Anualmente o número de cheques compensados no Brasil vem sofrendo com quedas. Dentre as razões para tal questão, temos as formas de pagamento mais rápidas e seguras, como é o caso dos cartões, seja crédito ou débito, as transferências via TED/DOC e agora com o Pix.
Todavia, apesar do número de cheques compensados vir caindo todos os anos, o volume ainda é muito expressivo, só para se ter uma ideia, mesmo com uma queda de 7,3% em relação a 2021, no ano passado 202,8 milhões de cheques foram compensados, movimentando R$ 666,8 bilhões na economia do país.
Devido à grande expressividade do número de cheques no país, a devolução pode acontecer por diversas razões, conforme o Banco Central do Brasil. Nesse sentido, é importante que você conheça os principais motivos e o que significa cada código de devolução para que saiba exatamente o que fazer.
Pensando nisso, hoje separamos uma lista com os principais motivos que geram a devolução dos cheques, para que você conheça e saiba como agir, confira!
Vamos conferir a seguir os 33 motivos mais comuns para a devolução de cheques, e entender o que significa cada um desses códigos. Vejamos:
No Brasil, é muito comum encontrarmos pessoas com nomes peculiares, quem nunca viu uma matéria…
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…