4 técnicas científicas para aprender rapidamente um novo idioma
Existem algumas técnicas cientificamente comprovadas que podem te ajudar a aprender um novo idioma muito mais rapidamente, e hoje nós vamos conhecer 5 delas
Dominar mais de um idioma não é apenas uma proeza intelectual, mas também uma ferramenta poderosa que pode abrir portas em diversas áreas da vida, desde viagens, o desenvolvimento profissional e até mesmo a saúde mental. Adquirir fluência em uma língua estrangeira é como receber uma chave mestra para uma variedade mais rica de experiências culturais, relacionamentos e oportunidades de carreira.
Além disso, esse aprendizado serve como um catalisador para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e criatividade, tornando-o não apenas um comunicador mais eficaz, mas também um pensador mais aguçado.
Pensando na importância de aprender um novo idioma, hoje nós decidimos apresentar 4 técnicas científicas que podem ajudar você a dominar um novo idioma muito mais rapidamente. Portanto, se você já considerou aprender uma nova língua mas se sente desanimado por onde começar, este artigo é para você.
Como aprender um novo idioma rapidamente?
Por que algumas pessoas parecem aprender idiomas com mais facilidade do que outras? Muitos fatores entram em jogo, incluindo a idade em que o aprendizado começa e o ambiente de aprendizado.
Alguns pesquisadores, como Alissa Ferry da Universidade de Manchester, argumentam que aqueles que já são fluentes em mais de um idioma têm uma vantagem quando se trata de adquirir um novo idioma. Isso ocorre porque esses indivíduos já possuem uma base linguística diversificada e habilidades bem ajustadas para alternar entre diferentes idiomas.
É comum ouvirmos que as crianças são aprendizes de idiomas mais eficientes porque seus cérebros são mais maleáveis. No entanto, essa noção é parcialmente verdadeira. Segundo Sandra Kuhlman, neurobióloga da Carnegie Mellon University, nossos cérebros possuem “porteiros neuronais” que regulam a formação de novas conexões neurais. Esses porteiros são mais permissivos em cérebros jovens, permitindo uma maior plasticidade e capacidade de aprendizado.
Ainda, a forma como crianças e adultos abordam o aprendizado de idiomas é intrinsecamente diferente. Crianças frequentemente aprendem por meio da exposição e da brincadeira, enquanto adultos geralmente se concentram em regras gramaticais e estruturas de frases. Um estudo de Karen Lichtman, da Northern Illinois University, comparou esses dois métodos usando uma língua fictícia chamada “Sillyspeak”. Os resultados mostraram que, embora as crianças tivessem melhor desempenho com a aprendizagem centrada na brincadeira, os adultos também eram capazes de aprender de forma eficaz usando ambos os métodos.
Então, o que distingue os adultos das crianças na aprendizagem de idiomas? Muitas vezes é uma questão de atitude: as crianças geralmente não têm medo de errar e, portanto, avançam em seu aprendizado sem muita hesitação. Os adultos, por outro lado, muitas vezes se detêm em seus erros, o que pode atrapalhar o progresso. Então, se há uma lição a ser tirada, é que a coragem e a falta de medo podem ser tão cruciais quanto qualquer técnica de aprendizado na hora de adquirir um novo idioma.
Leia também | 10 profissões ideais para quem ama viajar
4 técnicas científicas para dominar um novo idioma
Quer acelerar o seu aprendizado de idiomas? Aqui estão cinco abordagens comprovadas para dominar uma nova língua em tempo recorde:
1. Diglot Weave
O Diglot Weave é um truque vocabular que envolve entrelaçar palavras do idioma que você deseja aprender com a sua língua nativa. Você pode começar substituindo uma palavra em uma frase e gradualmente trabalhar até inserir palavras estrangeiras em histórias inteiras.
Um estudo de 2014 mostrou que os alunos que adotaram este método dobraram suas pontuações em testes, provando o poder desse método simples, mas eficaz.
2. Imersão Total
Uma técnica extremamente enriquecedora para aprender um novo idioma é fazer uma imersão total para uma nova língua. Simplesmente começar a ler livros em outro idioma, ver filmes, ouvir musicas, tentar conversar, procurar tudo sobre aquele idioma, como se o novo idioma começasse a fazer parte da sua vida.
Emily Sabo, uma pesquisadora da Universidade de Michigan, destaca o benefício do “bilíngue por necessidade”— aquele que se muda para outro país e enfrenta a língua local como uma questão de sobrevivência. A imersão forçada acelera o aprendizado porque torna o idioma uma ferramenta vital, não apenas um exercício acadêmico.
3. Aprendizado por entretenimento
Se você é daqueles que não resistem a um bom refrão, por que não utilizá-lo para aprender um novo idioma? A relação entre música e idiomas não é apenas tópico de estudos, mas uma estratégia eficaz para internalizar palavras e frases.
As músicas, especialmente aquelas com refrões repetitivos e melodias contagiantes (pense em clássicos da Disney ou hits do seu cantor favorito), servem como um veículo memorável para o vocabulário.
Além disso, filmes estrangeiros oferecem um contexto cultural e emocional que pode enriquecer seu vocabulário e compreensão do idioma. Você pode começar assistindo a filmes já conhecidos, mas dublados no idioma original, para associar facilmente o novo vocabulário ao enredo familiar.
4. Cinco princípios e sete ações
Chris Lonsdale, em sua palestra TEDx, revela que é possível aprender qualquer idioma em apenas seis meses. Ele delineia uma abordagem composta por cinco princípios-chave e sete ações fundamentais.
Os princípios são:
- Concentre-se no conteúdo do idioma que é relevante para você
- Use seu novo idioma para se comunicar desde o primeiro dia
- Quando você entender a mensagem pela primeira vez, você adquirirá inconscientemente a linguagem
- Treinamento físico
- O estado psicológico é importante
Já as ações são:
- Ouça muito
- Concentre-se primeiro no significado (mesmo antes das palavras)
- Comece a misturar (seus verbos e substantivos)
- Concentre-se no núcleo
- Obtenha um pai de idioma
- Copie o rosto
- Conecte-se diretamente a imagens mentais
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.