4 reações que seu corpo tem e você não sabe o motivo
O corpo humano é realmente incrível e, existem algumas reações do corpo da qual são extremamente comuns mas não entendemos o porquê
Se eu te perguntar agora se você conhece bem o seu corpo, você saberia me dizer instantaneamente se sim ou não? Bom, talvez você possa até que conhecer bem o seu corpo, mas muito provavelmente você responderia à parte externa, que é onde podemos ver com frequência.
Contudo, o corpo humano possuí segredos incríveis e ainda hoje, não sabemos muitas coisas do nosso corpo. Para se ter ideia, nos últimos 11 anos, 5 novas partes do corpo humano foram recém descobertos, como, por exemplo, o mesentério e o Interstício, que são órgãos que até pouco tempo nem sabíamos que existiam.
Pois é, apesar da ciência estar avançando cada vez mais, ainda tem muitas coisas sobre o corpo humano da qual não sabemos e que, aos poucos, vão sendo desvendadas. Pensando nisso, decidimos trazer um assunto interessante: reações do seu corpo.
Isso porque, existem algumas reações do corpo humano, que são totalmente naturais para nós, mas que, muito provavelmente, você não tem a menor ideia do porquê acontecem. Por exemplo, lagrimas são produzidas quando sentimos dor ou mesmo ficamos tristes e com raiva? Pois é, a seguir vamos te contar 4 reações que o seu corpo tem e você não sabe o porquê.
Leia também | 10 falhas de design que a evolução trouxe ao corpo humano
1. Bocejo
O bocejo, normalmente associado ao tédio ou cansaço, é na verdade uma resposta complexa envolvendo várias partes do cérebro, como o hipotálamo. Ao bocejar, aumentamos temporariamente a entrada de ar, oxigenando o cérebro e potencialmente melhorando o alerta e a cognição.
Um efeito interessante do bocejo é o efeito de resfriamento cerebral, conforme apontado por alguns estudos, sugerindo que o ar frio inalado pode ajudar a baixar a temperatura do cérebro, mantendo a homeostase.
2. Espirro
O espirro é um mecanismo de defesa extremamente eficiente do corpo humano, desencadeado pela irritação das membranas mucosas do nariz ou da garganta. Ele serve para expelir fortemente ar, junto com partículas irritantes ou patogênicas, das vias aéreas a velocidades que podem alcançar mais de 160 km/h.
Este reflexo não somente limpa as vias aéreas, mas também dispara uma reação em cadeia no sistema imunológico, preparando o corpo para combater possíveis invasores. A complexidade do espirro é tal que envolve uma coordenação precisa entre vários músculos do tórax, da garganta e do rosto.
3. Lágrimas
As lágrimas não são somente água salgada escorrendo pelos olhos; elas são, de fato, compostas por uma solução complexa de água, muco, lipídios e mais de 1.500 proteínas diferentes, cada uma com um papel específico.
Além da sua função básica de lubrificação, as lágrimas acabam formando uma barreira defensiva contra infecções, graças às enzimas antibacterianas, como a lisozima, que destrói a parede celular de bactérias invasoras. Curiosamente, estudos mostram que as lágrimas vindas de emoções específicas contêm níveis mais altos de certos hormônios e proteínas.
4. Soluço
O soluço é uma reação muito intrigante, geralmente desencadeado pela rápida ingestão de alimentos ou bebidas, que pode irritar o nervo vago, causando contrações espasmódicas do diafragma. Essas contrações súbitas, seguidas pelo fechamento rápido das cordas vocais, produzem o som característico do soluço. Longe de ser apenas um incômodo, o soluço também é visto como um mecanismo de correção, ajudando a expelir excesso de ar do estômago e restaurar a normalidade na digestão.
Comentários estão fechados.