Você sabia que algumas palavras da língua portuguesa podem ter dois ou mais significados diferentes? Isso mesmo, esse fenômeno curioso da nossa língua tem um nome técnico: polissemia, que se refere à característica de uma palavra ter múltiplos significados.
Talvez você esteja pensando que a polissemia ocorra apenas em palavras pouco usadas ou até mesmo desconhecidas, mas ela está mais próxima do que imaginamos. Por exemplo, a palavra “tênis” pode se referir tanto a um tipo de calçado quanto a um esporte.
É importante lembrar que há uma diferença entre polissemia e ambiguidade, já que o que varia nesses casos é a clareza do significado das palavras. Assim, quando uma palavra tem vários significados, mas um deles é preciso devido ao contexto, estamos diante de um caso de polissemia. Por exemplo: “João sentou no banco para ler o jornal.”
Nessa frase, a palavra “banco” é entendida de forma clara como um assento, um lugar para se sentar, e não como uma instituição financeira, logo é uma polissemia. Já no caso da ambiguidade, ela ocorre quando a palavra tem sentidos imprecisos e não é claramente definida pelo contexto.
Leia também | 20 palavras comuns da época dos nossos avós que não usamos mais
Agora que você descobriu que existe o interessante caso da polissemia, vamos conferir algumas das palavras mais comuns que podem ter múltiplos significados dependendo do contexto:
Polissemia e homonímia são fenômenos linguísticos que envolvem o uso de palavras em diferentes contextos. A polissemia ocorre quando uma única palavra apresenta múltiplos significados, dependendo do contexto em que é utilizada. Já a homonímia refere-se a situações em que duas palavras compartilham a mesma pronúncia ou grafia, mas possuem significados distintos e podem pertencer a categorias gramaticais diferentes.
A homonímia pode ser detalhada em duas categorias principais: homógrafas e homofônicas. As palavras homógrafas são aquelas que têm a mesma grafia, mas podem ter pronúncias diferentes. Por outro lado, palavras homofônicas são pronunciadas de maneira idêntica, mas possuem grafias diferentes.
Dentro da homonímia, é possível encontrar três tipos de relações: homógrafos homofônicos (mesma grafia e som), homógrafos heterofônicos (mesma grafia, som diferente) e heterógrafos homofônicos (grafias diferentes, mesmo som).
Vejamos exemplos para ilustrar cada fenômeno:
Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…