palavras são registradas de maneiras distintas.
Leia também | 10 palavras em português que mudaram de significado
30 palavras em português com dupla grafia
O que torna essas variações de grafia particularmente fascinantes é que elas refletem as raízes linguísticas profundas que moldam a forma como as palavras são escritas. De acordo com as regras estabelecidas em acordos ortográficos, em situações como essas, opta-se pela versão da palavra que está mais alinhada com sua origem etimológica e histórica, ao mesmo tempo em que se harmoniza com a maneira como os brasileiros a pronunciam.
Além disso, essas diferenças na grafia podem surgir devido a variações na pronúncia de certas consoantes, que podem ser silenciosas em algumas variantes do português, mas claramente audíveis em outras. Vamos conferir algumas das palavras que possuem dupla grafia:
- Abdome ou Abdômen
- Abóbada ou Abóboda
- Aborígene ou Aborígine
- Aluguel ou Aluguer
- Amídala ou amígdala
- Arrebentar ou Rebentar
- Assoalho ou soalho
- Assobiar ou Assoviar
- Assoviar ou assobiar
- Bêbado ou Bêbedo
- Bêbado ou bêbedo
- Bravo ou brabo
- Cãibra ou Câimbra
- Catorze ou Quatorze
- Chipanzé ou chimpanzé
- Cociente ou Quociente
- Cociente ou quociente
- Degelar ou Desgelar
- Diabete ou diabetes
- Enfarte ou Infarto
- Flauta ou Frauta
- Geringonça ou Gerigonça
- Imundícia, Imundície ou Imundice
- Laje ou Lajem
- Maquiagem ou Maquilagem
- Parênteses ou Parêntesis
- Relampear ou relampejar
- Selvageria ou Selvajaria
- Taberna ou Taverna
- Vargem ou Varge
Comentários estão fechados.