Por Freepik
Anualmente o número de cheques compensados no Brasil vem sofrendo com quedas. Dentre as razões para tal questão, temos as formas de pagamento mais rápidas e seguras, como é o caso dos cartões, seja crédito ou débito, as transferências via TED/DOC e agora com o Pix.
Todavia, apesar do número de cheques compensados vir caindo todos os anos, o volume ainda é muito expressivo, só para se ter uma ideia, mesmo com uma queda de 7,3% em relação a 2021, no ano passado 202,8 milhões de cheques foram compensados, movimentando R$ 666,8 bilhões na economia do país.
Devido à grande expressividade do número de cheques no país, a devolução pode acontecer por diversas razões, conforme o Banco Central do Brasil. Nesse sentido, é importante que você conheça os principais motivos e o que significa cada código de devolução para que saiba exatamente o que fazer.
Pensando nisso, hoje separamos uma lista com os principais motivos que geram a devolução dos cheques, para que você conheça e saiba como agir, confira!
Vamos conferir a seguir os 33 motivos mais comuns para a devolução de cheques, e entender o que significa cada um desses códigos. Vejamos:
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…