Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

4 truques mentais para agir quando se sentir desmotivado

Nos dias em que acordamos desanimados, sem a motivação para agir, podemos usar alguns truques mentais para começar a se mover

A todo tempo, o tempo todo, procuramos maneiras de agir, de seguirmos motivados, principalmente em um mundo cada vez mais rápido, mais conectado, em que tudo acontece cada vez mais rápido.

Mas, apesar de buscarmos a motivação para seguirmos e vencermos nossas lutas diárias, não é segredo para ninguém que, vez ou outra, acabamos nos sentindo desmotivados. Quem é que nunca acordou em um dia ruim, em que o mundo parece mais cinza e sem graça?

O grande problema é que o mundo, e o que está acontecendo a sua volta, não espera esses seus dias passarem, e se você não agir nesses dias que são muito mais difíceis, é bem provável que você fique para trás.

Por conta disso, decidimos trazer alguns truques mentais super úteis, que vão ajudar você a agir, mesmo naqueles dias em que você não se sente nenhum pouco animado, ou motivado para continuar seguindo.

Poder cerebral / Imagem reprodução

Utilize a regra dos 10 minutos

Quando você está tentando se convencer a fazer algo que sabe que precisa fazer, utilize a chamada regra dos 10 minutos. Diga para si mesmo que você só precisa de 10 minutos para fazer isso.

Assim que você chegar à marca dos 10 minutos, dê a si mesmo a permissão de simplesmente sair. Haverá uma grande chance de rapidamente você voltar a fazer o que estava fazendo.

Isso porque, acontece que começar normalmente é a parte mais difícil. E uma vez você coloca as coisas em movimento, você também estará em movimento. Dessa forma, comece a agir pensando que vai fazer pouco, isso será reconfortante para fazer mesmo sem querer, e muito provavelmente você continuará depois de começar.

Crie uma lista de razões

Suas emoções podem te convencer a não fazer coisas das quais você realmente não quer fazer. Logo, criar uma lista lógica de razões pelas quais você deve fazer algo, te ajudará a ganhar uma baita motivação extra.

No primeiro momento, podemos achar que não precisamos fazer, mas quando entregamos para nós mesmos que existem vários motivos para fazer algo, com certeza você decidirá agir, mesmo que esteja cansado e sem vontade.

Lembre-se, essa técnica funciona escrevendo, então pegue um bloco de notas e uma caneta e vá criando sua lista de razões do porquê fazer e porque não fazer. Lembre-se das razões lógicas e seja racional com sua lista.

Visualize-se passando pelos passos

Normalmente, as pessoas acabam não fazendo as coisas porque elas se visualizam com a conquista, mas esquecem de visualizar os passos, a jornada até se atingir a conquista desejada.

Dessa forma, uma maneira de reagir quando busca algo, não é pensar somente na glória, e se visualizar dando um passo de cada vez, isso te colocará na realidade, e te lembrará que você precisa agir para então conquistar o que deseja.

Ficar pensando somente na conquista, e de repente voltar para realidade, te deixará desanimado, se sentindo que está muito longe, de alcançar algo, agora, quando você se imagina correndo a corrida e não pegando o troféu, você terá uma dose extra de motivação.

Estabeleça prazos “agora”

Um estudo, mostrou que categorizamos nossas tarefas como coisas em que precisamos trabalhar “agora” ou “mais tarde”. Quando colocamos algo como um prazo “mais tarde”, é bem possível que deixemos para depois, que frequentemente adiemos.

Contudo, nosso cérebro nem sempre categoriza as coisas de maneira lógica. Por exemplo, imagine que você tem um relatório para entregar na próxima terça-feira. E a terça-feira cai exatamente no último dia do mês atual. Nessa situação, é bem provável que seu cérebro categorize isso com um prazo “agora”.

Mas imaginemos que a terça-feira cai no primeiro dia do próximo mês. Nessa situação, seu cérebro estará muito mais propenso a categorizar o prazo como uma tarefa para “mais tarde”, simplesmente porque caí em um novo mês.

Sendo assim, evite que seu cérebro o incentive a procrastinar, criando pequenos objetivos em que deve abordar agora. Assim, ao invés de dizer para você mesmo que têm um estudo de 10 páginas para entregar no dia 10 de agosto, comprometa-se a escrever uma página por dia.

Nessa situação, se você pensar “Meu objetivo é escrever três páginas por dia até terça-feira”, você conseguirá transformar um prazo de “mais tarde”, para um prazo “agora”, onde o seu cérebro estará gerando mais motivação para enfrentar esse desafio mais cedo.

Comentários estão fechados.