4 chás caseiros para gordura no fígado
Confira quatro excelentes opções que ajudam a reduzir os níveis de gordura no fígado
A alta taxa de gordura no fígado é um assunto realmente preocupante, o aumento da gordura dentro dos hepatócitos, por tempo prolongado, pode provocar uma inflamação capaz de evoluir para quadros graves como hepatite gordurosa, cirrose hepática e até mesmo o câncer.
É importante saber que uma dieta e alimentação saudável são itens indispensáveis quando estamos passando por esse tipo de problema, principalmente para quem quer evitar possíveis doenças futuras.
Com relação à alimentação, existem algumas alternativas simples e que podem contribuir com a redução dessas altas taxas de gordura, como chás que podem se tornar excelentes remédios caseiros para ajudar você com este problema.
- Leia também: 5 chás que ajudam a aliviar dores de estômago
Chás caseiros para gordura no fígado
Antes de apresentarmos as excelentes opções de chás caseiros para gordura no fígado, é fundamental que você saiba que nenhum chá substitui o acompanhamento médico, eles servem apenas como aliados no tratamento.
Dito isso, vamos conferir a seguir excelentes opções de chás para ajudar você na redução de gordura no fígado, confira!
1. Chá verde
Também conhecido como Camellia sinensis, o chá verde possui compostos fenólicos em sua composição que possuem propriedades antioxidantes, o que ajuda a diminuir o colesterol ruim e triglicerídeos, que podem acabar se acumulando no fígado, causando ou ainda piorando o grau do fígado gordo.
Outro ponto muito importante do consumo do chá verde, é que o mesmo também contribuí com a redução de enzimas do fígado, a Alanina Aminotransferase (ALT) e Aspartato Aminotransferase (AST), que normalmente acabam aumentando quando ocorre há gordura no fígado.
Além disso, o consumo de chá verde pode ajudar a reduzir as enzimas do fígado, ALT e AST, que estão normalmente aumentadas quando há gordura no fígado.
O chá verde não precisa de muita instrução, basta uma colher de chá de folhas de chá verde ou um sachê de chá verde mais uma xícara de água fervente.
2. Chá de alho com limão
O chá de alho com limão possui ação antioxidante que contribuem com a redução dos níveis de colesterol ruim e triglicerídeos, reduzindo então o risco de se acumular gordura no fígado.
Uma boa receita é utilizar 3 a 4 dentes de alho descascados e cortados, com meia xícara de suco de limão, 3 xícaras de água e mel para adoçar.
3. Chá de alcachofra
Uma excelente opção é o chá de alcachofra, isso porque a alcachofra é extremamente rica em antioxidantes, como, por exemplo, a silimarina e a cinarina, que são componentes que ajudam a proteção do fígado de danos causados pelos radicais livres.
Outra vantagem do chá de alcachofra, é que o mesmo acaba estimulando o crescimento de novas células saudáveis no fígado, o que, por consequência, ajuda a combater aquele acúmulo de gordura no fígado.
Uma boa receita é juntar um litro de água com uma colher de sobremesa de folhas secas de alcachofra. Após ferver, deixe o chá descansando por 10 minutos, em seguida é só coar e beber, o ideal são três xícaras por dia com pelo menos 15 minutos de antecedência entre cada refeição.
4. Chá de cardo-mariano
Por fim, mas tão eficiente quanto os outros, temos o chá de cardo-mariano que possui uma substância ativa chamada de silimarina. A silimarina por sua vez possui potente efeito antioxidante que pode ajudar a promover a regeneração das células do fígado, ajudando no tratamento de gordura no fígado.
Outra vantagem do chá de cardo-mariano está na sua propriedade adstringente, ou seja, facilitadora na digestão e estímulo do apetite, sendo responsável por aliviar alguns possíveis sintomas de gordura no fígado, como, por exemplo, enjoo, vômitos e perda de apetite.
Você pode utilizar uma colher de chá dos frutos do cardo-mariano e uma xícara de água fervente. Feito o chá, coe e tome ao menos três xícaras por dia, 30 minutos antes das suas principais refeições. Deixar descansar por 15 minutos, coar e beber 3 a 4 xícaras por dia, 30 minutos antes das refeições.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.