4 hábitos que causam o envelhecimento precoce nas pessoas
Muito provavelmente você nem imaginava que esses hábitos podem contribuir para o envelhecimento muito mais acelerado nas pessoas
Inevitavelmente, envelhecer é um processo absolutamente natural de qualquer ser vivo. Entretanto, existem certos hábitos, que podem acelerar o curso natural do envelhecimento. Em paralelo a isso, outros hábitos podem retardar os efeitos da idade, tanto internamente quanto na aparência.
Segundo o renomado palestrante e autor de best-sellers sobre otimização humana, biohacking, longevidade, alto desempenho e nutrição, Siim Land, o estilo de vida de cada indivíduo determina sua longevidade.
“Existem alguns hábitos prejudiciais que aceleram o processo de envelhecimento”. De acordo com o especialista, essas práticas não incluem aquelas já óbvias, como fumar, beber e consumir fast food. Acompanhe, a seguir, quatro práticas que devemos abandonar imediatamente para evitar o envelhecimento precoce, conforme sugere Siim Land.
1. Comer antes de dormir
O palestrante destaca que comer muito tarde, minutos antes de deitar, interfere na produção de melatonina e em outros processos importantes de reparo do organismo que ocorrem durante o sono.
A melatonina é um hormônio responsável por regular o ciclo circadiano, que controla diversas funções do corpo humano em períodos de 24 horas. Produzida pela glândula pineal, a melatonina é ativada quando não há estímulos luminosos, sendo formada apenas à noite, induzindo o sono.
Além de melhorar a qualidade do repouso, esse hormônio fortalece o sistema imunológico, auxilia no combate à depressão sazonal (que ocorre durante o inverno), reduz a acidez do estômago, entre outros benefícios. Portanto, evitar comer antes de dormir pode ser benéfico para o bem-estar e a saúde em geral.
Siim Land também enfatiza que o hábito de se alimentar antes de ir para a cama também prejudica a capacidade do organismo de se recarregar antioxidante.
Leia também | 4 benefícios do chá verde contra o envelhecimento precoce
2. Exposição as telas de luz azul à noite
Em casa, é muito comum ficarmos expostos às telas de computador, tablet, smartphone e televisão, dispositivos que emitem luz azul-violeta, considerada prejudicial aos olhos. Conforme destacado pelo palestrante, esse espectro de luz visível “suprime a melatonina e interfere no sono”. A sugestão é optar por bloqueadores e filtros.
Os óculos com filtro de luz azul são uma alternativa recomendada, inclusive para quem não usa óculos de grau. Essas lentes bloqueiam a luz específica, impedindo que ela alcance a retina e permitindo apenas a passagem da luz benéfica para a visão. Dessa forma, podemos proteger nossos olhos e garantir uma melhor qualidade do sono durante a noite.
3. Ficar muito tempo sentado durante o dia
De acordo com o autor, o corpo humano foi projetado para estar em movimento. Ele enfatiza que o estilo de vida sedentário está associado ao aumento da mortalidade e ao surgimento de doenças cardiovasculares. Por isso, ele clama: “Quebre-o e mova-se!”.
Aqui estão alguns motivos para abandonar o sedentarismo: o sedentarismo contribui para o ganho de peso e aumenta o risco de doenças graves, afeta negativamente a saúde mental, pode interferir na produção hormonal e reduzir a expectativa de vida.
Portanto, é fundamental adotar um estilo de vida ativo e incorporar a atividade física em nossa rotina diária para promover uma vida mais saudável e prolongada.
4. Respirar pela boca
Pode parecer surpreendente, mas Siim Land afirma que respirar pela boca, em vez de usar o nariz, coloca o corpo em um estado de estresse e impede a liberação de óxido nítrico.
O óxido nítrico é um radical livre crucial para o funcionamento adequado dos sistemas cardiovascular, nervoso e imunológico. Além disso, ele facilita o fluxo livre de sangue, nutrientes e oxigênio por todo o corpo.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.