4 erros mais cometidos no Imposto de Renda
Se prepare para entregar sua declaração do Imposto de Renda 2024 (IR), saiba quais são os erros mais cometidos no IR!
O imposto de Renda (IR) de 2024 está cada vez mais próximo, portanto é preciso se preparar para evitar que erros possam fazer sua declaração cair na malha fina e atrasar sua restituição.
Milhões de brasileiros declaram IR todos os anos, neste exercício não será diferente, mas o envio desta obrigação pode ser um pouco complicado para quem decide fazer sem ajuda de um contador e não tem muita experiência.
Pensando em ajuda, elaboramos este artigo com 4 dos erros mais cometidos no Imposto de Renda.
4 erros mais cometidos no Imposto de Renda
- Enviar com atraso
Se você sabe que deve entregar sua Declaração do Imposto de Renda, não perca o prazo, isso é sério, você pode perder dinheiro se deixar para enviar depois.
Caso você perca a data de envio do IR, você terá que pagar uma multa de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido calculado pela Receita Federal.
Caso você não deva pagar o imposto ou entregue logo após o prazo, o valor mínimo da multa é de R$ 165,74, referente ao atraso na declaração.
- Não declarar fontes de renda
Não esconda suas fontes de Renda, se você utiliza a declaração pré-preenchida, você sabe que a Receita Federal cruza diversos dados e tem acesso a todas as suas fontes de renda, omitir dados só te levará para malha fina.
Leia+: Documentos necessários para envio do Imposto de Renda 2024
- Omitir informações e não verificar dados
Não omita informações do seu contador nem da Receita Federal. Se você for elaborar sua declaração com algum profissional de contabilidade, seja transparente, não esconda seus dados e verifique suas informações.
Mesmo que você elabore seu Imposto de Renda sozinho, não esconda nada do Leão, evite a malha fina e receba sua restituição mais rápido, faça sua declaração com responsabilidade.
Por fim, verifique informações, por exemplo: confira se algum dos seus dependentes não foi incluído em outra declaração, pois se eles forem colocados em dois Impostos de Renda, vocês cairão na malha fina.
- Não se organizar
Por último, podemos dizer que esse é o item mais importante: a organização. Se preparar para o Imposto de Renda é crucial para evitar atrasos e erros, separar informes de rendimento, notas fiscais e outros documentos com antecedência.
Com organização você poderá enviar seu Imposto de Renda no primeiro dia, optar pelo PIX e receber sua restituição ainda no primeiro lote, só é preciso se preparar.
Comentários estão fechados.