Chamadas

4 países com mais chances de entrar em guerra após Israel e Irã

Após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, o mundo se viu em um grande preocupação com relação a uma possível nova guerra mundial. Como se não bastasse a guerra entre os países, temos a escalada mais recente da guerra entre Israel e Irã.

As movimentações e o clima de tensão fazem com que o mundo olhe com cada vez mais cuidado sobre o que pode acontecer daqui para frente. Quais são os países que podem acabar se envolvendo em uma guerra.

Diante de tantas especulações e estudos sobre uma possível guerra mundial, decidimos fazer um estudo bem interessante para descobrir quatro países com mais chances de entrar em guerra atualmente.

Índia x Paquistão

Atualmente, a região do Sul da Ásia, em especial a rivalidade entre a Índia e o Paquistão, é frequentemente apontada por diferentes estudos como o cenário mais perigoso para uma nova guerra de grande escala.

Esse risco não é só uma avaliação qualitativa baseada em tensões históricas ou rivalidades territoriais, na verdade, o risco é sustentado por modelos estatísticos, projeções militares e estudos científicos sobre impactos de um possível conflito (inclusive nuclear).

Um exemplo concreto é o estudo publicado na Science Advances (Toon et al., 2019), que modelou os possíveis efeitos de uma guerra nuclear na região entre a Índia e Paquistão, utilizando simulações de modelos climáticos como GISS ModelE.

O estudo projetou que uma guerra com 250 ogivas de 15 quilotons poderia levar a até 125 milhões de mortes diretas e até mesmo uma redução global da temperatura de até 5° graus Celsius.

Em um plano político, o analista Zamir Akram e o especialista paquistanês Muhammad Shamsi propuseram algo que eles chamaram de modelo P2 (“Possibility-Probability”), que mostra como até em momentos de relativa estabilidade política, a probabilidade militar de conflito entre os dois países é consistentemente alta.

O modelo P2 combina diferentes fatores como a capacidade bélica, histórico de crises anteriores (como Kargil e Pulwama), além de atitudes diplomáticas, deixando a entender que existe um risco de escalada bélica que supera os 15% ao ano, com 0,5% de risco nuclear a curto prazo.

Coreia do Norte x Coreia do Sul

A península coreana continua sendo uma das regiões mais voláteis do planeta. Em 2024 e 2025, a Coreia do Norte continua intensificando seus testes com mísseis balísticos intercontinentais e de cruzeiro, incluindo mísseis com ogivas nucleares simuladas, em resposta aos exercícios conjuntos entre Coreia do Sul, EUA e Japão.

Além disso, o regime de Kim Jong-un já declarou formalmente em vários momentos que a Coreia do Sul é um “estado inimigo”, tendo desfeito acordos de cooperação assinados anteriormente.

Embora não tenhamos modelos formais de estudos publicados com estimativas precisas sobre o risco da guerra na península coreana, análises do International Institute for Strategic Studies (IISS) e do Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI) consideram que o risco de conflito armado acidental ou limitado é alto.

Esse risco alto é especialmente considerado por conta da natureza imprevisível do regime norte-coreano, tal como a crescente militarização da região. Apesar da Coreia do Norte não necessariamente buscar uma guerra total, o risco de erro de cálculo, provocação ou retaliação, mantém o cenário como um dos mais instáveis do planeta.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

6 cursos rápidos que vão te ajudar a conseguir emprego em 2026

2026 está cada vez mais próximo e muitas pessoas desejam conseguir um emprego ou até…

5 dias atrás

12 nomes proibidos de serem registrados ao redor do mundo

No Brasil, é muito comum encontrarmos pessoas com nomes peculiares, quem nunca viu uma matéria…

1 mês atrás

50 nomes muito estranhos já registrados em cartórios do Brasil

O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…

1 mês atrás

5 empregos remotos de atendimento ao cliente para trabalhar de casa

Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…

1 mês atrás

6 mitos sobre a união estável que muita gente acredita

Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…

1 mês atrás

Os 7 golpes mais aplicados nos brasileiros em 2025

Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…

2 meses atrás