Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

4 áreas que estão com vagas de empregos sobrando no Brasil

O mercado de trabalho no Brasil sofre dois extremos, falta de empregos para muitas áreas e escassez de mão de obra em outras

O desemprego parece ser um problema cada vez mais sem solução em nosso país. No entanto, da mesma forma que muitas pessoas estão em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho, na outra ponta, existem áreas que vêm sofrendo com a escassez de mão de obra.

Enquanto em algumas áreas sobram profissionais que possuem cada vez mais dificuldades para encontrar um novo emprego, existem aquelas outras que estão com vagas sobrando, justamente por não terem profissionais suficientes para suprir a demanda.

Conforme pesquisa realizada pelo ManpowerGroup, multinacional de seleção e recrutamento de profissionais, um dos motivos que justifica essa discrepância entre profissionais sem emprego, e empregos sem profissionais está relacionada à digitalização das operações.

Caso você esteja procurando uma área que possua alta empregabilidade, que de fato, é bem difícil que você não consiga um emprego, nós vamos separar justamente algumas dessas áreas onde sobram empregos e faltam profissionais no Brasil. Confira!

1. TI e Dados

A área de Tecnologia da Informação tem sido um dos setores mais dinâmicos e promissores no Brasil. Com o crescimento contínuo do comércio eletrônico, das redes sociais e da digitalização de empresas, a demanda por profissionais de TI tem aumentado significativamente.

Desenvolvedores de software, engenheiros de dados, especialistas em segurança cibernética e analistas de sistemas são alguns dos cargos mais procurados no mercado de trabalho.

Dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais, cerca de 53 mil profissionais de TI se formarão entre 2021 e 2025, o que é muito pouco perto da demanda projetada de 800 mil talentos.

Quem deseja trabalhar em uma ampla área pode optar pelos seguintes cursos de graduação: Tecnologia da Informação; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Big Data e Inteligência Analítica; Ciência da Computação; Segurança da Informação.

2. Marketing e vendas

Estas são outras duas amplas áreas que apresentam alta demanda por profissionais e cuja atuação varia consideravelmente de acordo com a empresa na qual estão inseridos. Os profissionais de vendas são responsáveis por negociar preços, eventuais descontos, condições de pagamento e prazos de entrega, por exemplo.

As atividades podem se tornar ainda mais complexas, dependendo da empresa em questão. Em companhias que atuam com importação e exportação, os responsáveis pelas vendas também lidam com transações de câmbio, devendo estar atentos à legislação pertinente e aos eventuais impostos. Quem se interessa pela área pode optar pelo curso de Administração, Comércio Exterior ou Gestão Comercial.

O campo do marketing é vasto, abrangendo desde a comunicação com outras empresas do setor e o público em geral até a prospecção de novos clientes, seja por meio da internet ou em uma área geográfica específica onde a empresa esteja localizada.

Trabalhando em uma agência especializada, o profissional de marketing pode oferecer serviços específicos para diversas marcas, como participar da criação de uma campanha para o lançamento de um produto específico.

Se optar por trabalhar internamente em uma única empresa, esse profissional pode se envolver em todas as áreas do marketing, focando sua especialização em algum segmento específico, como beleza ou construção civil. Interessado? Alguns dos cursos recomendados são Marketing, Publicidade e Propaganda.

Leia também | 9 profissões extintas com os avanços da tecnologia 

3. Front office

Uma área responsável por lidar diretamente com clientes, antes ou após a venda, atua conforme o segmento da companhia que trabalham. Por exemplo, em uma gestora de investimentos, o diretor de relações com investidores é uma parte do front office, sendo encarregado pela comunicação com o cliente.

Se você se interessa pelas atividades dessa área, alguns cursos indicados são: Gestão de Negócios Digitais; Gestão de Projetos; Processos Gerenciais; Gestão de Qualidade.

4. Operação e logística

Ao fazer uma compra pela internet, você recebe imediatamente uma previsão de quanto tempo, em média, o produto deve demorar para chegar à sua casa. E, se nada der errado durante esse período, ele será entregue na sua porta dentro do prazo estimado.

Por trás da organização dessa trajetória está o profissional de logística, responsável por garantir a movimentação eficiente não apenas dos produtos para o cliente, mas também de todos os materiais necessários para a operação da empresa. Além disso, esses trajetos precisam ser realizados de maneira rápida e econômica.

No entanto, a área de logística não se preocupa apenas com os aspectos financeiros. Esse profissional também se certifica de que as normas de segurança para transporte estão adequadas, verifica a legislação pertinente à movimentação e, em casos de transportes internacionais, as regras de importação e exportação.

Gostou da ideia? Você pode optar por cursos de graduação em Logística, Comércio Exterior, Gestão de Transportes, formações na área portuária, entre outros.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.