Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

5 alimentos recomendados para tratamento anti-inflamatório 

Os alimentos com propriedades anti-inflamatórias são essenciais para manter a saúde e prevenir doenças

Quando uma pessoa está sofrendo com doenças crônicas e condições inflamatórias precisa de um bom tratamento.  A inflamação em si é um mecanismo de defesa do organismo contra fatores prejudiciais, como infecções, lesões e toxinas. 

O tratamento da inflamação crônica envolve uma abordagem multidisciplinar, que pode incluir mudanças no estilo de vida e outras estratégias.

A alimentação desempenha um papel crucial no controle da inflamação crônica. A dieta anti-inflamatória surge como uma ajuda para pessoas que buscam não só a prevenção destes quadros, mas também aumentar o seu bem-estar. Lembrando que esse tipo de situação deve ter em primeiro lugar uma consulta ao médico. 

Os alimentos com propriedades anti-inflamatórias são essenciais para manter a saúde e prevenir doenças. No texto a seguir vamos falar um pouco desses alimentos.

1. Frutas vermelhas

Frutas vermelhas / Imagem Freepik

Morangos, açaí, cerejas, framboesas, amoras, romã, goiaba e melancia são ricos em antocianinas, pigmentos que têm ação anti-inflamatória e antioxidante. Conseguem fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

2. Frutas cítricas

Frutas cítricas / Imagem Freepik

Laranja, acerola, abacaxi, mexerica e limão são excelentes alimentos anti-inflamatórios. Eles são ricos em vitamina C, minerais como potássio, magnésio, fósforo e cobre, flavonoides e carotenoides. Podem ajudar a diminuir os danos nas células que causam inflamação e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

3. Azeite de oliva extra virgem

Azeite de oliva extra virgem / Imagem Freepik

O azeite de oliva é um alimento anti-inflamatório devido à presença de polifenóis, como o oleocantal. Esses compostos atuam como antioxidantes, protegendo e reduzindo os danos que causam inflamação nas células. O azeite de oliva é amplamente utilizado na dieta mediterrânea e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e doenças neurodegenerativas.

4. Açafrão

Açafrão / Imagem Freepik

O açafrão é rico em curcumina, bioativo responsável pela cor amarelo-vivo, habitualmente usada como tempero natural. O alimento possui efeitos anti-inflamatórios. Ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças inflamatórias, como artrite, diabetes, obesidade e síndrome metabólica.

Leia também | O que acontece com você se comer uma maçã por dia?

5. Chá verde

Chá verde / Imagem Freepik

Os compostos fenólicos do chá verde têm reconhecido potencial anti-tumoral, anti-inflamatório e antioxidante que podem auxiliar na promoção da saúde humana. 

Possui propriedades anti-inflamatórias devido aos seus compostos bioativos, como catequinas. Ele pode ajudar a reduzir a inflamação e melhorar a saúde geral.

Desempenha um excelente papel na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, além da atuação na saúde neurológica.

Você também precisa manter sua saúde em dia, além de incluir esses alimentos, deve manter uma dieta saudável e praticar atividades físicas regularmente para obter todos os benefícios anti-inflamatórios. 

Comentários estão fechados.