Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

5 alimentos altamente cancerígenos para você cortar da sua alimentação

A alimentação além de ser extremamente importante para sua saúde, também pode ser um divisor de águas com relação à prevenção do câncer. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), apontam que uma alimentação inadequada é responsável por 20% dos casos da doença no país.

Ainda segundo informado pelo Inca, um em cada três casos da doença, poderia ter sido evitado, caso tivesse sido adotado uma dieta saudável, realizado a prática de atividade física e tido controlado o peso corporal.

A evidência científica identifica que o consumo de frutas, verduras e legumes confere uma grande proteção ao indivíduo contra o câncer. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo recomendado é de ao menos cinco porções diárias de frutas e vegetais, o que dá algo em torno de 400 gramas ao dia.

Como consequência, do outro lado da moeda, dietas ricas em gordura, que contribuem para a obesidade, aumentam e muito o risco do câncer de várias localizações. Dessa maneira é muito importante dar atenção na alimentação para prevenção da doença.

Leia também | Alimentação anticâncer: 9 alimentos que ajudam na prevenção do câncer

5 alimentos altamente cancerígenos

Vamos conhecer a partir de agora 5 alimentos altamente cancerígenos e que preferencialmente você deve retirar da sua dieta, principalmente para evitar o câncer.

1. Peito de peru

Muitas pessoas que buscam uma alimentação mais saudável acabam trocando presunto e outros alimentos pelo peito de peru. No entanto, apesar de ser um embutido aparentemente saudável, contém uma grande quantidade de produtos químicos.

A exemplo temos o alto teor de nitrito, nitrato, além do excesso de sódio. Para a Organização Mundial da Saúde, este alimento deve ser consumido com prudência.

2. Salsicha, linguiça e bacon

A salsicha, linguiça e bacon, assim como o peito de peru, contém grandes quantidades de nitritos e nitratos. Substâncias que, em contato com o estômago, se transformam em nitrosaminas, substâncias consideradas mutagênicas, capazes de promover uma mutação do material genético, que leva ao câncer.

3. Açúcar

Os alimentos refinados, como o açúcar e a farinha, também são alimentos preocupantes. Estudos revelaram que o açúcar e carboidratos altamente processados podem aumentar o risco de estresse oxidativo e inflamação do corpo, o que pode levar a vários tipos de câncer, como, de ovário e de mama.

4. Comidas enlatadas

Feijão pronto, molho de tomate, milho, ervilha e sucos em lata podem aumentar e muito o risco do desenvolvimento do câncer. A maioria das embalagens destes produtos são revestidas com uma substância química conhecida como Bisfenol A (BPA), composto que ao ser dissolvido nos alimentos causa desequilíbrios hormonais, câncer e até mesmo alterações no DNA.

5. Bebidas gaseificadas

Bebidas gaseificadas e o álcool são ricos em açúcar refinados e calorias, contudo, o consumo excessivo dessas bebidas podem aumentar significativamente o número de radicais livres do corpo, causando inflamação.

Além disso, bebidas gaseificadas, por conterem muito sódio, possuem adoçantes, que estão associados ao surgimento de vários tipos de câncer.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.